Uma noite na Itália

Uma noite na Itália Lucy Diamond

Resenhas - Uma noite na Itália

Yasmin.Valim 17/08/2022

Não teve nenhuma noite na Itália
O livro tem uma escrita excelente e amei toda a aura italiana que tem. As histórias também tinham seu próprio carisma.

Apesar de gostar das três principais, as histórias se perderam um pouco, muita coisa acontecia sem ter o devido desenvolvimento.

A história da Catherine perdeu a graça quando passou o plot principal, e o final foi muito sem graça e e ela merecia pelo menos dar um farrapo em todos.
A da Sophie terminou bem, apesar de ter sido corrida e eu queria ver mais do "romance" dela.
A da Anna foi a melhor sem dúvidas, terminou bem e tudo foi no seu devido tempo, a que eu mais gostei de acompanhar.

O começo foi lento, mas a leitura flui depois dos 30%. Mas acho que vale a pena.
Henris Andrade 03/10/2022minha estante
Está na minha lista de leituras. Terminei hoje O Café da Praia da escritora.

gi :) 29/11/2022minha estante
acabei de ler o livro, e concordo com você, a história da Anna cm toda certeza é a melhor mesmo, e a da Sophie eu acho que poderia ter cortado algumas partes pra poder focar mais em outras, a da Catherine na verdade não me prendeu tanto, mas até que gostei como se desenvolveu pro final, acho que ela merecia mais mesmo como você até comentou, mas o final com os filhos dela foi bom, até pq ela sentia que eles não gostavam dela e esse tipo de coisa, ent, acho que esse momento que ela teve com eles sem o Mike, foi bom.

â mar â´ 18/12/2022minha estante
nossa sim! concordo tanto. A Catherine foi a minha personagem favorita, mais história dela se perde um tanto

Marcia.Araujo 24/11/2023minha estante
Comentário perfeito!

_hprs 09/05/2024minha estante
comentário super cirúrgico. fiquei chateada e até um pouco decepcionada com o final da Catherine, para mim ela merecia muito mais. Apesar disso, achei o desenvolvimento da história muito gostoso e fluido, divertido. ri muito durante essa leitura

Victor225 01/03/2023

Cadê a Itália nesse livro????
Apesar de apresentar uma proposta interessante com três personagens principais, cada uma com uma história diferente que acabam se cruzando, não cumpre um bom desenvolvimento narrativo e só faz com que a leitura seja enrolada e entediante.
O livro, uma noite na itália, desde o início se mostrou cansativo com capítulos enormes que pareciam que não acabavam nunca (mas talvez seja por conta da enrolação constante que a história tem). O fato de os capítulos se alternarem entre cada uma das três, faz com que uma história que estava crescendo volte a estaca zero. Como quando um plot se mostrava minimamente interessante mas pula abruptamente para a vida monótona de outra personagem.
Acho que o grande problema do livro; aliás, é não ter uma história realmente definida, não tendo um objetivo. Por exemplo, quando o romance só é explorado nos últimos capítulos do livro (que aliás, é muito mal desenvolvido e uma das personagens acaba o livro ainda incerta sobre que rumo tudo aquilo vai tomar). Não faz sentido nenhum a história dar mil voltas sendo que nem um fim aquilo tudo vai ter, parece que é tudo muito jogado e que a autora só foi jogando coisas do cotidiano no colo das protagonistas para que elas tivessem com o que se ocupar enquanto o leitor lê aquilo sem saber no que vai dar (quer dizer, até algumas páginas adiante, porque cada gancho que o livro dá é resolvido de uma forma tão simples que chega a ser boba).
Aliás, uma das coisas mais sem sentido é o fato do livro ter toda uma temática italiana, sendo que só é citada a Italia, realmente, em poucas páginas. Parece que o livro vai criando uma expectativa quanto ao curso de italiano, como se, de algum jeito, fosse ter uma grande viagem para lá. Mas não, a Italia só é citada e não tem uma ?noite memorável lá?, como ?sugere? o título.
Sendo bem sincero, eu acho que esse foi o livro mais cansativo que eu já li, mas apesar de tudo, os personagens tem um certo carisma, e você se pega torcendo por eles em determinados pontos da história. Ainda assim, não é uma história chocante ou que vai te deixar pensativo por horas. É na verdade um livro simples, um pouco sem graça, mas que dá pra ler. Se estiver no tédio até que dá pra se distrair com essa leitura?
Digital.readings 01/03/2023minha estante
Aff por isso que eu falo, livro de qualidade só em Paris. Pq todos julgam os italianos ?

