O mais cruel dos meses

O mais cruel dos meses Louise Penny

Resenhas - O Mais Cruel dos Meses

Fernanda Augusta 04/01/2023

É bom
É o terceiro livro com o detetive Gamache que leio, que na minha opinião é o Poirot canadense.

Eu até que gostei do livro, achei ele melhor que o segundo (o estranho é que o terceiro livro não cita nada do segundo, sendo que se passa no mesmo cenário...),mas ainda prefiro o primeiro.

Foram duas histórias rolando em paralelo: o assassinato e a história de um traidor infiltrado na equipe do Gamache. A história do assassinato achei bem desenvolvida e completinha, fui feita de trouxa pq não acertei quem era a pessoa culpada, nas gostei da explicação e de como se desenrolou. Mas a história do Gamache... Nossa, que anticlímax total! Sendo que isso vinha se desenrolando desde o primeiro livro pra der uma conclusão meia boca, totalmente sem graça e que só me fez querer que acabasse logo ?

Pedro.Gonzalez 18/09/2023

Maravilhoso
Comecei a leitura rápido, empolgado com o livro anterior. Mas o início é arrastado. Não me cativou logo. Por isso demorei mais do que o normal para ler.

Porém, conforme avança o livro empolga, não pelo caso investigado, mas pelos mistérios envolvendo o protagonista e sua equipe. E esses têm um final surpreendente e bem interessante.

Acompanhar os já conhecidos personagens de Three Pines é divertido e envolvente. Neste livro a autora aprofunda bastante o Gamache, mostrando finalmente sua complexidade.

As cinco estrelas não pela história, mas pelas ótimas reflexões que traz sobre temas como felicidade, inveja e amizade. Cativante e inspirador.

Mundoliterariodarose 20/07/2023

O MAIS CRUEL DE TODOS OS MESES

Dentre todas as coisas que guardamos, as piores são os segredos. As coisas das quais temos tanta vergonha, tanto medo, que precisamos esconder de nós mesmos. Os segredos criam ilusões, as ilusões levam a mentiras, e as mentiras erguem um muro.
Nossos segredos nos deixam doentes porque nos separam das outras pessoas. Eles nos isolam. Eles nos transformam em pessoas medrosas, raivosas e amargas. Eles nos viram contra os outros e, por fim contra nós mesmos.

Nossa!!!
Essas palavras aí foram foda
Nem vou falar mais nada sobre esse livro ?
Apenas que neste momento ele está no primeiro lugar da Série inspetor Gamache.
Não sei o que vou encontrar nos outros dois últimos.
Pode até ser que aconteça alguma coisa para que eu mude de opinião

Romane.Cristine 03/02/2024

Inveja mata?
Mais um livro do inspetor Gamache, significa mais parágrafos nos quais alguém faz algo que não tem relevância nenhuma pra nada, e mais uma vez o Gamache prova porque ele é o melhor no que ele faz. O livro começa com a Clara, obviamente, enterrando ovos de pascoa. Esse fato tem alguma relevância para a sinopse do livro? Absolutamente nenhuma. São onze paginas contando essa aventura de ovo de pascoa, que não interfere em nada. Depois temos adultos se comportando com adolescentes se reunindo para uma sessão espirita. Para representar um dos filmes de terror com possessão em adolescentes só faltou mesmo a tabua ouija. Como na primeira não aconteceu nada, resolveram que o mais inteligente era realizar a sessão na casa amaldiçoada da cidade. Palco da revelação final do primeiro livro "Natureza morta" e que agora era vista por todo mundo como casa mal assombrada. Pois muito bem. Os adultos seguiram para essa casa, alguns deles não estavam na primeira sessão mas foram a esta. E dessa vez cada um ouviu alguma coisa e todos estavam morrendo de medo, mas alguém de fato morreu. Gamache estava com a família dele que a gente quase não vê, aproveitando uma folga do filho dele, que levou a neta para vê-los. Então seu chefe e melhor amigo liga avisando da morte em Trhee pines e pede que ele vá lá. Lá ele descobre que a mulher morreu de medo mas teve sim uma ajudinha e ele vai descobrir quem deu esse empurrãozinho. Em meio a investigação do homicídio, ele passa por problemas pessoais e na carreira, visto que alguém está lançando noticias falsas sobre ele e sobre a sua família nos jornais. De inicio ele não da bola, mas começam a atacar diretamente a família dele e ele não faz ideia de que esse ataque vem de alguém muito próximo a ele. Eu até gosto do suspense, eu só não acho necessários alguns parágrafos aleatórios no meio da história e que não tem nada a ver com ela. Vou pôr um exemplo:

"Petter Morrow estava na soleira da porta do estúdio de Clara, espreitando a escuridão. Tinha lavado a louça, lido em frente à lareira da sala de estar e então, entediado, havia decidido ir até o próprio estúdio trabalhar por uma horinha em seu último quadro. Tinha atravessado a cozinha com essa intenção. Então por que agora estava parado diante da porta aberta do estúdio de Clara? Estava escuro e muito silencioso ali. Ele conseguia ouvir as batidas do próprio coração. Sentiu as mãos frias e percebeu que estava prendendo a respiração. O ato era simples, banal até. Ele acendeu as luzes. E entrou."

