Terceiro Saber

Terceiro Saber Roberto Campos Pellanda

Resenhas - Terceiro Saber

Samuel1106 05/10/2023

História muita boa com personagens cativantes e um mistério bem gostosinho de acompanhar, além da ambientação que é bem envolvente

Jessica Pertile 18/07/2023

Um épico incrível! - surtei com o plot!
🚩Quando a cidade santa é conquistada a bandeira vermelha é erguida! 🚩

🚩Astan é a cidade Sagrada e é lá que conhecemos a protagonista Priti.

⚔️Priti é investigadora de homicídios e policia de Astan uma cidade com leis abraâmicas rígidas e que não aceita com bons olhos mulheres em cargos como esse que Priti conquistou.

🚩Ela tem um protetor, alguém que a acolheu e está a cima dela em comando na policia e sim, é ele que segura as pontas pra que ela se mantenha ali executando seu trabalho melhor do que qualquer outro no time.

⚔️Mas uma morte marca a investigação onde Priti é chamada e tudo começa a ficar tenebroso quando descobrem quem é esse homem e a quem ele responde.

🚩Mortes, traições, perdas e uma surpresa muda a vida de Priti e ela conhece Luca, que faz parte do time dos conquistadores e mostra um lado da vida que a Priti desconhece.

⚔️Com criaturas nada naturais, conspirações de religiões dominantes, profecias e um plot que não acreditei 🥹 essa prequela que é o terceiro saber me deixou sem palavras no final porque...como o escritor fez aqui? GOTTT você tem um concorrente que ama riscar personagens na história!

🗣gente, esse livro me pegou de jeito, eu não esperava essa história, ela é IMPREVISÍVEL! chocadaaaa com isso e adoro, é claro! - somos apresentados a Astan que é uma terra sagrada e que como toda religião dominante quer se manter fechada para não haver contaminação externar e isso é bom? ruim? - temos bons diálogos que nos levam a uma excelente reflexão sobre isso. A protagonista Priti é apaixonante, a história dela e até a forma que ela é cabeça dura. Mas o melhor foi a transformação que ela teve na história, eu gostei muito. O Luca é o desconstruidor do mundo da Priti, nem preciso dizer que adorei, né? e toda a história em si é muito rica, com detalhes e uma trama absurda que deixa nós leitores viciados na história do inicio ao fim. E falando em fim, que fim foi aquele, hein? - paizinho protetor dos leitores emocionados, nos proteja nessas leituras! 😅 Indico de mais o livro. Se você gostou de GOT vai gostar desse livro!

site: https://youtu.be/JMRzkx16S-4

Pedro P. R. 30/05/2023

Curto e gosto de ler
O Terceiro Saber é meu quarto contato com a escrita de Roberto Campos Pellanda. O meu primeiro se deu por parte do conto O Mar Que Veste o Mundo, que se passa no mesmo universo deste livro, e em seguida li as primeiras obras o autor, a duologia Além-Mar.

Algo interessante de ler mais de um livro do mesmo autor, lançado em anos diferentes, é poder notar o quanto ele evoluiu como escritor nesse tempo. Já tinha sentido isso um pouco entre O Mar Que Veste o Mundo e a duologia, mas agora em O Terceiro Saber esse detalhe fica muito mais perceptível.

A história gira em torno de Priti, uma talentosa investigadora que precisa lidar com o caso de um assassinato na Cidade Sagrada de Astan. Uma cidade com características do Oriente Médio governada por um povo ocidental. Isso faz com que a trama gire um pouco em volta de conflitos geopolíticos, sejam dos líderes dos dois povos se chocando, diferenças religiosas e por aí vai.

Os dois principais pontos na história são a construção e desenvolvimento da protagonista que achei bastante profunda e cativante, assim como a caracterização do cenário onde a história se passa. Após ler a Trilogia Daevabad lançada pela editora Morro Branco que foca bastante na ficção do Oriente Médio, consegui notar com um pouco mais de facilidade das referências culturais trazidas pelo autor para sua obra.