Leiturascomlara 12/12/2022

Sensacional
Esse livro é tão maravilhoso que eu nem sei por onde começar, basta dizer que virei fã da Lucy Diamond e quero ler absolutamente tudo dela!

O livro é narrado sob a perspectiva de 3 personagens, a Sophie (viajante que precisou retornar ao UK urgentemente), Anna (jornalista que descobre seu amor por cozinhar) e Catherine (mulher que abdicou de si para a família e do nada se vê sem marido e filhos na faculdade).

Dado um certo momento, as histórias dessas três personagens principais se cruzam e é algo completamente prazeroso de ler e ver o desenrolar do livro.

Trata-se de um livro incrível com descoberta pessoal das personagens e me prendeu do começo ao fim, pois cada capítulo era com uma perspectiva diferente e eu queria saber o que tinha acontecido com as outras também!!!

Sensacional, mais uma autora que conheci em 2022 e foi sucesso!

A todos que estejam com vontade de ler algo da autora ou até mesmo conhecê-la, aconselho fortemente ?uma noite na Itália? e custo a crer que haverá algum arrependimento na leitura desse livro!! Fica a dica!
Helen 12/12/2022minha estante
Que resenha maravilhosa ??????

Carla 21/10/2022

O melhor ficou de fora...
Romances não são um gênero que me atrai muito, mas esse livro é bem gostosinho de ler.

Temos 2 mulheres em diferentes fases da vida enfrentando algum dilema que envolva um homem: marido, pai, namorado, colega de trabalho.

As três acabam se conhecendo em um curso de italiano e, assim, suss histórias se encontram com a aprendizagem da língua. Mas nada muito aprofundado, uma ou outra palavra em italiano e só.

Defeito: o final muito aligeirado. Passamos a trama toda esperando, por exemplo, uma filha reencontrar o pai e essa cena nem aparece... :(
Carla 22/10/2022minha estante
Na verdade, 3 mulheres!

Cris 14/08/2022

Que noite!

Sou super fã da Série Romances de Hoje da Arqueiro, pois os livros são sempre gostosos de ler e esse não foi exceção.

Uma noite na Italia traz a história de três mulheres: Anna que descobre ser filha de um italiano e se vê procurando tudo que diz respeito a Itália; Catherine que de repente se vê sozinha após os filhos irem para a universidade e ser largada pelo marido e Sophie que é uma cidadã do mundo mas retorna para a casa da família após o pai ter um infarto. As três se encontram nas aulas de italiano e junto com uma turma muito bacana se tornam amigas.

O livro é muito muito gostoso de ler, é super divertido e é uma verdadeira ode à amizade.

A trama é muito boa, tem um pouco de tudo, romance, drama, um pouquinho de mistério, humor e uma análise (superficial) da busca por nós mesmos e nosso lugar no mundo. Os personagens secundários são um capítulo a parte de tão divertidos.

Na minha opinião é o melhor livro da Lucy Diamond.

Para quem gosta de romance leve que enaltece a amizade,

Recomendo

Flavia 21/08/2022

Mais um daqueles deliciosos romances em que nos sentimos num roteiro de viagem e parte de uma gostosa história de recomeços e amizades. Perfeito para uma tarde chuvosa!

