Malena

Malena Leoni Cruz

Resenhas - Malena

Má Powzum- @entrelinhaslivros 19/07/2023

Muito mais que um YA!
Ultimamente não venho gostando tanto de ler livros Young adult, mas confesso que Malena ganhou meu coração! O autor trouxe uma série de assuntos importantes e atuais como suíc!di0, depressã0 e ans!edade, principalmente com foco nos mais jovens, mas acaba sendo um debate para qualquer idade.

Malena apesar de complicada inicialmente, quando começamos a entender sua solidão e seus pensamentos percebemos que o que ela mais precisava era de ajuda. Eu senti muita empatia por ela, além de vontade de ajudá-la, esse livro é um grande alerta. Toda a mudança da Malena ao longo das páginas desse livro e como seus amigos fiéis foram importantes em sua jornada é encantador de se ver.

Por mais que o livro seja relativamente grande, o autor soube conduzir a trama sem torná-la exaustiva, a narrativa é equilibrada e coerente, bem como a jornada da protagonista. Malena é um livro muito real e que verdadeiramente me impactou com seus temas atuais. Confesso que fiquei curiosa por um possível segundo livro para saber o que irá acontecer com a Malena e seus amigos.

Anna Clara e Clarissa 05/04/2023

UM LIVRO QUE VAI CONQUISTAR SEU CORAÇÃO!
Oieeee, gente!!!! Há alguns dias postamos um pouquinho sobre essa nossa leitura finalizada e vocês gostaram demais! E hoje viemos trazer para vocês a resenha desse calhamaço de milhões com mais de 600 páginas, que lemos sem nem ver o tempo passar. Sério gente! Lemos MUITO rápido, não dava vontade de parar hora nenhuma. Que delícia é se envolver tanto com uma história, né?

Malena é uma garota diferente de todas as outras de sua idade. Ela é orfã de mãe e mora com seu pai, pessoa que mais a ama no mundo e que faz de tudo para a garota ser feliz. Malena não é uma aborrecente como as outras meninas, ela tem uma personalidade forte e apenas sua, muito madura para sua idade... a menina nem parece ter 16 anos! Ela é um bocado arrogante, extremamente bonita e muuuuito estilosa, de parar o trânsito. Superficialmente Malena é isso, mas sabemos que a vida vai muito além do que a imagem que passamos, ou melhor? da imagem que queremos passar.

Malena é solitária e tem uma série de problemas psicológicos. Ela lida com tanta coisa em sua cabeça que da vontade de entrar no livro e abraçá-la. É impossível não se identificar um pouquinho com essa personagem. Ela carrega um um pouco de muitas garotas adolescentes. A protagonista tenta parecer forte na frente dos outros, mas assim ela só engana a si mesmo.

A garota conseguiu uma bolsa para estudar em um colégio de elite e cursar o segundo ano do ensino médio tendo o melhor ensino possível. Mérito todo dela e de sua inteligência ter conseguido essa oportunidade para estudar nesse colégio que foge totalmente de sua realidade. E ela não vai mudar quem é para agradar NINGUÉM. Ela está determinada a deixar que pensem o que quiserem dela, ela não liga e não faz esforços para criar laços com nenhum colega. E tem muitas partes da história que parte o coração, como por exemplo ver Malena lidar com essa personalidade difícil.

No colégio ela conhece vários colegas de sala e também do terceiro ano como a Gutinha, o Guilherme, Eduardo, Giovanna, Biba e alguns outros personagens secundários. Mas o que mais vai testar a paciência de Malena será Giovanna?

Giovanna se sentiu extremamente ameaçada com a chegada da deslumbrante Malena em sua escola. E a garota fará a vida de nossa protagonista um inferno. Algumas coisas passam dos limites de ?brincadeiras normais de adolescentes? e isso terá um preço. Eduardo namorado de Giovanna não vai aceitar sua namorada mimada e patricinha fazer o que bem entende. E ai vai ter muita treta e BO.