É isso. Depois disso o paragrafo já fala da sessão espirita, depois volta pro Petter nesse estúdio vendo o quadro que a clara fez. Pronto. É isso. Qual a relevância disso pra a estória? Nenhuma. Tem partes assim no começo do livro, falando de cada pessoa que mora na cidade, só pra dizer que falou deles. Oliver foi dormir. Myrna tava pensando na cidade. Ruth estava grasnando com alguém. Isso que me cansa. São coisas que não interessam, não tem relevância, mas é só pra dizer que falou de todos os moradores da cidade. O Petter mesmo só apareceu pra entrar no estúdio da Clara, dizer que o quadro dela não tava bom (porque não conseguia aceitar que as pessoas achassem que as obras da mulher dele fossem melhores que a dele), e pra mostrar a ela o jornal que fala do Gamache. Em fim. Coisas desnecessárias que eu não faço questão, e só disso mesmo que não gosto, porque acho que é perda de tempo e é só pra aumentar o número de paginas.
anna v. 09/03/2024minha estante
Entendo o que você fala sobre trechos "desnecessários", mas eles servem para compor melhor os personagens e, acredite, farão sentidos se você continuar lendo a série. A relação do Peter com as pinturas da Clara, por exemplo, vai ser central no livro 7, A Trick of the Light. No fundo, a autora pensa num arco maior do que cada livro individualmente, o que pode acabar tornando os trechos enfadonhos ou sem muito sentido. Mas se você seguir com a série, vai compreender.

Romane.Cristine 09/03/2024minha estante
Vou continuar lendo porque gosto de descobrir quem matou, mas honestamente, nenhum dos personagens da cidade me interessam, realmente é cansativo, não me interessam em nada. Me interessa o Gamache, que teoricamente é o protagonista, mas percebo que o foco não é ele e sim o pessoal da cidade

Brubs_Ono 13/05/2024minha estante
Eu não gosto do Peter e desconfio muito dele, acho crucial cada cena dessa que pode não ter relevância para o livro atual mas tenho certeza que vai ser importante nos próximos livros. Igual a menção sobre o caso Arnot dês do primeiro livro e como agora tudo fez sentido.

najm0 21/01/2023

eu achei muito legal e interessante a história, mas não foi um daqueles livros que a gente fica sem base quando acaba a leitura.
eu achei super gostosinho de ler, tem umas "cenas" muito assustadora kkkkk mas nada comparado ao que passei lendo verity e suicidas. ainda assim eu gostei. não dou 5 estrelas por não ter sido um livro tão fascinante, não era essa palavra que eu queria usar, mas não consigo pensar em outra, enfim, nesse genero literário eu já li melhores, mas eu ainda assim recomendo esse

Iizzie 08/03/2024

É bom, mas...
Não sei se é um problema meu com a autora, mas meu Deus do céu que livro lento! Gosto do Gamache e da maneira como resolve as investigações, porém, acredito que a narrativa em si poderia ser um pouco mais fluída.

O livro em si é bacana, me deixou um pouco confusa, mas é tranquilo.

Fátima Lopes 05/11/2022

A autora é competente em criar personagens bastante críveis , mas a trama foi prejudicada pelos desdobramentos do "caso Arnot" que se arrasta desde o primeiro volume da série.

Luana 15/05/2024

Se você gosta de suspense anota essa dica, O Mais Cruel dos meses é o terceiro livro de investigação do inspetor Gamache. E a história será em torno de um vilarejo de Three Pines no Quebec.

Esse vilarejo é acolhedor, todos se conhecem e são muito amigos, porém aconteceu uma morte misteriosa, Gamache e sua equipe são os responsáveis para descobrir quem matou Madeleine.

A morte aconteceu durante um ritual espírita, em uma casa abandonada. Uma misteriosa " vidente" aparece na cidade pra passar uns dias, assim que alguns moradores sabem sobre ela querem fazer uma sessão espírita, a primeira sessão foi na pousada em que está hospedada, mas alguém da a ideia de irem até essa casa abandonada para espantar os espíritos ruins.

Mas essa segunda sessão não sai como o esperado, ou essa sessão na verdade foi como esperado com uma vítima fatal?

E é nesse contexto que somos imergidos a esse vilarejo e a uma série de segredos, uma leitura bem fluida, com muito mistério a vida nesse vilarejo não será mais a mesma e você está convidado a mergulhar nesse mistério.

AlanaDeduck 30/05/2024

Imersivo
O terceiro livro com protagonismo do Inspetor Gamache é incrivelmente bom. O melhor até agora. As personagens são bem exploradas, principalmente o próprio Gamache e sua história particular. O vínculo criado com ele é tão forte que a gente passa a se importar realmente com ele, a ponto de prender a respiração, ansioso com o que vai acontecer.
Contudo, não posso deixar de mencionar a similaridade do enredo com a obra de Agatha Christie "a noite das bruxas".
Recomendo muito a leitura, vale a pena.

Brubs_Ono 02/06/2024

Empolgante
Ousado, místico, interessante, empolgante.
Amei este livro, quantas reviravoltas que nós tivemos!!
Estou adorando muitooooo o desenrolar de toda a historia dos personagens.