Árvore Inexplicável

Árvore Inexplicável Carol Chiovatto

Resenhas - Árvore inexplicável

Geovana802 10/09/2024

Perfeição
Eu amo a escrita da Carol, esse livro só deixou mais evidente!!! Desde as primeiras páginas já estava apegada a Diana e chorando pelas mentiras dos amigos? Perfeito do início ao fim!! Amei demais!!!

Pedro P. R. 21/08/2024

Árvore Inexplicável é o mais recente lançamento da Carol Chiovatto, lançado em 2022 pela Editora Suma e trazendo uma vibe de realismo mágico muito similar ao de sua outra obra, Porém Bruxa.

Cada vez mais eu consigo sentir uma semelhança entre a escrita de Carol Chiovatto com uma outra autora que gosto muito, a N. k. Jemisin. As duas conseguem fazer um trabalho excelente trazendo assuntos delicados e muita diversidade em seus personagens.

Nesse livro acompanhamos Diana, uma estudante de historia na USP que tem o estranho talento de ver alguns fenômenos inexplicáveis envolvendo árvores e aranhas. Ao tentar descobrir se essas visões são reais ou não, ela vai ter sua vida bagunçada e todos ao seu redor colocados em perigo.

Um ponto interessante sobre a obra é por ela se passar entre os momentos antes e logo após o inicio da pandemia, o que pode trazer um pouco de gatilho para alguns leitores que sofreram ou perderam pessoas durante essa época, por isso estejam avisados.

Tenho que elogiar o trabalho da Carol, ela fez uma construção e desenvolvimento de personagens incrível nessa obra, criando um mundo rico de detalhes que nós como leitores nacionais conseguimos nos identificar sem problemas.

Ansioso pelos próximos trabalhos da autora.

Thais 29/07/2024

São muitas as coisas incríveis nesse livro: a vivacidade dos cenários paulistanos, a forma como a magia se entremeia de forma tão natural, os personagens apaixonantes, o bom humor que me fez rir por referências tão gostosas, a forma como o cenário da pandemia foi colocado entre os acontecimentos fantásticos.

Mas, no fim, o que mais se destacou para mim foi que ele é um hino em defesa da ciência brasileira, celebrando sua competência e qualidade apesar de todas as dificuldades enfrentadas.

Cristall.Hannah 24/07/2024

Esse é mais um que entrou para a lista dos meus favoritos DA VIDA.
Eu li esse livro em 4 dias. 4 dias que mal consegui pensar me outra coisa que li até os olhos arderem, seja de cansaço ou de emoção. E fiquei tão maravilhada com ele que emendei imediatamente Senciente Nível 5. Este que literalmente só parei de ler quando cheguei na ultima palavra, naquele mesmo dia. Eu espero que a Carol não lance muitos livros por ano, pois preciso conseguir viver a vida e ganhar meu sustento, para poder continuar comprando seus livros, claro.

Tati 20/07/2024

Já conhecia a escrita da autora e assim como nos outros livros, esse não decepciona. A escrita é ótima e a autora nos entrega uma fantasia muito bem elaborada, com fatos reais e uma ambientação de São Paulo perfeita, além da parte universitária que nos insere na história.
Achei muito interessante nas notas finais da autora a citação dos abaobi nas cartas (?) que foram escritas sobre o Brasil, em relação aos homenszinhos azuis. Foi bem interessante esse detalhe.
A experiência de leitura foi agradável.

Christina B I @portal.da.romantasia 11/06/2024

Fantasia, romance e acidez. @portal.da.romantasia
📚A TRAMA📚
Diana está terminando o curso de História na USP e já não aguenta mais a rotina cansativa de ir e voltar entre Guarulhos e São Paulo. Desde nova, ela vê uma névoa colorida perto de algumas árvores até que uma noite saca que não é a única. Aí seus amigos soltam uns segredos sobre um ecossistema complicado e cheio de conspirações que agora Diana vai ter que enfrentar.

🙉FANTASIA ORIGINAL E COM EXPLICAÇÕES CIENTÍFICAS🌳
Não vou dar spoiler da magia do livro, mas a parte fantástica é super original e se mistura com a realidade de um jeito que quase dá pra achar que tem explicação científica. Têm macacos, aranhas, árvores... uma loucura!

❤️MIGALHAS DE UM ROMANCE FOFO 🥰
O romance é entre Diana e Miguel, o irmão do melhor amigo dela. São apenas migalhas, mas é uma delícia acompanhar. Tem uma cena quente, mas mais sugestiva do que explícita. E o livro tem bastante representatividade de forma autêntica e realista.

⭐IMPRESSÕES⭐
Como especialista em direito ambiental e professora universitária, curti demais o clima acadêmico e científico do livro. As questões ambientais e políticas são a minha cara, e o jeito como são abordadas é suave e natural. E não dá pra esquecer os quotes incríveis além de referências ácidas que te deixam pensando, junto com toda a aventura que rola. E o romance? Foi bem construído, tipo um flerte que vai evoluindo e te deixando na expectativa. Amei cada detalhe, incluindo o final e a forma humana e dolorosa como a autora abordou o heroísmo. Enfim, o livro é simplesmente incrível e me faz pensar: por que não li antes? Acho que era preconceito com autores nacionais, que já superei. E foi a mesma quando decidi ler mais autores não brancos. Descobri muitos talentos novos, especialmente entre os africanos e os árabes. Recomendo demais sair da bolha dos livros dos EUA; há um universo lá fora. Enfim, Carol se tornou uma das minhas autoras favoritas, e quero ler tudo que ela publicar.

site: https://www.instagram.com/portal.da.romantasia/

Lu 06/06/2024

Excelente e ponto.
Livro de fantasia do jeito que a gente gosta, com elementos fantásticos muito bem desenvolvidos, bastante ação e de quebra, romance.
É excelente e ponto. Pontuação extra por ser brasileiro.

