As vitoriosas

As vitoriosas Laetitia Colombani

Resenhas - As Vitoriosas

mariaavvan 26/04/2024

Um livro com uma sensibilidade inexplicável. Retrata assuntos de problemas que nós não enxergamos na sociedade.

"A mídia nunca menciona isso - o est6pr0 de mulheres sem-teto. Não é um assunto apresentável. Não é elegante o suficiente para passar no jornal das oito, quando a França está à mesa. As pessoas não querem saber o que acontece do lado de fora de sua casa, quando terminam de jantar e vão se deitar. Elas preferem fechar os olhos."

Ana_Elisa_Toledo 26/04/2024

Que lindo livro!

Lindas histórias ? Um recomeço, uma luta, pura superação.

Muito bom! Vale muito a leitura!

Tercya 12/04/2024

As vitoriosas sem dúvida alguma é um livro fenomenal, conta a histórias de mulheres fortes, onde descobrem sua Fortaleza em meio a tempestade da tristeza. Maravilhoso! Leitura necessária.

Andrea141 28/03/2024

Esperava mais..
Me interessei muito pela história passada no presente. As conversas com as residentes, as tentativas de solução, a aproximação e criação do vínculo. Já os capítulos sobre o passado, achei bem arrastado e chato. No final, foi meio que um equilíbrio.

Denise.Marreiros 26/03/2024

Essa autora tem o dom de me emocionar e ao mesmo tempo me sentir empoderada e orgulhosa por ser mulher.
Mais uma história linda, dura e trágica de mulheres que fizeram e fazem a diferença na vida de outras pessoas, mulheres que lutaram e se importaram em uma sociedade pronta a desmoralizá-las e transformá-las em objeto, produto,posse ou seja lá o que você conseguir imaginar.
É sobre o poder que nós mulheres temos de fazer a diferença e a força que é preciso para tanto.

Biafort.Meireles 24/03/2024

Mulheres que inspiram
Advogada bem sucedida presencia o seu cliente condenado se suicidar. Vai para uma clínica com diagnóstico de burnout. Medicada, fora do trabalho, procura se voluntariar numa vaga de escriba. O livro intercala a história da advogada com a vida de Blanche, uma outra mulher, determinada, mas de outra época. Uma história sobre mulheres, poucos homens, que estão vivendo suas vidas para ajudar umas às outras. Admiro. Interessante como o serviço voluntariado pode modificar o sentido da vida. Também não tinha ainda passado um tempo pensando sobre a vida das idealizadoras dos projetos sociais. É emocionante, é tocante. É rápida e linda a história, uma inspiração.

PITUCALELE 17/03/2024

As vitoriosas
Mais um livro escrito com muita sensibilidade, assim como A trança, conta a história de mulheres fortes, guerreiras em duas linhas do tempo. Adorei.

DebsMonte 15/03/2024

Não gostei
Faltou algo, não sei bem explicar o que, mas não me conectei com as personagens. Não me agradou a maneira que a história foi narrada, a escrita, me pareceu artificial, rasa.

Irlania Dantas 14/03/2024

"Uma ideia pode ser mais forte que o tempo"
Esse livro traz muitas reflexões sobre graves problemas sociais e como fingimos que eles não existem.

"Abordar a jovem sem-teto quer dizer criar um elo, abrir o caminho da empatia. Começar uma conversa é reconhecer a humanidade do outro. Depois disso, torna-se difícil contornar, continuar a ignorar."

É um livro inspirador e emocionante que nos faz refletir sobre a importância da sororidade, da empatia e da determinação em ajudar o próximo. Esquecer de si por um momento e olhar para o outro.
"As vitoriosas" traz uma história comovente sobre o poder da força feminina, mesmo em tempos hostis. E nos lembra que, juntas, somos mais fortes.

Chelsea.Archer 13/03/2024

Sensacional
Oieeee
Hoje concluí a leitura de As Vitoriosas da autora francesa Laetitia Colombani.

Eu já havia lido A Trança também da mesma autora, então sabia que a escrita e as tematicas escolhidas por ela me agradariam.

O livro se alterna entre o presente com Solène, uma advogada em crise de burnout, e o passado com Blanche, uma ativista fervorosa do Exército da Salvação.

O que essas duas mulheres tem em comum é somente um dos focos do livro. Porém é muito mais que isso. É um livro que fala sobre caridade (e nem sempre de dinheiro), de voluntariado, de seres humanos ajudando outros seres humanos. Fala sobre a violencia e desesperança de quem vive na miseria. Fala de pessoas que não desistem de ajudar, sempre, incansávelmente.

É um livro que marca fundo no coração, fazendo com que a gente reflita sobre nossas próprias escolhas e decisões. Faz com que, por um momento, fechemos os olhos e digamos: obrigada. Só essa palavra contendo um universo de coisas pelas quais agradecer.

