Mary

Mary Nat Cassidy

Resenhas - Mary: An Awakening of Terror (English Edition)

Clara Simões 20/07/2023

Levei alguns dias pra conseguir digerir Mary e finalmente organizar meus pensamentos sobre a história. Mary é um livro muito bom, mas que demanda um pouco de paciência por ser bem lento na metade. esse foi meu maior problema com o livro, pois já nos 50% eu estava??? ainda tem mais outra metade??? não acaba nunca? MAS apesar de ter decaído no ritmo pra mim, eu entendo o motivo e não acho que nada tenha sido desnecessário. e por isso ainda estou dividida entre 3,5 e 4 estrelas.

o tom da história é inegavelmente feminino. não só por estarmos na cabeça da própria Mary, mas os temas que compõem a narrativa geral da história: sobre feminilidade em uma sociedade patriarcal que vê a mulher apenas em sua utilidade sexual, e sobre a invisibilidade da mulher em menopausa diante dessa perda de serventia. é uma história sobre seitas, crueldade e a identidade de uma mulher que não é só vítima de suas circunstâncias. nojento, violento e muito interessante.

Nath @biscoito.esperto 22/10/2023

Esta é uma resenha dupla de "Mary", de Nat Cassidy, e "The Vegetarian", de Han Kang.
Estes dois livros são histórias sobre mulheres que desafiam as normas da sociedade e pagam um alto preço por isso. Enquanto "Mary" é um livro de terror que homanageira "Carrie", de Stephen King, "The vegetarian" é uma crítica bizarra de como a sociedade coreana vê o papel da mulher em uma família.

"Abuse is its own kind of reincarnation, isn’t it? We become the ones who made us". (Mary)

"Mary" é um livro maluco do início ao fim. Unindo cenas sangrentas com uma crítica social muito bem colocada, o autor tem o dom de tomar decisões completamente inesperadas na narrativa, levando a história para caminhos inimagináveis. O livro é narrado em primeira pessoa por Mary, uma mulher de 49 anos que está passando pelos primeiros sintomas da menopausa. Após perder o emprego ela decide voltar para a cidade onde cresceu, a fim de tentar entender melhor sua tragetória de vida e cuidar da sua detestável tia, que está doente. Com essa premissa simples, o autor entrega uma história tenebrosa sobre serial killers, fantasmas, machismo, cultos malignos e reencarnação.

"Stop eating meat, and the world will devour you whole". (The vegetarian)

"The vegetarian" também é um livro fora da casinha, ainda que seja muito mais lírico do que "Mary". Focada na critica à forma como a sociedade coreana trata as mulheres, a autora Han Kang escreve sobre Yeonghye, uma mulher que decide se tornar vegetariana após ter um sonho estranho. Essa decisão, que parece tão simples e comum aqui no ocidente, é extremamente chocante na sociedade coreana, e a decisão de Yeonghye abala profundamente seu casamento e sua família.

Apesar de serem livros bem diferentes, tanto "Mary" quanto "The Vegetarian" exploram temas parecidos. Ambos os livros falam de mulheres que não se encaixam na sociedade e que causam incômodo nas pessoas ao seu redor. "Mary" é um livro focado no terror e na violência, mas entrega um comentário social muito pontual. "The vegetarian", por outro lado, é um livro muito mais focado na critica social, ainda que a autora utilize violência e cenas gráficas para expressar suas ideias.

Eu gostei muito de ambos os livros. Dei 5 estrelas para "Mary", pois o audiobook narrado por Susan Bennett é espetacular. Dei 3,5 estrelas para "The vegetarian", pois algumas escolhas narrativas da autora me incomodaram.

site: www.nathlambert.blogspot.com

Carol.Scagliusi 02/03/2024

Mary
Novamente, mais um livro em inglês escutado pelo @libby.app

Mary é uma mulher de meia idade e muito solitária. Depois de despedida do trabalho e sofrendo com sintomas pré menopausa, ela volta para sua cidade natal. Lá encontra diversas assombrações e começa a escrever coisas irreconhecíveis.

A história é muito boa, mas achei um pouco longa. A viagem é bem maior do que eu esperava. Mesmo assim, gostei da discussão sobre menopausa e como a mulher é vista depois de atingir a meia idade.

Outro ponto que adorei, foi do prefácio do autor. Onde ele explica que o livro é inspirado em Carrie a estranha e sua relação com o filme na sua infância.

Quinoa 04/08/2023

Tanto potencial?
Mary é um livro tedioso. Não tem como descrevê-lo de outra forma. Nat, ja entendemos que a personagem principal é comum, desinteressante e sem sal nas primeiras 10 vezes que ela repete isso a si mesma, não precisamos disso mais umas 1000 vezes! Foram poucos momentos em que realmente estive interessada no livro, talvez nos últimos 20% finais, que é quando finalmente a personagem mais chata ja escrita resolve fazer alguma coisa que preste. Entendo a moral por trás de tudo isso e tals mas eu realmente esperava mais, a internet me fez esperar uma história emocionante e assustadora, quando o livro é chato e parado em sua maioria. Talvez seja bom para aqueles que estão começando no gênero, mas não esperem tanto.