Sem querer querendo Malena conhece a família de Biba e de Eduardo, e esse fato faz mudar algumas coisinhas dentro dela. Até que a madrasta de Edu a convida para ir na São Paulo Fashion Week e a garota aceita. Parece um sonho estar rodeada de gente famosa, importante e de elite. Realmente foi um evento dos sonhos para Malena, ela até conhece um cara pra lá de interessante que desperta nela alguns sentimentos. Mas nem tudo sai como planejado. Essa noite vai ser um divisor de águas na vida de Malena e você vai ter que ler para descobrir o porquê.

Depois disso, conhecemos uma nova versão da garota, ainda mais dolorida. Malena passa por vários estágios de insatisfação com sua própria vida, com ela mesma. Seu pai fará de tudo para deixar a filha bem, até folga alguns dias do trabalho para estar ao lado dela. Malena passa a olhar por outra perspectiva todo esse amor que o pai e os amigos tem para oferecê-la.

E esses amigos que citamos ali em cima também farão muita diferença na história da menina. Mesmo Malena querendo o contrário, eles não largam a mão da garota e se provam ótimos amigos. E teremos até um possível triângulo amoroso. Sim, atrás da redoma de vidro que Malena criou em volta de seu coração, ele ainda bate. Tem muita água pra correr nesse rio!

No livro temos diversos assuntos importantes sendo tratados e a forma como o autor exemplifica cada um deles é magnífica. É preciso falar sobre ansiedade e depressão na adolescência e a importância de profissionais para lidar com casos como o da protagonista.

E o autor já deixou avisado que a continuação está o suco do babado!!! Hahahah já ansiosas para descobrir o que vem por aí na vida da garota.

Esperamos que tenham gostado dessa (pequena) resenha. Esse livro se tornou muito especial pra gente por diversos motivos e um deles é por simplesmente entender Malena. Não deixem de ler também, não temos dúvidas de que vocês vão amar tanto quanto a gente amou!!!

Xoxo,
Anna Clara e Clarissa.

Leonardo 05/04/2023

INCRÍVEL
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Malena lançado pela editora Flyve. O livro é de autoria de Leoni Cruz e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.

Considerada extremamente inteligente e bem articulada para sua idade, Malena acaba de entrar como bolsista em um dos colégios mais prestigiados da capital de São Paulo. Ali, a menina terá que lidar com uma nova realidade, visto que muitos de seus futuros colegas são membros da elite paulistana.

Porém, isso não assusta a menina. Talvez por conta de seu comportamento introspectivo e, considerado por muitos, arrogante; o comportamento da menina de dezesseis anos não condiz muito com a sua idade.

Com apenas seu pai, que vive distante por conta do trabalho, para lhe dar amparo, Malena fez da solidão uma companheira. Além disso, a menina reluta com uma série de fardos psicológicos, e tudo isso parece ganhar uma amplitude maior quando ela é colocada nesse novo ambiente educacional.

Bom, uma das coisas que mais me surpreenderam na leitura de "Malena" foi como o autor, Leoni Cruz, consegue subverter a temática de livros "young adult" para uma coisa autoral e bem mais complexa do que encontramos por aí. Durante as seiscentas páginas desse calhamaço nós nos aprofundamos na rotina e psiquê de uma das personagens mais bem construídas que eu já li.

O livro tem um aspecto meio crônico de mostrar a nova rotina de Malena em uma disposição de três atos, cada qual responsável por nos fazer mergulhar um pouco mais profundamente no mistério que é Malena.

Começamos com Malena desbravando o novo. No colégio em que acabou de entrar, a garota terá que lidar com conflitos com Giovana e suas amigas, além de outros personagens que povoam a escola e acabam se relacionando com a protagonista de alguma forma. Eduardo, Guilherme, Biba e Taciana são alguns desses personagens. Eu gostei do fato de que todos eles ganham certo aprofundamento conforme vamos explorando a história.

O livro traz uma série de questionamentos sobre a juventude de modo muito pontual e coerente. No começo eu achava Malena extremamente irritante e 'macabra' demais, logo, é incrível ver como minha perspectiva sobre a personagem foi mudando conforme ia entendendo mais sobre o passado (e presente) da menina. A mudança da qual ela passa também é impressionante.

É sempre bom lembrar que esse livro traz alguns temas pesados que podem servir como gatilho para leitores mais sensíveis, tais como suicídio, depressão, abuso e etc. Portanto, esteja ciente de que esses tópicos serão abordados (de forma coerente e responsável, é claro).

