A Filha do Guardião do Fogo

A Filha do Guardião do Fogo Angeline Boulley




Resenhas - A Filha do Guardião do Fogo


76 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Kaka 07/03/2024

Uma lenta importância
Através de sua vivência como uma mulher indígena, Angelina Boulley trás para o seu primeiro romance um enredo traumático e real.
A realidade enfrentada pela hipersexualização, exclusão social, principalmente, de mulheres indígenas. O livro é rico e acervo cultural e linguístico, de fato, a autora não deixa se ressaltar que se trata de uma história de povos indígenas, grande acerto e, pessoalmente, o que me fez ter um apreço pela história.
O livro acerta em retratar alguns temas sensíveis, demonstrando que por mais desafiadora que seja a vida de um minoria, há momentos de celebrar o seu ser e sua cultura.
Angelina trabalha muito bem com o luto nessa obra.
Em contrapartida, a introdução e desenvolvimento das 425 páginas são MUITO lentas, e que a ação do thriller aparece depois de 80% do livro, com plot twists previsíveis. Então, a autora peca nesses detalhes.
Ao final, ela retoma os acontecimentos chaves e cria um bom desfecho, acarretando em um final digno para a protagonista.
comentários(0)comente



Rhuama1 01/03/2024

Não tive uma conexão com o livro em grande parte da leitura. Possui palavras indígenas, por isso, a leitura ficou difícil.
Os temas abordados: cultura indígena, drogas, estrupo etc, são de grande importância. As partes que mais gostei foram as que falam da cultura indígena. O final é bem diferente do que esperava, mas gostei. Esse foi o primeiro livro escrito por uma indígena que li.
comentários(0)comente



amanda3621 27/02/2024

🤬 #$%!& , que livro bom
não usem drogas e não apoiem o capitalismo, policiais são ruins e corruptos e o amor é foda
comentários(0)comente



sab. 27/02/2024

A filha do guardião do fogo.
Desde o início da leitura 'a filha do guardião do fogo' se mostrou completamente diferente de tudo o que eu já tinha lido antes. é uma obra repleta de cultura, simbolismo e identidade que mesmo com uma escrita fácil não deixou de ser cativante em momento algum para mim. do começo ao fim eu me senti inteiramente encantada pelo enredo, pela ambientação e pelos elementos da cultura ojibwe.

mais ou menos dos 25% aos 50% a história estava completamente parada ? sem muitos acontecimentos relevantes que realmente acrescentassem algo no enredo ?, mas nem por isso me senti incomodada, eu só queria continuar lendo pra desfrutar um pouco mais da complexidade que o livro estava causando em mim.

ao todo, o livro raramente fez com que eu ficasse gravamente incomodada com algo, só senti que os últimos 25% foram corridos ? coisa que eu sinto que poderia ter sido melhor desenvolvida ?, então por isso não foi um 5? mas de resto, um livro que me confortou do início ao fim, com personagens completamente puros e identificáveis com ações humanas. ps: quero muito ler o novo livro da angeline caso ele venha para o br!
comentários(0)comente



Jbogea 26/02/2024

É teen ou não é?
Realmente a leitura é um pouco complexa e não considero ideal para leitores muito jovens. 16+ é aceitável se você já está acostumado com leitura. Há algumas questões e cenas pesadas e acho necessário um acompanhamento com post its para relembrar os muitos personagens e palavras no idioma indígena.

? Como cheguei neste livro: passeando em uma livraria no shopping do meu bairro, onde há uma promoção de 3 livros por 50 reais. Confesso que me chamou bastante atenção pela capa - que é linda btw - e, por isso, foi um dos escolhidos.

? O que ouvi enquanto lia: o tipo de livro que eu não consigo ler ouvindo algo, por ser uma história mais apreensiva.

?Onde li: maior parte do tempo no transporte público indo e voltando para o trabalho.

? O que senti: me senti confusa na maior parte da leitura; tive que voltar para relembrar de personagens e passagens. Em alguns momentos senti que o livro foi feito para jovens adultos: camadas e mensagens fortes, thriller inteligente, feito por uma causa, para expor diversos fatos tão atuais na comunidade indígena. Nesses momentos, pensei: uau! Que livro incrível!!
Porém em outros momentos senti o livro com tom muito teen: algumas referências - ?Esquilo Secreta?, sério? - adolescentes, o desenvolvimento do romance superficial, etc.

?? Por que a nota? Por tudo que expus em como me senti lendo. Teria tudo para ser 5 estrelas, não fossem essas cenas super teen que me deram vergonha alheia. Apesar disso, tem uma mensagem tão forte sobre diversas questões que não tem como não classificar o livro como bom. Fora que os capítulos são rápidos, o que facilita e ameniza bastante a confusão com muitos personagens e a linguagem.

