A Filha do Guardião do Fogo

A Filha do Guardião do Fogo Angeline Boulley

Resenhas - A Filha do Guardião do Fogo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

aaronwxrner 02/02/2024

Thriller +16 lindíssimo !!
Amei demais esse, uma história super necessária que todos deviam ler um dia.
já aviso que tem gatilho de abus0 sexual ?? mas não é nada muito explícito.
esse livro é tão lindo, e trata de assuntos tão importantes (trauma, luto, amizade, família, legado, amor, resiliência e muito mais) de uma forma mais leve por ser YA mas super bem escrito e que te prende demais.
me encantei com a cultura desse povo indígena e com a personagem principal que é super forte e super real.
enfim não escrevi muito mas juro que vale a pena e que vai te tocar! acho que é a primeira autora indígena que eu leio, o que é uma pena porque não são muitas que tem destaque nas redes, mas deveriam.

LarissaPatricio 19/01/2024

Serena vc também é branca
É um livro juvenil, na minha interpretação, e isso dificultou a leitura, pois diversas vezes eu ficava meio de saco cheio da personagem principal, do romancezinho, ou quando ela falava "Esquilo Secreta". Nossa... essa última me pega demais aaaa
O que eu amei no livro é ele falar sobre alguns recortes da cultura indígena norte-americana. É muuuuuuito interessante! Se fosse apenas isso, eu daria 10 estrelas kkkkk
O livro fala sobre diversos temas importantes e sensíveis: relacionamento abusivo, consumo de drogas, educação sexual, racismo, abuso sexual, etc...

Rafael.Camozzato 11/01/2024

Esperava mais
Comprei o livro em uma feirinha no shopping por ter achado a capa bastante bonita! Confesso que pensei em largar muitas vezes, devido a idiotice da personagem pensar igual uma nerd e pelo romance esquisito. No entanto, ao final do livro a autora começa a desenvolver melhor o "mistério" e relata problemas, de acordo com a mesma, vividos por inúmeras comunidades indígenas o que tornou-o razoável.
Gostaria de outras leituras de autores indígenas, mas para uma primeira impressão não fiquei frustado

Lizandra 08/01/2024

Eu comprei esse livro no shopping por 15 reais, haviam muitos livros la e eu não conhecia nenhum ou não era do meu interesse, quando vi esse achei a capa muito bonita e pela capa e título eu achei que fosse um livro de fantasia, como tenho o costume de não ler sinopse realmente continuei achando que era uma fantasia até o dia que peguei ele pra ler. Acho que não saber nada sobre esse livro com certeza deixou essa leitura muito melhor, e lendo o livro e entendendo sobre o que de fato se tratava foi uma experiência muito legal. Na verdade, de acordo com a sinopse esse livro é um triller, nele a gente conhece a Daunis, uma garota indígena do povo Ojibwe e não vou falar mais nada por que acho que a experiência é realmente melhor sem saber sobre mais nada. Eu achei esse livro sensacional, não conhecia absolutamente nada sobre o povo Ojibwe e achei que toda a cultura foi inserida de uma maneira muito natural no decorrer da história. Recomendo muito essa leitura, tenho certeza que você também vai se envolver bastante com a Daunis e com tudo que ela vai enfrentar. Fica o aviso também que esse livro possui gatilhos, recomendo uma breve pesquisa sobre antes de ler caso prefira saber logo.

Mirele 07/01/2024

Uma boa narrativa sobre cultura
Eu tenho que dizer que o começo desse livro não me pegou. Tem umas partes muito jovem adulto, com uma pegada meio crepúsculo. Depois, quando a história começa realmente e sai dessa linha é que a coisa fica legal. O mistério, você tentando resolver as coisas, e o final surpreendente. Eu realmente gostei de como a história termina, de uma forma bem madura. Só tem uns detalhes que me pegam um pouco, pessoalmente que me fizeram não gostar das escolhas narrativas feitas.

MamaLivros 05/01/2024

Uma história forte e necessária
Eu gostei demais dessa leitura, foi o primeiro livro que li com protagonismo indigena, e digo, que com toda certeza não será o ultimo, achei um livro que me levou a pensar em algo que normalmente eu não refletia sobre, mas ainda sim é de extrema importancia.
Gosto muito dos ensinamentos culturais sobre o povo da protagonista e das reflexões que ela faz ao longo da trama, gosto também do fato como é desenvolvida a história, com uma leitura bem gostosa e fluida. Apesar do assunto, não achei que o livro seria pesado, no caso para mim, eu não esperava conter um gatilho, foi bem forte e chorei bastante, não sei se isso se aplica em spoiler, mas quem for uma pessoa mais sensivel, deixarei somento no final, acho importante avisar, porque fiquei bem mal, é um tema que doí demais, mas caso não queira saber de nehuma forma, apenas não ler.
Apesar disso, o tema e as coisas que a personagem passam, são como uma forma de ilustrar, alguns dos problemas que os povos indigenas passam e como essa população apesar de todos os avanços no mundo, ainda continua a ser menosprezada e desavalorizada.