Recomendo ler apreciando cada pagina.

Marcia 11/03/2024

Um palácio para as mulheres!
Palais de La Femme, saber que existe um lugar assim no mundo e que está localizado em uma cidade, vibrante e turística, e onde há um enorme déficit de habitação, como é Paris, me deixou impressionada. Um lugar enorme com mais de 700 quartos! Queria muito ter tido esta informação antes!
A autora nos traz não só a existência deste lugar, mas também nos conta sobre a vida de Blanche e Albin Peyron. Este aguerrido casal do Exército da Salvação que fez uma campanha imensa pela compra, no início na década de 1920, de um hotel, que antes havia sido um convento, vazio e abandonado. Foram necessários arrecadar 4 milhões de francos! E eles conseguiram! Conhecer a história desta mulher tão corajosa, tão determinada e que fez tanta diferença na sua época me deixou encantada. Só não me agradou a narrativa em si, porque a autora não usa diálogos, vai narrando fatos e ações. Senti como se estivesse separada dos personagens, como se estivesse na superfície, apesar do tema forte e das histórias marcantes que o livro entrelaça. De qualquer forma, valeu à pena! Recomendo!

Juliete23 06/03/2024

As Vitoriosas
As histórias que esse livro traz, são profundas, inspiradoras e dolorosas. Mulheres tendo todo tipo de luta, independente do século.
O único defeito para mim é que narração. Livros que não tem nenhum diálogo acabam ficando cansativos de ler para mim.
Porém, apesar de ser apenas descritivo, você fica preso no enredo de cada personagem.

Thais645 04/03/2024

Mulheres vitoriosas
Que livro incrível, inspirador e revolucionário. Grandes mulheres e suas lutas, cada uma com suas dores e dificuldades, mas mesmo assim não deixaram de lutar. Simplesmente encantada com a historia da Blanche Peyron, uma mulher que lutou, quase cem anos, para que outras mulheres tivessem um teto, e de como ela e o esposo construíram o Palais. A luta de Soléne, depois de passar por traumas, seguir outros caminhos. E como não se emocionar com todas as historias das residentes do Palais.
"Enquanto mulheres choram, como fazem agora, vou lutar. Enquanto criancinhas tiverem fome, como têm agora, vou a lutar (...) Vou lutar, vou luar até o final!"

Leticia.sc 04/03/2024

As vitoriosas e o poder da empatia
As vitoriosas aborda a história de solène, uma advogada que teve sindrome de burnout depois que um cliente se suicidou em sua frente. Como parte da terapia de recuperação, ela é indicada a fazer voluntariado em um abrigo para mulheres. Nesse local ela vai conhecer mulheres que já passaram por todas as dificuldades e violências existentes, mas que apesar de tudo seguem resistindo.
Esse livro traz uma história emocionante sobre a necessidade de olharmos para o outro sem julgar, reconhecermos a humanidade existente em cada pessoa em situação de rua e buscarmos ser a "anja" de uma pessoa que necessite de nossa ajuda.

"Felizes são os feridos, pois deixarão a luz passar."

Pamela.Pugliano 27/02/2024

"As palavras virão sozinhas para a sua rede de borboletas."
Esse é um livro difícil de comentar porque, mesmo que curto, tem várias camadas. Por ser mulher, me tocou em diversos sentidos, mas acredito que não li no momento certo - mesmo que mexida, não me conectei totalmente com nenhuma das histórias ou com as mulheres. Sinceramente, tirando Solène e Blanche, achei tudo meio superficial.

Bom, o livro tem capítulos alternados entre presente e passado, com a história de vida de Blanche e de Solène. Solène, uma advogada que depois de um acontecimento desiste da carreira e se fecha. Só consegue voltar a se encontrar com o serviço voluntário que faz no Palais. Blanche, uma alma bondosa desde sempre, se alia ao exército para ajudar os outros. Sua vida é repleta de doações e sacrifícios para o próximo. Conhecer a história das duas foi muito interessante, e a autora consegue te prender na leitura. Além, as histórias sofridas das mulheres nesse abrigo marca muito algumas passagens.

O que infelizmente me incomodou é que a história da Blanche se desenvolveu bem - início, meio e fim - mas, a da Solène me pareceu corrida, como se a busca por um final feliz fizesse com que tudo convenientemente desse certo. Além de dar a impressão de que as outras vidas femininas fossem tratadas de maneira rasa.

"Tem o charme das almas feridas, dos que caíram e se reergueram."

Enfim, leiam. É curto e fluido e acredito que se lido no momento certo consegue atingir muita gente. Para mim, faltou alguma coisa. De qualquer forma, leitura recomendada. Aproveitem.