Agora que o me falta fazer é me preparar para ler Maré de Mentiras, afinal, O Terceiro Saber é uma história de introdução para o universo. Apesar dela ter seu início, meio e fim, fica claro no escopo geral que ela só veio para nos preparar para o que será a série Mar Interno.

MateusCantele 07/05/2023

“O terceiro saber se refere às coisas sabidas pelo coração e pela alma.”
RESENHA
Terceiro Saber - @rpellanda
Classificação Indicativa (10+)
“O terceiro saber se refere às coisas sabidas pelo coração e pela alma.”
Terceiro Saber é um Romance Policial com Fantasia Urbana de 165 páginas escrito por Roberto Campos Pellanda e publicado pela AVEC Editora. O livro é uma prequela da série principal “Mar Interno” que já teve seu primeiro volume da trilogia publicado em 2023. Sendo uma prequela, a história tem a função de desenvolver o rico cenário que será explorado na trilogia principal. Entretanto, “Terceiro Saber” vai além.
Acompanhando a história de Priti Kandel, rodamos pelas ruas de Astan, a cidade sagrada, investigando diversos casos de homicídios misteriosos que, devido às pistas, parecem estar relacionados com toda a rede de comércio da cidade. Tudo fica ainda mais complexo quando um dos mais poderosos homens de negócios de Astan é assassinado e ela precisa resolver o crime, antes que a impeçam.
Algo que gostei muito nesse livro é a velocidade da narrativa. Por ser um romance policial, a investigação te envolve e os diversos conflitos abordados pelo autor fazem a leitura ser rápida, divertida e engajante. Além disso, as reviravoltas do roteiro são precisas. Tirando toda a segurança e nos jogando na angústia dos personagens de que tudo pode acontecer aqui em Astan.
Falando na cidade, Astan e toda a ambientação do livro é baseada na idade média, porém, fugindo do espaço comum da literatura, a ambientação foca na idade média oriental, saindo da visão eurocêntrica que temos do medievo e mergulhando na cultura oriental. Sendo o coração pulsante da Rota da Seda, Astan é uma cidade viva, cheia de movimento e cultura.
Cultura essa que é utilizada de forma muito interessante no livro, embasando diálogos e sendo usada contra ou à favor da protagonista em momentos chave da história. Não pretendo dar spoilers, mas uma das minhas partes favoritas do livro está relacionada com o uso de um costume religioso por um personagem para evidenciar uma tentativa de aproximação da protagonista. É essa riqueza de detalhes que faz a narrativa se tornar única e deliciosa de acompanhar.
Não bastasse a intrigante investigação policial. A fantasia urbana dá o tempero final para uma história incrível se tornar única. Quando o sobrenatural é adicionado à narrativa, o livro engata a marcha da ação e somos tragados para uma espiral de perigos e perseguições. O livro ganha outra camada de entretenimento.
Acredito que já tenha dado motivos o suficiente para que você saiba que Terceiro Saber é um livro excelente, mas deixei o melhor para o final. Terceiro Saber é sobre laços familiares. Principalmente a paternidade. Algumas cenas nos fazem refletir por horas. A espiritualidade contida nos diálogos entre Priti e seu pai no primeiro capítulo ainda ecoam em minha mente. Os laços de amor são tão poderosos que podem ultrapassar as barreiras da vida, da morte e do tempo.
Recomendo Terceiro Saber para todas as pessoas que gostam de ficção histórica, fantasia urbana, e um bom thriller policial. É certeza de horas de leitura divertida.

Quer ler mais resenhas e conteúdos literários?
Me siga nas redes:
Twitter: @mateus_cantele
Instagram: @autormateuscantele

Juliani8 20/10/2022

O laço do destino
A escrita do Roberto é excelente, logo minhas pontuações sobre "O Terceiro Saber" não poderiam ser mais positivas. Amei os personagens, a história é muito coesa, a leitura é bastante fluída e, claro, nos deixa extremamente curiosos para o que está por vir nas continuações. Estou muito animada para ler os próximos livros (só espero que o Roberto tenha um pouco mais de piedade dos meus personagens favoritos kk).

