A Filha do Guardião do Fogo

A Filha do Guardião do Fogo Angeline Boulley

Resenhas - A Filha do Guardião do Fogo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Laryssa306 26/04/2024

A filha do guardião do fogo
Termino esse livro chocada e sem palavras pelos acontecimentos finais. Gostei mas não era nada do que esperava e estou revoltada com as coisas que aconteceram.

Pamela.Moreira 26/04/2024

Gostei muito.
"Vovó Pearl sempre me dizia: coisas ruins vêm em três".
Vale muito a pena ler esse livro, sobre tudo que ele fala, particularmente eu amei o plot do livro, me pegou de surpresa demais.
Está na minha lista de melhores literaturas.

geovana 24/04/2024

?Amar significa honrar o seu espírito, não só o da pessoa?
Poderia muito ser um cinco estrelas mas deixou a desejar em alguns pontos, não entendi o que acrescentava na história o que a Daunis sofreu quase no final do livro e ainda não falarem sobre a justiça que poderia ter sido feita... Para nao dar spoiler eu só quero falar que dois personagens mereciam tudo de ruim nesse mundo...

A parte investigativa do livro foi muito interessante e me lembrou um pouco o "Manual de assassinato para boas garotas". A Daunis foi uma personagem incrível, super inteligente, forte e não deitava a cabeça pra ninguém, uma pena ela ter sofrido tanto.

O livro é muito muito interessante e vale a pena demais a leitura!!

storytimefall 31/03/2024

Perfeito!
Eu estou muito apaixonada nesse livro!
achei extremamente interessante e muito bem escrito.
um livro que nos ensina sobre uma comunidade indígena e suas maiores dificuldades. além de trazer conhecimento sobre crenças e costumes e tradições e comemorações.
gostei desde o começo, mas foi um livro muito difícil de ler por conta da demora para começar. ele enrola bastante a história antes de realmente contar.
por isso dei 4,5
mas fora isso eu amei, está favoritado e vou indicar para todo mundo!

clara.-.reads 26/03/2024

Firekeeper's Daughter
O livro me surpreendeu de forma boa no quesito investigação e plot, além de ter um romance ótimo que pra mim é indispensável.

Acompanhamos a Daunis, uma recém adulta que vai amadurecendo no decorrer na jornada e em vários momentos se encontra em dilemas difíceis. Com isso, óbvio que senti raiva dela em alguns momentos mas no geral ela é uma personagem que me deixou satisfeita e orgulhosa de suas decisões.

O suspense não é assim tão misterioso haha mas te permite fazer conexões ao mesmo tempo ou até antes que a Daunis, o que me fez sentir a própria Sherlock Holmes. Além de conter histórias e explicações culturais do povo Ojibwe que me fez tomar consciência de coisas étnicas e injustiças cometidas pelo governo que eu não fazia ideia, me motivou a pesquisar e entender melhor sobre a cultura indígena e sua importância.

Recomendo a leitura pra quem também quer ler mais autores minorias , no caso uma mulher indígena, e quem ama investigação policial

Pontos negativos: acho que foi um pouco enrolado e quando chegou nos últimos ca
pítulos aconteceu tudo muito rápido, desejou a desejar em alguns pontos

Chelsea.Archer 20/03/2024

Gostei muito!
Oieeee
Hoje concluí a minha terceira leitura de Março: A Filha do Guardião do Fogo de Angeline Boulley. Essa é a leitura do clube @livrosvinhoseelas do mês de Março.

O livro é um thriller com romance, ambientado em uma reserva indigena, com muita ação. Se você é sensível, recomendo cuidado, pois tem gatilhos de vi0lenci@, suic!di0 e outros.

No começo achei um pouco parado pois parecia que a história não estava andando. Mas logo me conectei com os personagens e me encantei com a cultura da Daunis e amei conhecer os meandros das comunidades, como compartilham sua história e resolvem seus problemas internos.

Foi muito legal ver como o sangue fala mais alto em toda uma comunidade e ver o quanto podem ser duros ou suaves, de acordo com a sua cultura e aprendizados.

Achei a escrita cativante e terminei o livro com uma sensação de aconhego e saudade. Uma comunidade forte e apoiadora como a descrita pela autora deveria ser o porto seguro de todos os povos.

JenniferIRSouza 19/03/2024

Adorei ler sobre a perspectiva de uma jovem indígena norte-americana. O livro traz muitas temas importantes para pauta de discussão, mas nem todos são devidamente discutidos.
Todos os personagens parecem muito inteligentes no começo, até que você começa a perceber que o detetive é um bobão, a protagonista é uma tonta, e os coadjuvantes são uns idiotas. Mas como eu na situação deles provavelmente me sairia bem pior, então tenho muito o que falar sobre isso.

Clarissa 16/03/2024

Confesso que até a metade do livro eu não estava me empolgando muito. Até achei que ia se resumir tudo em romancinho, mas felizmente não foi o que aconteceu. O final e a resolução do problema me pareceram até bem realistas. O problema em si mostra questões pouco exploradas em relação aos povos originários remanescentes na América do Norte, o que achei bastante corajoso da autora, especialmente considerando que é uma história aparentemente voltada a um público jovem adulto. Enfim, só acho que enrolou um pouco no início, mas no geral, me parece que o livro entregou o que se propôs no thriller e apresentou muito bem pontos de destaque da cultura do povo retratado.

