A Filha do Guardião do Fogo

Resenhas - A Filha do Guardião do Fogo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Jbogea 26/02/2024

É teen ou não é?
Realmente a leitura é um pouco complexa e não considero ideal para leitores muito jovens. 16+ é aceitável se você já está acostumado com leitura. Há algumas questões e cenas pesadas e acho necessário um acompanhamento com post its para relembrar os muitos personagens e palavras no idioma indígena.

? Como cheguei neste livro: passeando em uma livraria no shopping do meu bairro, onde há uma promoção de 3 livros por 50 reais. Confesso que me chamou bastante atenção pela capa - que é linda btw - e, por isso, foi um dos escolhidos.

? O que ouvi enquanto lia: o tipo de livro que eu não consigo ler ouvindo algo, por ser uma história mais apreensiva.

?Onde li: maior parte do tempo no transporte público indo e voltando para o trabalho.

? O que senti: me senti confusa na maior parte da leitura; tive que voltar para relembrar de personagens e passagens. Em alguns momentos senti que o livro foi feito para jovens adultos: camadas e mensagens fortes, thriller inteligente, feito por uma causa, para expor diversos fatos tão atuais na comunidade indígena. Nesses momentos, pensei: uau! Que livro incrível!!
Porém em outros momentos senti o livro com tom muito teen: algumas referências - ?Esquilo Secreta?, sério? - adolescentes, o desenvolvimento do romance superficial, etc.

?? Por que a nota? Por tudo que expus em como me senti lendo. Teria tudo para ser 5 estrelas, não fossem essas cenas super teen que me deram vergonha alheia. Apesar disso, tem uma mensagem tão forte sobre diversas questões que não tem como não classificar o livro como bom. Fora que os capítulos são rápidos, o que facilita e ameniza bastante a confusão com muitos personagens e a linguagem.

?? Anotações: não foi um livro que marquei muito, pois não me identifiquei tanto. Vou compartilhar uma das passagens que marquei e achei bem bonita pela amplitude de interpretações que ela pode causar:

?Se você soubesse que seria a última vez que veria alguém, diria algo profundo? Diria o quanto essa pessoa significa para você? Perguntaria algo que sempre quis saber? Pediria perdão? Agradeceria??

aaronwxrner 02/02/2024

Thriller +16 lindíssimo !!
Amei demais esse, uma história super necessária que todos deviam ler um dia.
já aviso que tem gatilho de abus0 sexual ?? mas não é nada muito explícito.
esse livro é tão lindo, e trata de assuntos tão importantes (trauma, luto, amizade, família, legado, amor, resiliência e muito mais) de uma forma mais leve por ser YA mas super bem escrito e que te prende demais.
me encantei com a cultura desse povo indígena e com a personagem principal que é super forte e super real.
enfim não escrevi muito mas juro que vale a pena e que vai te tocar! acho que é a primeira autora indígena que eu leio, o que é uma pena porque não são muitas que tem destaque nas redes, mas deveriam.

LarissaPatricio 19/01/2024

Serena vc também é branca
É um livro juvenil, na minha interpretação, e isso dificultou a leitura, pois diversas vezes eu ficava meio de saco cheio da personagem principal, do romancezinho, ou quando ela falava "Esquilo Secreta". Nossa... essa última me pega demais aaaa
O que eu amei no livro é ele falar sobre alguns recortes da cultura indígena norte-americana. É muuuuuuito interessante! Se fosse apenas isso, eu daria 10 estrelas kkkkk
O livro fala sobre diversos temas importantes e sensíveis: relacionamento abusivo, consumo de drogas, educação sexual, racismo, abuso sexual, etc...

Gabriela Trinca 14/06/2023

Emoções diversas.
Comecei gostando muito do livro. Me surpreendi quando percebi que não era uma fantasia, eu não tinha lido a sinopse, então descobri a história lendo direto mesmo.
Me envolvi com os personagens, eles são bons, a maneira como ela nos mostra a cultura indígena é bem legal, eu gostei de conhecer, o mistério por trás da investigação é interessante também, mas a história tem muitos pontos onde a autora deu uma tropeçada, ao meu ver.
Achei meio lento o progresso, ela perde tempo com coisas que eu acredito que não tinha motivo. Ela colocou cenas e assuntos que eu achei completamente desnecessários, são assuntos muito sérios e complexos para serem tratados com superficialidade, quase de maneira nula, como se não houvesse tido impacto. Nesse ponto do livro eu quase abandonei, fiquei bem chateada, mas segui e no final, somando prós e contras, é um livro bom, mas podia ser bem melhor.