?? Anotações: não foi um livro que marquei muito, pois não me identifiquei tanto. Vou compartilhar uma das passagens que marquei e achei bem bonita pela amplitude de interpretações que ela pode causar:

?Se você soubesse que seria a última vez que veria alguém, diria algo profundo? Diria o quanto essa pessoa significa para você? Perguntaria algo que sempre quis saber? Pediria perdão? Agradeceria??
comentários(0)comente



aaronwxrner 02/02/2024

Thriller +16 lindíssimo !!
Amei demais esse, uma história super necessária que todos deviam ler um dia.
já aviso que tem gatilho de abus0 sexual ?? mas não é nada muito explícito.
esse livro é tão lindo, e trata de assuntos tão importantes (trauma, luto, amizade, família, legado, amor, resiliência e muito mais) de uma forma mais leve por ser YA mas super bem escrito e que te prende demais.
me encantei com a cultura desse povo indígena e com a personagem principal que é super forte e super real.
enfim não escrevi muito mas juro que vale a pena e que vai te tocar! acho que é a primeira autora indígena que eu leio, o que é uma pena porque não são muitas que tem destaque nas redes, mas deveriam.
comentários(0)comente



LarissaPatricio 19/01/2024

Serena vc também é branca
É um livro juvenil, na minha interpretação, e isso dificultou a leitura, pois diversas vezes eu ficava meio de saco cheio da personagem principal, do romancezinho, ou quando ela falava "Esquilo Secreta". Nossa... essa última me pega demais aaaa
O que eu amei no livro é ele falar sobre alguns recortes da cultura indígena norte-americana. É muuuuuuito interessante! Se fosse apenas isso, eu daria 10 estrelas kkkkk
O livro fala sobre diversos temas importantes e sensíveis: relacionamento abusivo, consumo de drogas, educação sexual, racismo, abuso sexual, etc...
comentários(0)comente



Rafael.Camozzato 11/01/2024

Esperava mais
Comprei o livro em uma feirinha no shopping por ter achado a capa bastante bonita! Confesso que pensei em largar muitas vezes, devido a idiotice da personagem pensar igual uma nerd e pelo romance esquisito. No entanto, ao final do livro a autora começa a desenvolver melhor o "mistério" e relata problemas, de acordo com a mesma, vividos por inúmeras comunidades indígenas o que tornou-o razoável.
Gostaria de outras leituras de autores indígenas, mas para uma primeira impressão não fiquei frustado
comentários(0)comente



Lizandra 08/01/2024

Eu comprei esse livro no shopping por 15 reais, haviam muitos livros la e eu não conhecia nenhum ou não era do meu interesse, quando vi esse achei a capa muito bonita e pela capa e título eu achei que fosse um livro de fantasia, como tenho o costume de não ler sinopse realmente continuei achando que era uma fantasia até o dia que peguei ele pra ler. Acho que não saber nada sobre esse livro com certeza deixou essa leitura muito melhor, e lendo o livro e entendendo sobre o que de fato se tratava foi uma experiência muito legal. Na verdade, de acordo com a sinopse esse livro é um triller, nele a gente conhece a Daunis, uma garota indígena do povo Ojibwe e não vou falar mais nada por que acho que a experiência é realmente melhor sem saber sobre mais nada. Eu achei esse livro sensacional, não conhecia absolutamente nada sobre o povo Ojibwe e achei que toda a cultura foi inserida de uma maneira muito natural no decorrer da história. Recomendo muito essa leitura, tenho certeza que você também vai se envolver bastante com a Daunis e com tudo que ela vai enfrentar. Fica o aviso também que esse livro possui gatilhos, recomendo uma breve pesquisa sobre antes de ler caso prefira saber logo.
comentários(0)comente



Mirele 07/01/2024

Uma boa narrativa sobre cultura
Eu tenho que dizer que o começo desse livro não me pegou. Tem umas partes muito jovem adulto, com uma pegada meio crepúsculo. Depois, quando a história começa realmente e sai dessa linha é que a coisa fica legal. O mistério, você tentando resolver as coisas, e o final surpreendente. Eu realmente gostei de como a história termina, de uma forma bem madura. Só tem uns detalhes que me pegam um pouco, pessoalmente que me fizeram não gostar das escolhas narrativas feitas.
comentários(0)comente



