As vitoriosas

As vitoriosas Laetitia Colombani

Resenhas - As Vitoriosas

Débora Castro Alves 20/08/2022

Fluido, sensível e profundo.

De forma simples e direta somos levados a percorrer a realidade dos esquecidos, os sem-teto, sem-lar, sem-origem, sem-nome ou sem-importância...

Só que TODA VIDA IMPORTA!!!

nesta obra podemos conhecer as histórias de várias mulheres e famílias abrigadas ou ligadas ao Palais de la Fêmea, em Paris. Duas linhas do tempo correm paralelamente e nós levam ao mesmo edifício e a sua importância na vida de todas as pessoas que passaram por lá desde a sua aquisição e transformação em abrigo público.

A jornada de Solene e Blanche nunca se cruzaram, mas foram entrelaçadas por diferentes peças pregadas pelo destino.

Para se redescobrir e se curar, elas dividem conosco suas aflições e dificuldades, assim como sua força e fé, nas pessoas, nas causas e em si mesmas.

Excelente escolha da editora para a edição do Clube Intrínsecos ??. SUPER recomendo ??

Sem estante 05/11/2023

Maravilhoso
Desde o título esse livro me chamou atenção, mas confesso que por ter poucas páginas achei que a história não fosse ser tão palpável. Uma grata surpresa eu tive ao ler e me depara com uma história completa, complexa, triste e linda ao mesmo tempo.

Esse livro é um daqueles que nos levam a refletir sobre a vida real ao nosso redor. O sofrimento é presente de formas e níveis diferentes, mas a verdade é que ninguém está livre dele. Desde Sòlene até as mulheres do Palais passando ainda pelo Leonard, todos sofreram e sofrem de diferentes provações e ver que as protagonistas usaram o sofrimento delas para aliviar o sofrimento do próximo é muito lindo.

Esse já vai ganhar um lugar nos meus favoritos.

Jorge Luiz da Silva 12/07/2023

O livro destaca a trajetória da personagem fictícia Solene e da pioneira e verídica Blanche Peyron.
Ambas inspiradoras. Elas aprendem e ensinam a importância da esperança, da solidariedade entre mulheres.

missmirtle 31/07/2023

Esse livro prometeu tudo e entregou mesmo ??????
História muito emocionante sobre mulheres que são, de fato, vitoriosas. Gostei da narrativa da Laetitia e das personagens também! Já quero ler o outro livro da autora!

Ju Rocha 05/07/2022

Quando vi o tamanho do livro, não achei que traria tantas emoções.
A história gira em torno de Solene, uma advogada que surta após um cliente se matar na sua frente. Em uma depressão grave, ela busca maneiras de voltar a si.
Acha por detalhe, um cargo de escriba em um abrigo para mulheres, e lá começa a se curar ao mesmo tempo que aprender acerca da vida dessas mulheres sofridas e tenta ajudá-las.
Indico muito a leitura, e acredito que até a mulher mais forte irá chorar com essas palavras.

Fatima.Caitano 22/09/2023

É um livro que apesar dos temas que podem ser gatilho como suicídio e estupro, vale muito a leitura, porque ele também fala da importância de fazer nossa parte para ajudar o outro e entender a dor do outro sem diminuí-la.
Pra mim foi uma leitura com um quê de poesia.

Letizinha 01/10/2023

Sobre "As vitoriosas"
Laetita Colombani trouxe questionamentos incríveis em poucas páginas, e trouxe uma verdadeira reflexão que devemos fazer todos os dias e que, certamente, se todos nós fizéssemos, o mundo seria diferente.

O livro tem um design lindo. Adorei o jeito em que L.C trabalha com a sociedade e cultura francesa. A Intrínseca arrasou demais.

Doar-se é um ato difícil, como se pode ler, mas é aquilo que vale mais a pena em uma vida, afinal, uma vida para si mesmo não é nada mais que uma película para um vazio iminente.

A autora trouxe duas mulheres incríveis, que lutaram com todas as armas que tinham para viver em verdadeira solidariedade e humildade; viveram para gerar luz em um mundo tão miserável e medíocre. Sem duvida, um livro altamente motivador!

