Filósofo dos Livros 10/07/2022
O Melhor Livro para Influenciadores!!!
Venho falar sobre um livro que considero como um dos melhores a respeito do assunto “Influenciadores”. A obra “Profissão Influencer – Como Fazer sucesso dentro e fora da Internet” foi escrita pela empresária Fátima Pissara e traz lições que poucos influenciadores realizam.
Já li alguns livros sobre o tema e, sinceramente, foi uma decepção. Geralmente, os influenciadores só se preocupam na utilização das hashtags mais bombadas e títulos chamativos. Enfim, são livros que apenas se preocupam com autopromoção e não nos levam a um caminho de melhoria das pessoas. Parecem que tudo é voltado apenas para o dinheiro custe o que custar.
Não há nada de errado em querer uma situação financeira melhor, porém não podemos querer algo melhor, utilizando as outras pessoas como escadas. Infelizmente, muitos influenciadores perderam o senso da Ética.
Fátima Pissara vai contra essa maré de autopromoção exploratória do indivíduo. Mostra que é possível crescer e ao mesmo tempo conduzir outras pessoas ao sucesso. Ela nos lembra de que a capacidade de influenciar é algo que vem desde o começo da história, apesar do assunto ter alcançado uma relevância maior em tempos de Redes Sociais.
Um elemento que é contínuo ao se falar de influência costuma ser negligenciado. Sempre se falam de técnicas, porém se esquecem do mais importante que são as pessoas.
Se queremos ser grandes influenciadores, temos que colocar como prioridade o ser humano. Temos que manter em nossa mente que devemos priorizar quem está do outro lado da tela, ignorando algoritmos, volume de criação e produção em massa. Somos seres humanos se relacionando com seres humanos.
Muitas vezes, somos tentados a valorizar influenciadores com o maior número de seguidores e visualizações, mas isso não garante que somos grandes influenciadores de fato. Muitas pessoas ligam o celular em seus stories, por exemplo, e deixam como “som ambiente”. Como os algoritmos entregam o conteúdo dessas pessoas, elas tendem a ter número altos de visualizações que geram um número maior de entrega, porém tais pessoas não geral influência alguma.
O lance de ser um bom influenciador está na sua capacidade de melhorar o comportamento das pessoas ao interagir com elas. Por esse motivo, Fátima Pissara de forma brilhante nos ensina maneiras de se conectar com nosso público-alvo e gerar empatia neles.
O objetivo não é gerar relações frias por meio de hashtags escolhidas apenas para ter grande número de visualizações. O influenciador tem de objetivar a outra pessoa e procurar fazer com que ela cresça usando seus produtos ou informações.
Pissara demonstra que é possível criar um tipo de influência muito mais humanizadora. É fundamental que sejamos nós mesmos para dialogar com pessoas de verdade, que conheçamos com quem estamos falando e sobretudo consigamos a evolução do outro sem fazer com que ele se torne simples objeto de exploração.
Sem sombras de dúvidas, esse livro deve ser lido por pessoas de caráter que não vivem em função de seu ego, mas que tenham a preocupação de melhoria da sociedade.