*GATILHO DO LIVRO*

(abuso sexual)

Raissa 28/12/2023

A filha do guardião do fogo
Esse livro só não é 5 estrelas porque demorei bastante pra engajar na leitura. O começo é bem parado e me fez pensar em desistir de ler muitas vezes, em compensação o final tá longe disso.
É um livro extremamente emocionante sobre cultura, família, amor, preconceito e tudo que uma comunidade indígena passa. Tem que ler com o coração aberto, entendendo que muitas vezes a forma como pensamos não é a realidade. Esse livro me ensinou muito e eu fiquei simplesmente fascinada. A história se torna muito envolvente e a cada capítulo te surpreende, é cheia de assuntos sensíveis e traz uma protagonista forte e determinada.

Duda.Zimmermanm 25/12/2023

Apesar da cena desnecessária (que deveria ter aviso de gatilho, inclusive), o desenvolvimento da história é muito bom com personagens muito bons e com um final ótimo e inesperado. sobre o plot, acho que poderia ter sido melhor, ele foi construído de uma forma legal e tudo, mas teria sido muito melhor se não deixasse na cara tão de início quem seria "os malvados". é isso.
Ana 15/01/2024minha estante
Amiga qual é o gatilho? Quero ler mas fiquei com medo agora

Duda.Zimmermanm 15/01/2024minha estante
é abuso sexual ?, acontece após ou no cap 40 (n lembro agr) e é mencionado de uma forma prévia nos caps seguintes

Ana 15/01/2024minha estante
Vish

Luana 12/02/2024minha estante
Meu Deus, SIM! Essa cena não tinha absolutamente nenhuma finalidade, não acrescentou nada na história, só fez a Daunis sofrer. Totalmente desnecessária :(

Vitor16Hq 26/11/2023

Uma investigação, questões sociais, luto e um romance.
Uma investigação, questões sociais, luto e um pouco de romance, isso é o que se encontra ao ler esse livro.

A história é narrada por Daunis, uma jovem de 18 anos que vive em dois mundos, a família da mãe- branca e conservadora, e a do pai- indígenas da reserva Ojibwe, e ela se sente uma estranha em ambos os lados. Quando Jamie chega a cidade, ela sente que a monotonia de seus dias acabaram. Porém ela testemunha um assassinato dentro da reserva e de uma hora para outra se vê em uma investigação do FBI sobre uma nova droga que vêm fazendo cada vez mais vítimas.

Em resumo, essa é a sinopse do livro, e na primeira camada, como uma história de investigação ele funciona muito bem, essas partes são muito bem escritas.

O livro intercala essa trama de investigação com questões sociais envolvendo os indígenas, e dentro dessa temática, eu também indico a série Yellowstone, que também aborda isso, mas de uma forma completamente diferente, e ambas fazem isso muito bem.

A construção da personagem principal é a melhor coisa do livro, o livro narra sobre uma pessoa tendo que lidar com questões familiares, planos de faculdade adiados e tragédias pessoais ao mesmo tempo, na parte do luto, a autora utilizou muito bem a escrita para transmitir o que essa personagem sente

Voltando a investigação e o romance com o Jamie, são duas coisas que são muito boas no começo, são dois personagens com muita química em suas interações, mas depois do meio, começou a se perder um pouco, na parte em que a importância do Hóquei para Daunis é mais explorada, voltou a ficar bom, mas não é a mesma coisa que no início.

Apesar de eu ter gostado do final, algumas coisas do meio até ele não me agradaram.

É uma leitura que eu indico apesar de seus problemas, é um bom livro que valeu a pena a leitura, pela construção de narrativa e pelos temas que ele aborda.

Kaonashii 02/11/2023

De repente esse livro ficou interessante.
A protagonista em alguns momentos me irritava, mas nada demais.
No fim a história me prendeu e eu não consegui parar de ler, mas demorou um pouquinho pra isso acontecer.
No geral eu gostei MUITO e recomendo ??

Csdud111 20/10/2023

Perfeito!!
Traz uma história totalmente fora do cotidiano, também fala sobre vários temas super importantes. O que mais gostei foi como a protagonista ama também a sua cultura.

Laíssa 18/10/2023

Indígenas e drogas
Esse livro retrata de uma maneira muito objetiva o uso de drogas, que afeta não somente a população indígena, mas sim o mundo todo! A trama tem bastante ação, romance e um pouco de mistério! Recomendo a leitura!

Erika 27/09/2023

Assunto diferente
Gostei bastante do contexto do livro, do assunto abordado, sobre os indígenas, a luta contra as drogas, a luta pra ser reconhecida pelo seu povo, etc.. achei q poderia ter sido mais abordado a parte do romance, e alguns assuntos apenas comentados e não resolvidos ao final do livro.
Demorei um pouco pra engatar na leitura, mas é uma leitura leve e boa, pode causar gatilhos..
O plot no final é intrigante demais!

1 | 2 | 3 | 4 | 5