Por mais pessoas como Blanche P.

Espero que esse livro se torne um clássico, e que todos o possam ler profundamente.

Leitura altamente recomendável.

Com amor, L.??

Kellynha 02/09/2022

Incrivelmente
Super recomendado e favoritado com louvor. O tipo de livro potente, do começo ao fim. Reflexivo e de extrema aprendizagem, essa autora tem o dom de se expressar, através da sua escrita impecável.

Lalá 04/09/2022

Solidariedade é a palavra chave desse livro??
A história se passa em duas linhas temporárias nos mostrando desde a construção do Palais até os dias de hoje.
No passado acompanhamos a história de Blanche com toda sua determinação e coragem para ajudar os próximos o máximo que puder. Vimos as dificuldades passada na França e todo o trabalho árduo do exército de salvação.
Já no presente vimos a história de Soléne que começa como escriba no palácio por motivos próprios mas com o desenrolar do livro nos deparamos com as histórias das acolhidas no abrigo e cada uma fez pensar que muitas das vezes não pensamos na dificuldade dos próximos além do que vimos. Essas mulheres, cada uma delas, tem sua própria cicatriz e fazem de tudo para tentarem viver normalmente.
No geral, o livro mostra a importância das doações e como muita vezes elas São escassas além de também mostrar a força da sororiedade.
A leitura é fluida porém não te prende tão bem quanto desejava mas com certeza é uma leitura que te marca?
Ps: O Palais de la Femme realmente existe, Blanche realmente foi a criadora, o endereço é real e ele funciona a quase um século ???

Geovana.Gomes 24/07/2022

Que livro!!!
Um livro curto, mas altamente potente e eficiente!
A autora faz um ótimo trabalho ao contar a história de duas mulheres centrais e ao contar a história de outra mulheres que vivem no Palácio de mulheres, em Paris.

Cris Marques 22/08/2022

Maravilhoso!!
Muito bom!! Gostei mais desse do que o primeiro, A Trança, este é mais coração, o outro era mais dor. É incrível como algumas pessoas conseguem ajudar tanto as outras sem julgar. É uma evolução esperada. Quem sabe um dia né, eu consiga ser uma pessoa melhor pra mim e para os outros.

Heloísa 31/08/2023

As vitoriosas
Livro perfeito! Conta a história real de Blanche Peyron, do Exército de Salvação da França; e de Solène, uma advogada que sofre de burnout e é aconselhada a fazer trabalho voluntário. No trabalho voluntário ela encontra muito mais do que uma forma de passar o tempo ao interagir com as mulheres do Palais que Blanche ajudou a fundar. Ela encontra a si mesma, ao mesmo tempo em que auxilia aquelas mulheres, em uma relação que vai muito além de ser escriba, função para a qual foi designada. Há histórias tristes, engraçadas, curiosas, em que aprendemos muito sobre a caixinha de surpresas que é cada indivíduo. Os capítulos são alternados: um apresenta a história de Blanche e o outro a de Solène. Blanche existiu realmente e Solène é fictícia, o que não diminui em nada o impacto da narrativa.

DAbora311 09/07/2023

O verdadeiro significado de caridade.
Esse livro me proporcionou um mix de emoções. Conhecer a fundadora desse abrigo que eu nem sabia que existia, as atitudes dela fazem você perceber como tão pouco você faz para as pessoas, que fechamos os olhos para o sofrimento do próximo. Conhecer as histórias dessas mulheres e acompanhar a evolução da Solène, não tem como não se emocionar. A crítica feita nesse livro é fortíssima e necessária. Faz você sair da sua zona de conforto e perceber seus privilégios. Precisamos de mais livros como esse. Vou indicar para todas as pessoas que eu puder.

Mandy 07/08/2022

Faltou algo
Achei o tema muito interessante, mas o livro em si é tão raso, não aprofunda nenhum personagem.....

Mary 20/07/2023

As vezes vc só precisa de um incentivo pra ajudar as pessoas que estão ao seu redor, as vezes as coisas são fáceis nos que dificultamos... Essa história mostra que o mundo não gira ao nosso redor e sempre tem algum que a gente pode ajudar.