Michelle 19/10/2022

Mais uma experiência fascinante com a escrita desse autor do qual sou fã assumida!
Em Terceiro Saber, conhecemos Astan, a Cidade Sagrada que se vê no meio de um grande conflito de interesses entre Ocidente e Oriente, bem como a chegada de uma doença aterradora.

?Alguma coisa muito importante estava acontecendo; algo sacudia as engrenagens do mundo e o descompasso oriundo disso se fazia evidente, quase audível no ar.?

Além disso, o assassinat0 de Hawid Dewar, um homem poderoso, promete abalar ainda mais a região.

?O problema se apresentou imediatamente: o mort0 era um homem poderoso, com conexões políticas cujas ramificações pareciam infinitas. Sua influência chegava a Astan e ia além.?

Priti, investigadora da polícia de Astan, embarca numa difícil e arriscada missão para solucionar o crime.

?Priti se agachou ao lado do corpo. Identificou com facilidade o único ferimento que ele exibia: um grande corte de formato fusiforme, com as margens regulares e tintas de sangu3. Tirando isso, não havia mais nenhum sinal de violênci4. Ao lado do corp0, um livro estava aberto sobre o piso, com a capa voltada para cima. Ela o apanhou com cuidado para mantê-lo aberto no mesmo ponto. Examinou a página com dificuldade pela falta de iluminação adequada.?

Apesar de ser uma obra curta, o autor desenvolve com maestria a trama e os personagens, principalmente Priti, nossa protagonista, que convive com a dor do luto que a confere cicatrizes permanentes.
O autor aborda ainda temas complexos como Religião, Política e Ciência.
Com uma trama inteligente e arrebatadora, Terceiro Saber é uma experiência imperdível.

Queria Estar Lendo 23/09/2022

Resenha: Terceiro Saber
Terceiro Saber é um prequel do universo Mar Interno, uma história criativa que mistura investigação, fantasia urbana e boas cenas de ação. Lançamento do autor Roberto Campos Pellanda - que fechou parceria com a gente -, hoje tem resenha em parceria pra falar sobre a história.

Estamos em Astan. Uma cidade dividida por conquista e religião, controlada pelos colonizadores ocidentais que nada entendem da cultura local, nem mesmo da fé e do idioma. Há estabilidade. Mas ela sempre parece resistir por um fio.

Conhecemos Priti, uma investigadora da polícia de Astan. Ela e seu chefe recebem um caso de grande risco, envolvendo o assassinato de um poderoso comerciante. Priti precisa entender o que aconteceu, e solucionar esse crime. No entanto, outros casos parecem se interligar a esse, criando uma rede de problemas cada vez mais impossível de decifrar.

Terceiro Saber é uma história extremamente criativa sobre uma cidade à beira de uma guerra de conflitos. Foi inspirada nas Repúblicas Marítimas do Mediterrâneo, abrindo alas para a fantasia épica que será a série Mar Interno - lá, vamos acompanhar três protagonistas.

O cenário pitoresco e criativo de Mar Interno dá espaço para uma instigante investigação criminal. Do começo ao fim, a trama se desenvolve muito bem, com uma narrativa fluída e reviravoltas interessantes de acompanhar.

"O caos e a desordem são o caminho necessário para se chegar em algum outro lugar."

Priti foi uma protagonista excelente. Terceiro Saber divide os pontos de vista dela com outros em pontos chave da trama. Mas é ela quem move essa história. Uma personagem inteligente, que pensa duas vezes em cada passo antes de dá-los. Aquele tipo de liderança que dá gosto de acompanhar em uma investigação.

O clima que permeia a trama é bastante urbano; o cenário de Astan, inspirado em cidades do Oriente Médio é muito rico em detalhes. Assim como toda a inspiração da história, que, conforme comentário do autor Roberto Campos Pellanda, veio das Repúblicas Marítimas do Mediterrâneo e do Oriente Médio.

As descrições de casas, palacetes, ruas, vestimentas, é tudo muito visualmente impressionante. É aquele tipo de história de fantasia que te coloca dentro do mundo, e te apresenta ele em todas as suas cores e detalhes. A cidade de Astan é uma personagem viva, tal qual os outros que movem a história.