Lays130 30/05/2024

Vim esperando não me animar muito já que a grande maioria prefere o primeiro livro da autora (que amo) mas fui impactada por uma personagem que como eu mora em Guarulhos, e como eu é formada em História, isso foi o suficiente para me animar e o desenrolar dos capítulos o suficiente pra me apaixonar pelo livro e terminar com um gostinho de quero mais.

eajsixart 27/05/2024

Acompanhei o lançamento mas nunca tive a oportunidade de ler, então eu tava com a expectativa altíssima e talvez isso tenha sido meu erro. a história é mt interessante, a capa é linda, mas os personagens são completamente INSUPORTÁVEIS e a escrita é péssima. ruim, apenas ruim.

Aline.Armond 02/05/2024

A ideia da história é muito boa, gosto dos elementos fantásticos e da nova realidade que a autora criou. A relação que mais gostei de acompanhar foi entre a personagem principal e a irmã, porque as demais infelizmente tiveram muitos problemas pra mim. Principalmente o romance, sem noção. Me deixa muito feliz quando leio um livro brasileiro que explora bastante os nossos territórios, achei a ambientação na pandemia bem feita e amo o contexto de pesquisa científica, que foi bem completo. Mas muitas cenas foram confusas, alguns diálogos foram vergonhosos e a relação entre os personagens ou certas atitudes que eles tomaram não me convenceram.

Silmara.Miquelof 26/04/2024

Muito bom!
Árvore Inexplicável foi meu primeiro contato com fantasia urbana, e sinceramente, eu amei! Achei um estilo bem legal e de fácil leitura, faz a gente entrar com facilidade na história por já conhecermos os lugares citados. Foi uma experiência muito agradável.
Achei uma leitura bem fluída, de fácil entendimento e fácil conexão com os personagens.
Já estou curiosa pra ler outras obras da autora.
Indico muito a leitura.

Glau Anjos 11/04/2024

"quem sabe os humanos não fossem a espécie dominante do planeta, tão móveis e efêmeros; talvez algum deus das plantas nos houvesse criado para cuidar delas."
Árvore Inexplicável. Carol Chiovatto

Uma história bonita, interessante e tão íntima por ser uma obra nacional. A familiaridade deixa a leitura agradável. A forma como a escritora começa o livro com uma história meio boba, um romance meio infantil e tudo isso vai evoluindo e construindo uma narrativa intrínseca, ao final nenhum dos personagens são os mesmos. Um excelente livro!

Ana Lívia Mourão 11/04/2024

Fantasia urbana super bem escrita com relatos científicos e enaltecendo toda a pesquisa científica brasileira, porém muito datado, o que é uma pena ?
Talvez eu não tenha conseguido me apegar tanto aos personagens por ter engatilhado leituras que amei muito uma atrás da outra.
A escrita da Carol é fantástica e quero muito ler os outros livros dela!

Giany.Alves 06/04/2024

Uma leitura bem fluida e leve. Um romance contemporâneo com personagens atuais.
Diana é capaz de enxergar fenômenos que não são normais.
Numa dessas visões, percebe um rapaz olhando assim como ela para o fenômeno, posteriormente descobre que o jovem é o irmão de seu amigo da faculdade, conforme aumenta o vínculo com seu amigo Tiago e o irmão dele, descobre um ecossistema com fenômenos diferentes, e passa a entender o que via. Na busca te manter esses fenômenos em segredo se veem envolvidos numa trama de pesquisas secretas, fugas e perseguições.

Nemésia 04/04/2024

Literatura Fantástica Brasileira Quase Perfeita.
Vamos ser sinceros, não lemos fantasia nacional, mesmo porque são muito raras e dificilmente encontramos uma indicação. Posto isso, essa foi a minha leitura de uma fantasia nacional e eu não poderia ter começado de maneira melhor. Árvore Inexplicável é fabuloso. Não há nada melhor do que, ao ler, você reconhecer os lugares por onde a história caminha. E qual paulista não conhece a árvore do Ibirapuera que é uma das personagens principais deste livro? Por falar nas personagens, que construção sensível e sem imposições descabidas, a representativa e posta de forma tão natural e comum entre aa personagens que é sublime. O crescimento de cada personagem ressalta ao olhos e faz sentido dentro do enredo da história e não surge do nada baseado em algum aspecto mágico que facilita os buracos de enredo que se percebe em outras histórias de fantasia como lemos por aí. Já o aspecto fantástico baseado na fauna, flora e cultura brasileira é simplesmente maravilhoso, encantador e sensível como nunca antes havia lido.
Enfim, um livro fabuloso.
Se ainda não leu, está perdendo seu tempo.
Na minha opinião.