Nesse livro nós temos um banho de referências a cantores famosos, como John Meyer, além de uma série de autores que eu particularmente amo! (Como Jane Austen e Stephen King, por exemplo).

Por mais que o livro seja gigante, não senti que a narrativa se perdeu! Pelo contrário, Leoni estabelece um ritmo cotidiano para sua escrita e ela se mantém coerente até o final, que traz algumas reflexões poderosas sobre as relações que criamos e os traumas dos quais podemos passar!

Fica a dica de leitura!

escrivadocaos 18/03/2023

"Eu não mereço você"
Acredito que as ressacas finais desta obra se estenderam até mim e meu coração. Estou impactada pelo ritmo alucinante do final que é arrebatador.

Este livro nos leva pela vida de Malena, seus pensamentos e seus conflitos pessoais quando recebe uma bolsa de estudos em uma escola da elite paulistana. Acompanhamos seu dia a dia de estudante exemplar numa vibe Dark Academy muito gostoso (diga-se de passagem me realizei através de Malena pois sempre tive esse sonho de estudar em uma escola de elite kkkk).

Malena é exatamente o meu tipo de livro! Uma história sobre a vida e tudo que se complica nela, e tudo que faz o corriqueiro complexo, profundo e até mesmo insuportável. Sobre a arte que a vida é, sobre a vida que imita a arte e sobre o fascinante que a rotina pode esconder.

Uma escrita magnífica, viciante que vai fazer você flutuar por todo o desespero e também se envolver com momentos bons inesperados, imprevisíveis, como um sopro de ar fresco no sufoco. Milagres da vida, que acontecem a cada instante.
Aperto 22 27/03/2023minha estante
Esse livro é escrito em primeira ou terceira pessoa?

Leoni Cruz 03/04/2023minha estante
Obrigado pela incrível resenha, Aruel! ???

Leoni Cruz 03/04/2023minha estante
O livro é em terceira pessoa, Severina! ?

Antonella 26/05/2023minha estante
Eu amei esse livro, viciei demais nele e até me senti parte do livro ?

Hermany.Klaus 06/03/2023

Difícil de largar
Um livro muito bom.
Difícil de parar um pouco até pra beber água haha
Adorei o enredo e a forma como ele foi desenvolvido. Nos trazendo uma história viciante, até digna de telinhas.

Malena vai ficar na memória dos melhores livros já lidos.
Leoni Cruz 03/04/2023minha estante
Fico feliz que tenha gostado, Hermany! ?

Hermany.Klaus 05/04/2023minha estante
Ficou irado cara !!

Rafael.Tagliaferri 16/10/2022

Incrível e MUITO bem escrito!
O livro é extremamente bem escrito, diálogos muito bem trabalhados, personagens completos e únicos. Traz reflexões significativas, e a construção da personagem principal é sem igual! Com certeza uma das melhores leituras, mal posso esperar pela continuação!

Adriano 15/10/2022

Livro viciante!
Um dos melhores YA que eu já li. Ótima construção e ótimo enredo. Apesar das 600 páginas, a leitura é leve e fluida. Trata assuntos sérios com leveza mas sem perder a seriedade. Muito necessário! Leitura recomendada!
Leoni Cruz 16/10/2022minha estante
Obrigado, Adriano!

Bela Ferreira 07/09/2022

Um dos livros mais incríveis e sensíveis que já li. O tipo de leitura que não se esquece nunca. Um livro absolutamente necessário, recomendo muito pra todo mundo.
Obrigado! ??

Taize @viagemliteral 31/08/2022

A primeira vez que li o livro "Malena" ainda era um pequeno projeto na plataforma do Wattpad, e hoje ele está aqui em minhas mãos nessa edição linda de viver.
É maravilhoso vermos sonhos sendo realizados, não é?
Estou muito feliz pelo autor Leoni Cruz, por ter depositado tanto amor e dedicação nesse projeto e hoje nos presentear com ele em nossas estantes.

Mas vamos ao que interessa! Conheçam abaixo um pouco sobre a história de Malena.