MamaLivros 05/01/2024

Uma história forte e necessária
Eu gostei demais dessa leitura, foi o primeiro livro que li com protagonismo indigena, e digo, que com toda certeza não será o ultimo, achei um livro que me levou a pensar em algo que normalmente eu não refletia sobre, mas ainda sim é de extrema importancia.
Gosto muito dos ensinamentos culturais sobre o povo da protagonista e das reflexões que ela faz ao longo da trama, gosto também do fato como é desenvolvida a história, com uma leitura bem gostosa e fluida. Apesar do assunto, não achei que o livro seria pesado, no caso para mim, eu não esperava conter um gatilho, foi bem forte e chorei bastante, não sei se isso se aplica em spoiler, mas quem for uma pessoa mais sensivel, deixarei somento no final, acho importante avisar, porque fiquei bem mal, é um tema que doí demais, mas caso não queira saber de nehuma forma, apenas não ler.
Apesar disso, o tema e as coisas que a personagem passam, são como uma forma de ilustrar, alguns dos problemas que os povos indigenas passam e como essa população apesar de todos os avanços no mundo, ainda continua a ser menosprezada e desavalorizada.







*GATILHO DO LIVRO*








(abuso sexual)
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Raissa 28/12/2023

A filha do guardião do fogo
Esse livro só não é 5 estrelas porque demorei bastante pra engajar na leitura. O começo é bem parado e me fez pensar em desistir de ler muitas vezes, em compensação o final tá longe disso.
É um livro extremamente emocionante sobre cultura, família, amor, preconceito e tudo que uma comunidade indígena passa. Tem que ler com o coração aberto, entendendo que muitas vezes a forma como pensamos não é a realidade. Esse livro me ensinou muito e eu fiquei simplesmente fascinada. A história se torna muito envolvente e a cada capítulo te surpreende, é cheia de assuntos sensíveis e traz uma protagonista forte e determinada.
comentários(0)comente



Duda.Zimmermanm 25/12/2023

Apesar da cena desnecessária (que deveria ter aviso de gatilho, inclusive), o desenvolvimento da história é muito bom com personagens muito bons e com um final ótimo e inesperado. sobre o plot, acho que poderia ter sido melhor, ele foi construído de uma forma legal e tudo, mas teria sido muito melhor se não deixasse na cara tão de início quem seria "os malvados". é isso.
Ana 15/01/2024minha estante
Amiga qual é o gatilho? Quero ler mas fiquei com medo agora


Duda.Zimmermanm 15/01/2024minha estante
é abuso sexual ?, acontece após ou no cap 40 (n lembro agr) e é mencionado de uma forma prévia nos caps seguintes


Ana 15/01/2024minha estante
Vish


Luana 12/02/2024minha estante
Meu Deus, SIM! Essa cena não tinha absolutamente nenhuma finalidade, não acrescentou nada na história, só fez a Daunis sofrer. Totalmente desnecessária :(




Vitor16Hq 26/11/2023

Uma investigação, questões sociais, luto e um romance.
Uma investigação, questões sociais, luto e um pouco de romance, isso é o que se encontra ao ler esse livro.

A história é narrada por Daunis, uma jovem de 18 anos que vive em dois mundos, a família da mãe- branca e conservadora, e a do pai- indígenas da reserva Ojibwe, e ela se sente uma estranha em ambos os lados. Quando Jamie chega a cidade, ela sente que a monotonia de seus dias acabaram. Porém ela testemunha um assassinato dentro da reserva e de uma hora para outra se vê em uma investigação do FBI sobre uma nova droga que vêm fazendo cada vez mais vítimas.

Em resumo, essa é a sinopse do livro, e na primeira camada, como uma história de investigação ele funciona muito bem, essas partes são muito bem escritas.

O livro intercala essa trama de investigação com questões sociais envolvendo os indígenas, e dentro dessa temática, eu também indico a série Yellowstone, que também aborda isso, mas de uma forma completamente diferente, e ambas fazem isso muito bem.

A construção da personagem principal é a melhor coisa do livro, o livro narra sobre uma pessoa tendo que lidar com questões familiares, planos de faculdade adiados e tragédias pessoais ao mesmo tempo, na parte do luto, a autora utilizou muito bem a escrita para transmitir o que essa personagem sente

Voltando a investigação e o romance com o Jamie, são duas coisas que são muito boas no começo, são dois personagens com muita química em suas interações, mas depois do meio, começou a se perder um pouco, na parte em que a importância do Hóquei para Daunis é mais explorada, voltou a ficar bom, mas não é a mesma coisa que no início.

Apesar de eu ter gostado do final, algumas coisas do meio até ele não me agradaram.

É uma leitura que eu indico apesar de seus problemas, é um bom livro que valeu a pena a leitura, pela construção de narrativa e pelos temas que ele aborda.
comentários(0)comente



76 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6