Letícia 28/08/2022

"Às vezes era preciso seguir o coração, mesmo que isso fosse completamente aterrorizante.”
Todos os caminhos levam à Itália. Três mulheres, três histórias completamente diferentes, que têm a Itália em comum. Seja devido a um encontro casual, parentesco, culinária, linguagem ou mesmo uma viagem, a Itália está presente ao longo do livro, mesmo que não seja ambientado na Itália de fato.

Quando eu vi o título do livro pensei que seria totalmente ambientado na Itália, mas não, ele é ambientado no Reino Unido, a Itália está presente fisicamente sim e a partir dos sonhos e experiências das personagens e quando terminamos a leitura entendemos de fato o motivo do título ser especificamente "uma noite na Itália", mas não é um livro na Itália.

No prólogo temos uma personagem curtindo férias flertando com um desconhecido gostosão, por que não, ela pensa? Não sabemos quem são esses personagens, e ao longo do livro vamos apostando que seja um para no final ser outro personagem, o desfecho me surpreendeu a bessa, então mesmo não sendo um livro de mistério, fica essa questão nos intrigando: quem delas é a personagem do prólogo?

Anna é uma jornalista que nunca conheceu e nem sabe a identidade do seu pai, é um segredo que sua mãe guarda a sete chaves. Mas quando sua avó fala algumas frases que a princípio seriam sem sentido, sobre seu pai italiano, ela se agarra nessas informações para tentar entender suas origens. E quando sua chefe lhe dá a coluna de culinária, ela não hesita em mergulhar na cozinha italiana, já que afinal, estava no seu sangue né? Será mesmo?

“Como jornalista, Anna Morley estava acostumada a transformar a sua vida em manchetes; aquilo já era instintivo para ela. Sem nem ter consciência do que estava fazendo, até os eventos mais ordinários se tornavam manchetes incisivas gravadas em grossas letras garrafais pretas em sua mente. Jogos vorazes. Escritora faminta de 32 anos xinga a si mesma por não ter parado no mercado para comprar uma lata de feijões.”

Catherine é aquela típica mãezona, que faz/fez tudo pelos filhos e agora que eles vão começar a viver as próprias vidas, ela se sente meio deslocada. E como se não bastasse deixar os filhos na universidade sem que eles nem derramassem uma lágrima sequer, ela pensa que pelo menos agora vai poder ter uma vida mais amorosa com o marido, pois é, só que não, ao chegar em casa, ela o encontra com outra, na cama deles....

“Qual era a sua marca?, perguntou-se Catherine, mal percebendo os cachorros puxando a guia, frenéticos, quando um esquilo pulou numa árvore à frente deles. O que ela ia relembrar no futuro e contar com orgulho? Tinha que existir alguma coisa, pensou consigo mesma. Tinha que ter algo nobre, corajoso e empolgante que ela pudesse fazer. Não é?”

Sophie é uma viajante. Já faz alguns anos que ela viaja pelo mundo sem criar raízes, com trabalhos temporários apenas para ter grana pro próximo destino. E quando ela está na Itália, vivendo num apartamento apertado e com o trabalho bem precário de garçonete, ela recebe um telefonema: seu pai sofreu um infarto. Ela pega suas economias e vai pro último lugar que queria: sua casa.

“Era como se seu mundo tivesse encolhido numa escala gigantesca em questão de meses: de oceanos, montanhas, praias e florestas tropicais às dimensões de uma casa geminada nos subúrbios, a um café péssimo a duas quadras dali e à rota do ônibus para a faculdade uma vez por semana. Ela ficava se imaginando como um mapa digital em que alguém tinha dado cada vez mais zoom, de modo que o resto do planeta não estava mais visível. Horizontes distantes e aventuras pareciam tão inatingíveis quanto uma onda de calor no pico do inverno.”

E no universo do amor...

Catherine casou cedo com um marido escroto;

Anna tem um relacionamento que onde o cara dá notas para qualquer coisa que ela faça;
Sophie ainda está superando um coração partido...

Mas elas vão aprender que antes de falar eu te amo em italiano precisam aprender a amar a si mesmas. É não é fácil né, cada uma delas vai passar por altos e baixos até entender que devem se colocar em primeiro lugar sempre.