Iniciamos a leitura pensando ser apenas mais um clichê de adolescente, mas em pouquíssimos capítulos a gente já percebe que há uma complexidade ali que foge totalmente dos clichês.

Se tem drama de adolescente? Sem dúvidas! Mas vamos conhecer mais a fundo a protagonista Malena, que quando criança, perdeu a mãe e fora criada pelo pai, um homem muito amoroso e dedicado. No entanto, sua filha era o contrário daquele que a criou, Malena era uma garota rude, que dispensava toda e qualquer amizade que pudesse vir ao seu encontro.

Por ter uma personalidade muito acentuada, ela acabou chamando a atenção de muitos alunos do Colégio Paulistano onde recebeu uma bolsa de estudos, mas Malena apenas menosprezava a tudo e a todos ao seu redor.

Aos poucos vamos embarcando numa história cheia de marcas, incluindo garotos e garotas de classe social e personalidades diferentes.
Uma obra contendo personagens com essas características sempre nos mostram coisas importantes, afinal, viver é complexo e requer muita atenção, seja dos pais, dos amigos, dos professores. Diante disso, vamos acompanhar alguns adolescentes que não têm atenção em casa, que se jogam no mundo das drogas, da depressão e que possuem, assim como todos, muitas outras adversidades na vida.

"Malena" nos faz compreender o quanto é necessário parar e analisar nossos atos, nosso comportamento, e sermos mais gratos pelo que as pessoas nos oferecem.

"Somos poeira cósmica no meio do universo, certo? Então por que o universo inteiro cobrava cada uma das nossas escolhas através da culpa?"

Foi uma leitura muito marcante, e espero muito que vocês possam ler.
Entrar no mundo de "Malena" é complexo, mas muito, muito necessário.
Leoni Cruz 14/10/2022minha estante
Obrigado, Taize! Muito agradecido por todo o acompanhamento e força!

Antonella 30/08/2022

ADITIVO
Para começar, comprei o livro pela capa perfeita mds, não me arrependo nadinha.
Fiquei viciada na leitura, a leitura é muito convidativa e me fez querer não parar.
A história da Malena é muito chocante (chorei pra caramba), tudo que essa criancinha passou e sofreu sozinha, amei cada personagem, menos uma que me vez odiá-la com tudo meu coração, me identifiquei em vários aspectos com a Malena, a história de uma lutadora.
Obrigado, Antonella! ????

Vitor16Hq 06/08/2022

Malena
Se você está a espera de um romance adolescente em que a protagonista carismática, fica apaixonada pelo garoto mais popular... Está história não é para você! Malena é um romance jovem adulto e drama psicológico que aborda depressão, solidão e juventude. Escrito em terceira pessoa, sensível, profundo e dolorido.

A frase que está escrita na orelha do livro é a melhor definição da história que ele narra.

Tudo o que ele aborda, é muito bem encaixado na narrativa, além de ter uma ótima construção de personagens.

Tudo o que Malena vive na história é tão bem narrado que é possível sentir todas as suas emoções durante a leitura, e em vários pontos, causa uma preocupação pela personagem.
E isso não acontece só com ela, mas com vários outros personagens.

Antônio, o pai dela, dá para entender todas as suas preocupações com a filha, e a boa pessoa que ele é.

As pessoas que Malena conhece no colégio são personagens que toda vez que aparecem rendem cenas boas, valendo um destaque para a Gutinha, que participa de uma das cenas mais emocionantes do livro inteiro. E o Eduardo, que tem um dos melhores arcos de personagem do livro, com a relação dele com o pai, e os bons diálogos dele com a mãe, e a sua madrasta, que rendeu ótimos momentos.

E no caso do Guilherme e da Giovanna, são personagens que em muitas cenas, o que sente deles é raiva, principalmente da Giovanna, mas ao andar do livro a raiva foi diminuindo.

A escrita de Leone Cruz é algo que te prende a leitura, até mesmo em momentos mais pesados, e são 600 páginas incríveis, do início ao fim, o que tornou Malena, um dos meus livros favoritos.
Obrigado, Vitor! ????

Leoni Cruz 14/10/2022minha estante
Obrigado pelo feedback completo, Triz! Para uma adolescente, sua maturidade é algo sublime! Fico muito fez por ter gostado! ?