"Há mais conhecimento acumulado nas cores de um poente de outono do que em todas as bibliotecas do mundo."

Conforme a investigação de Priti avança, ganha novos rumos. O que parecia um simples assassinato se desdobra em uma trama política que envolve traições e tramoias maiores do que a investigadora esperava. Quase como um presságio de que algo grandioso está por vir. Alguma coisa que pode mudar o mundo para sempre.

Tem uma questão bem pontuada em Terceiro Saber sobre conflitos religiosos acompanhando a narrativa. Astan é uma cidade conquistada, e existe o rancor com os invasores e seu mundo diferente; existe também um entendimento de que qualquer empurrãozinho pode levá-los a uma guerra santa, motivada por essa crescente de sentimentos rancorosos.

A narrativa do autor não tem pressa em te explicar as coisas. As respostas chegam quando e como precisam chegar, em diálogos bem pontuados e fluídos entre personagens bastante interessantes. Luca foi um que gostei demais de conhecer; ele dá uma guinada na trama, surgindo num momento chave, e introduz um novo lado da história. Alguém que não pertence a esse cenário, mas é parte dele.

"Mas também era verdade que a menina que sonhava em estudar as estrelas, havia muito que não existia mais."

A fantasia aparece com calma, também. São elementos que vão se desdobrando, e de repente se tornam muito importantes. O conceito do terceiro saber, por exemplo, é muito interessante; e quando participa da narrativa, é essencial para ela. Quase como a vibe de A Oração dos Miseráveis, em que a cidade e o fantástico se misturam tão bem que você acredita em tudo aquilo que está lendo.

Já dá para ter uma bela ideia do que vai ser a série Mar Interno só com esse primeiro vislumbre de acontecimentos. Servindo quase como um prólogo, Terceiro Saber estabelece conflitos, universo, e um final bombástico. Assim, dá margem para um grande desenvolvimento do que acompanhamos aqui.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2022/09/resenha-terceiro-saber-roberto-campos.html

Vanessa 08/09/2022

Terceiro Saber é eita, atrás de eita e muita ação!
Quando eu vi um post do autor falando que o Terceiro Saber é aquela fantasia urbana que encontra um romance policial, já fiquei muito interessada. São duas coisas que amo. Mas eu não estava preparada para o que estava por vir.
A obra de Roberto Pellanda começa de forma cautelosa. Mostrando o complexo universo do qual ela faz parte. Religião, ciência e política são coisas muito importantes nesse mundo. Mas quando tudo é estabelecido e um crime é cometido, a correria começa. E que fique bem claro: Não estou reclamando! Porque isso é uma das coisas que o torna interessante. Sempre que você acha que a história vai se resolver, algo novo surge e atrapalha a vida da protagonista. Então você provavelmente vai se surpreender!
Mesmo com suas poucas 186 páginas Roberto também consegue desenvolver bem seus personagens, principalmente a sua protagonista. Priti Kandel é uma mulher da razão, forte, guerreira, que passou por muitos problemas e traumas na vida e que nesse momento precisa encarar o fantástico. Um novo mundo de coisas “irreais” se apresentam pra ela e mostram como ela é importante naquele cenário. E a relutância de Priti em aceitar tanto o seu papel, quanto o assombroso mundo novo é tangível de tão forte. Por isso eu acho que poderia ter ido um pouco além. Mas como eu disse, são poucas páginas.
Terceiro Saber é um livro inteligente. Um romance policial que parte para a fantasia, abordando temas como intolerância religiosa e a importância do tempo, com MUITA, MAS MUITA AÇÃO! No final das contas você vai ficar (assim como eu) com vontade de ler mais do universo e conhecer as outras obras do autor.

Adriana 03/09/2022

Sem palavras, sério, eu amei tudo nesse livro! Comecei a ler após ter lido o conto O mar que veste o mundo (que eu amei) e também porque a sinopse me interessou muito, claro, e acabou que fui surpreendida com a história toda. O final foi totalmente inesperado, e eu preciso de mais do universo de Mar interno, por favor!
Vou até aproveitar pra ler outros livros do autor porque amei demais e escrita dele.