Kaka 07/03/2024

Uma lenta importância
Através de sua vivência como uma mulher indígena, Angelina Boulley trás para o seu primeiro romance um enredo traumático e real.
A realidade enfrentada pela hipersexualização, exclusão social, principalmente, de mulheres indígenas. O livro é rico e acervo cultural e linguístico, de fato, a autora não deixa se ressaltar que se trata de uma história de povos indígenas, grande acerto e, pessoalmente, o que me fez ter um apreço pela história.
O livro acerta em retratar alguns temas sensíveis, demonstrando que por mais desafiadora que seja a vida de um minoria, há momentos de celebrar o seu ser e sua cultura.
Angelina trabalha muito bem com o luto nessa obra.
Em contrapartida, a introdução e desenvolvimento das 425 páginas são MUITO lentas, e que a ação do thriller aparece depois de 80% do livro, com plot twists previsíveis. Então, a autora peca nesses detalhes.
Ao final, ela retoma os acontecimentos chaves e cria um bom desfecho, acarretando em um final digno para a protagonista.

Rhuama1 01/03/2024

Não tive uma conexão com o livro em grande parte da leitura. Possui palavras indígenas, por isso, a leitura ficou difícil.
Os temas abordados: cultura indígena, drogas, estrupo etc, são de grande importância. As partes que mais gostei foram as que falam da cultura indígena. O final é bem diferente do que esperava, mas gostei. Esse foi o primeiro livro escrito por uma indígena que li.

amanda3621 27/02/2024

🤬 #$%!& , que livro bom
não usem drogas e não apoiem o capitalismo, policiais são ruins e corruptos e o amor é foda

sab. 27/02/2024

A filha do guardião do fogo.
Desde o início da leitura 'a filha do guardião do fogo' se mostrou completamente diferente de tudo o que eu já tinha lido antes. é uma obra repleta de cultura, simbolismo e identidade que mesmo com uma escrita fácil não deixou de ser cativante em momento algum para mim. do começo ao fim eu me senti inteiramente encantada pelo enredo, pela ambientação e pelos elementos da cultura ojibwe.

mais ou menos dos 25% aos 50% a história estava completamente parada ? sem muitos acontecimentos relevantes que realmente acrescentassem algo no enredo ?, mas nem por isso me senti incomodada, eu só queria continuar lendo pra desfrutar um pouco mais da complexidade que o livro estava causando em mim.

ao todo, o livro raramente fez com que eu ficasse gravamente incomodada com algo, só senti que os últimos 25% foram corridos ? coisa que eu sinto que poderia ter sido melhor desenvolvida ?, então por isso não foi um 5? mas de resto, um livro que me confortou do início ao fim, com personagens completamente puros e identificáveis com ações humanas. ps: quero muito ler o novo livro da angeline caso ele venha para o br!

Jbogea 26/02/2024

É teen ou não é?
Realmente a leitura é um pouco complexa e não considero ideal para leitores muito jovens. 16+ é aceitável se você já está acostumado com leitura. Há algumas questões e cenas pesadas e acho necessário um acompanhamento com post its para relembrar os muitos personagens e palavras no idioma indígena.

? Como cheguei neste livro: passeando em uma livraria no shopping do meu bairro, onde há uma promoção de 3 livros por 50 reais. Confesso que me chamou bastante atenção pela capa - que é linda btw - e, por isso, foi um dos escolhidos.

? O que ouvi enquanto lia: o tipo de livro que eu não consigo ler ouvindo algo, por ser uma história mais apreensiva.

?Onde li: maior parte do tempo no transporte público indo e voltando para o trabalho.

? O que senti: me senti confusa na maior parte da leitura; tive que voltar para relembrar de personagens e passagens. Em alguns momentos senti que o livro foi feito para jovens adultos: camadas e mensagens fortes, thriller inteligente, feito por uma causa, para expor diversos fatos tão atuais na comunidade indígena. Nesses momentos, pensei: uau! Que livro incrível!!
Porém em outros momentos senti o livro com tom muito teen: algumas referências - ?Esquilo Secreta?, sério? - adolescentes, o desenvolvimento do romance superficial, etc.

?? Por que a nota? Por tudo que expus em como me senti lendo. Teria tudo para ser 5 estrelas, não fossem essas cenas super teen que me deram vergonha alheia. Apesar disso, tem uma mensagem tão forte sobre diversas questões que não tem como não classificar o livro como bom. Fora que os capítulos são rápidos, o que facilita e ameniza bastante a confusão com muitos personagens e a linguagem.

?? Anotações: não foi um livro que marquei muito, pois não me identifiquei tanto. Vou compartilhar uma das passagens que marquei e achei bem bonita pela amplitude de interpretações que ela pode causar:

?Se você soubesse que seria a última vez que veria alguém, diria algo profundo? Diria o quanto essa pessoa significa para você? Perguntaria algo que sempre quis saber? Pediria perdão? Agradeceria??

1 | 2 | 3 | 4 | 5