O caminho das três vai se encontrar quando Sophie aceita dar aulas de italiano, Catherine se inscreve nas aulas para fazer algo por si mesma e Anna para de fato mergulhar na cultura de seu suposto pai. A turma de italiano tem outros personagens, que ao lado delas vão formar quase que uma família, se ajudando, rindo e fofocando juntos. Todos os momentos com a turma da aula de italiano são muito divertidos.

O livro tem muitas coisas legais: cada capítulo tem como título uma palavra em italiano, no final tem uma listinha com palavras úteis para uma possível viagem pra Itália e claro, como não podia faltar, temos também receitas culinárias nas últimas páginas, inclusive uma receita de tiramisù.

Os capítulos são intercalados entre as 3 personagens principais, o que faz com que a leitura seja muito rápida, pelo menos foi assim comigo, porque eu as vezes precisava saber o que iria acontecer com uma personagem, mas antes teria que ler 2 capítulos das outras, então praticamente engoli o livro. As personagens são bem diferentes e passam por situações caóticas, fazendo a gente rir ou ficar com o coração apertado torcendo por elas, é muito fácil se conectar com elas e querer saber logo o que vai acontecer, torcendo por um final feliz.

Se eu tivesse que elencar uma lição desse livro seria que o amor vai muito além do amor romântico, o eu te amo pode ser para um amigo, um familiar, uma comida, uma música, um livro, afinal a vida fica muito melhor com amor, por mais difícil que possa ser ficar vulnerável por desse sentimento, sem ele a vida não vale a pena.

site: https://harlanloversbrasil.blogspot.com/2022/08/resenha-uma-noite-na-italia-lucy-diamond.html

Lu 31/08/2022

Ahhhh, bella Itália.
Eu simplesmente me apaixonei por este livro! Não dá vontade de parar de ler. Essa escritora nunca me decepciona .
É incrível como ela consegue cruzar a vida das personagens.
Eu super recomendo !
Essa leitura me fez ficar nostálgica.
Cinco estrelas ,favorito !

Kamilla.Lira 31/08/2022

Queria ter gostado mais, porém...
Achei o livro bem gostoso de ler, a leitura flui e as três histórias te deixam curiosa pelo desenrolar... só que quando foi chegando perto do fim, eu pensei "é só isso?". Além de tudo, achei alguns momentos muito "fantasiosos", com tudo dando perfeitamente certo como se a vida fosse um morango. Mas apesar de tudo isso, é uma leitura legal, os personagens são fáceis de gostar e criar empatia. Mas esperava mais!

Islene.Servare 01/06/2024

Morno
O livro fala de amizade, relacionamentos tóxicos - tanto de pais e filhos, quanto conjugal - e escolhas.

Cath, Sophie e Anna se conheceram na aula de italiano com objetivos bem diferentes e se tornam amigas. Entre tantas voltas que o livro dá, Cath descobre que sua vida e a de Sophie estão mais ligadas do que parece.
Achei muito morno. Não me entusiasmou tanto quanto pensei que iria. O começo me interessou, mas depois esfriou um pouco.

Séfora 02/09/2022

Gostei do livro. Demoro a engrenar em histórias com várias personagens paralelas, porque quando tô gostando do enredo muda para outra. Mas achei o livro legal, gostosinho de ler. Nada demais.

Michelle Braga 04/09/2022

Quando a história é legal e envolvente, você não quer demorar na leitura, quer saber logo o que vai acontecer com as três personagens.

Gostei do livro, recomendo.

Rita767 09/09/2022

Uma leitura muito fluída, contagiante e com um final com o gostinho de quero mais! Recomendo bastante!!!

Larissa3929 10/09/2022

Livro leve e gostoso
Eu amei a leitura, super fluiu. É tudo muito bem construído e todas personagens são bem desenvolvidas.

Me diverti bastante lendo. Amei mesmo.