Lizandra 08/01/2024

Eu comprei esse livro no shopping por 15 reais, haviam muitos livros la e eu não conhecia nenhum ou não era do meu interesse, quando vi esse achei a capa muito bonita e pela capa e título eu achei que fosse um livro de fantasia, como tenho o costume de não ler sinopse realmente continuei achando que era uma fantasia até o dia que peguei ele pra ler. Acho que não saber nada sobre esse livro com certeza deixou essa leitura muito melhor, e lendo o livro e entendendo sobre o que de fato se tratava foi uma experiência muito legal. Na verdade, de acordo com a sinopse esse livro é um triller, nele a gente conhece a Daunis, uma garota indígena do povo Ojibwe e não vou falar mais nada por que acho que a experiência é realmente melhor sem saber sobre mais nada. Eu achei esse livro sensacional, não conhecia absolutamente nada sobre o povo Ojibwe e achei que toda a cultura foi inserida de uma maneira muito natural no decorrer da história. Recomendo muito essa leitura, tenho certeza que você também vai se envolver bastante com a Daunis e com tudo que ela vai enfrentar. Fica o aviso também que esse livro possui gatilhos, recomendo uma breve pesquisa sobre antes de ler caso prefira saber logo.

Tiffany 27/06/2023

Uau
Estou surpresa com esse livro e eu quero uma série fiel agora na minha mesa!!
Comecei a ler achando que seria uma fantasia (pelo visto preciso ler mais as sinopses kakaka), mas me surpreendi ao encontrar uma drama policial muito bem arquitetado que dá um gosto bom de ler!
Comentei desse livro com muita gente e a conclusão é de que ele é muito bom!
A personagem principal tem uma mente analítica invejável e uma série de traumas que são desenvolvidos de uma forma incrível. Além disso, amei o desenvolvimento da trama e da forma como a autora relaciona muito bem ciência e cultura.
O brilho desse livro com certeza é esse tópico: a cultura se beneficia da ciência e a ciência se beneficia da cultura. É incrível ver como a autora coloca isso em cada página.
LuaTeresa 20/07/2023minha estante
É livro único?

day 10/08/2023

Eu tinha grandes expectativas para esse livro e preciso admitir que me decepcionei um pouco
o início eu sentia um enorme potencial para o desenvolvimento de personagens (incluindo o da protagonista) e da própria trama mas no decorrer da leitura não senti que estava ganhando isso
eu não vi sentido algum no romance principal e senti muita infantilidade da parte da protagonista em relação a isso. teve um potencial para ser algo com muita química e desenvolvimento mas parecia que quanto mais eu lia mais frustada eu ficava
o final ficou muito confuso pra mim, não passou a ideia e o sentimento que eu acho que deveria passar
a escritora deveria ter aproveitado mais o enredo que tinha em mãos e não entregar o que eu acabei de ler
em conclusão, não foi péssimo mas eu esperava mais

Raissa 28/12/2023

A filha do guardião do fogo
Esse livro só não é 5 estrelas porque demorei bastante pra engajar na leitura. O começo é bem parado e me fez pensar em desistir de ler muitas vezes, em compensação o final tá longe disso.
É um livro extremamente emocionante sobre cultura, família, amor, preconceito e tudo que uma comunidade indígena passa. Tem que ler com o coração aberto, entendendo que muitas vezes a forma como pensamos não é a realidade. Esse livro me ensinou muito e eu fiquei simplesmente fascinada. A história se torna muito envolvente e a cada capítulo te surpreende, é cheia de assuntos sensíveis e traz uma protagonista forte e determinada.

Duda.Zimmermanm 25/12/2023

Apesar da cena desnecessária (que deveria ter aviso de gatilho, inclusive), o desenvolvimento da história é muito bom com personagens muito bons e com um final ótimo e inesperado. sobre o plot, acho que poderia ter sido melhor, ele foi construído de uma forma legal e tudo, mas teria sido muito melhor se não deixasse na cara tão de início quem seria "os malvados". é isso.
Ana 15/01/2024minha estante
Amiga qual é o gatilho? Quero ler mas fiquei com medo agora

Duda.Zimmermanm 15/01/2024minha estante
é abuso sexual ?, acontece após ou no cap 40 (n lembro agr) e é mencionado de uma forma prévia nos caps seguintes

Ana 15/01/2024minha estante
Vish

Luana 12/02/2024minha estante
Meu Deus, SIM! Essa cena não tinha absolutamente nenhuma finalidade, não acrescentou nada na história, só fez a Daunis sofrer. Totalmente desnecessária :(

Erika 27/09/2023

Assunto diferente
Gostei bastante do contexto do livro, do assunto abordado, sobre os indígenas, a luta contra as drogas, a luta pra ser reconhecida pelo seu povo, etc.. achei q poderia ter sido mais abordado a parte do romance, e alguns assuntos apenas comentados e não resolvidos ao final do livro.
Demorei um pouco pra engatar na leitura, mas é uma leitura leve e boa, pode causar gatilhos..
O plot no final é intrigante demais!

Csdud111 20/10/2023

Perfeito!!
Traz uma história totalmente fora do cotidiano, também fala sobre vários temas super importantes. O que mais gostei foi como a protagonista ama também a sua cultura.

1 | 2 | 3 | 4 | 5