La muerte de Vivek Oji

La muerte de Vivek Oji Akwaeke Emezi

Resenhas - A morte de Vivek Oji

Licia Maria 07/06/2024

Vivek Rainha ?
Forte concorrente à melhor leitura do ano. Adoro livros contemporâneos, adoro autoras multitalentosas, finais não óbvios, narrativas não lineares... A Morte de Vivek Oji tem todos esses elementos e mais!

CALA2024 #2

thebigstepprs 29/05/2024

Cópia da minha resenha no goodreads
Would give this 4 stars if it wasn't for the incest because it was just so... unnecessary and threw me off so hard

Livia 11/05/2024

Gostei, sobre como se existe na percepcao dos outros
Gostei do livro, leitura fácil e com time-line diferente, mas não confusa.
A parte mais interessante é sobre pensar qual é a versão verdadeira de uma pessoa, quando se é visto de maneiras diferentes por quem te conhece.

nono 26/04/2024

Lindo
Gente esse livro é lindo. já avisando que não é pra qualquer um, não é um livro que eu leria normalmente, mas tive que ler por cá usa do clube do livro e eu simplesmente adorei, ele é tão verdadeiro, puro e sincero. esse livro é sobre amor e a dor. favoritei com certeza, acho que a maioria das pessoas deveriam ler esse livro

carols 12/03/2024

Eu li esse livro para o clube do livro da faculdade, mas ele mudou muito minha perspectiva em algumas situações. nunca pensei que fosse ler um livro desse tipo, mas li e recomendo.

ogatoleu 16/01/2024

"Tem gente que não pode ver ternura sem ter vontade de machucá-la."
Akwaeke Emezi é ume autore Ogbanje da Nigéria (usa pronomes neutros). Pessoas Ogbanje são pessoas igbo que se caracterizam por possuir um espírito intruso de gênero diverso àquele atribuído no nascimento. São algumas das pessoas não-binárias existentes ao redor do mundo. Lá, o fato de existirem, como ocorre aqui no Brasil, não impede outros de serem intolerantes e hostis a elas.

Falar desse livro sem dar spoilers é algo difícil, se não impossível (mas não darei! kk). Isso porque a morte, em "A morte de Vivek Oji", é o enigma central, mas também o cerne da narrativa (como o título indica). Cada capítulo é uma descoberta atrás da outra, todas relacionadas a um mesmo fato. Algumas implícitas, outras explícitas. Apenas deixo a minha mais sincera recomendação.

E nossa. Que livro. Janeiro é muito cedo pra dizer que vai ser um dos melhores livros do ano? Bom, vai ser o melhor do mês.

Aliás, este é um mês importante. O mês da visibilidade trans. Por esse motivo, queria deixar uma pequena mensagem.

Um mês para lembrar da existência trans (incluindo pessoas não-binárias!) é algo importante para cobrar políticas públicas e, bem, trazer visibilidade à causa. Mas para pessoas trans, viver sendo trans *todos* os dias é algo muitas vezes exaustivo. Existir como inerentemente ativista, tendo sempre que defender o seu direito de circular pelos lugares, pode ser algo desalentador. Coisas comuns, como resolver algo no banco ou andar de ônibus, para uma pessoa trans, podem ser um verdadeiro tormento.

Leia Vivek, leia outros livros de Emezi, leia autores trans, mas também lembre de lutar por pessoas trans sempre que puder. E "lutar" é uma palavra meio grandiosa, mas às vezes "lutar" pode ser algo como dizer pra um amigo que o meme transfóbico dele não tem graça. Ou qualquer outra coisa que você tenha capacidade e energia para fazer. Todo apoio e amor são fundamentais ??

site: instagram.com/ogatoleu

Valéria 08/01/2024

Complexo e reflexivo
Gostei muito do livro, a linguagem é fluida e a forma como a narrativa progride é fácil de acompanhar. O mistério do livro não é difícil de adivinhar mas isso não deixar fraco, já que é na complexidade dos seus personagens e a forma como eles lidam com suas experiências que o livro brilha.

Dois pontos que pra mim deixaram um pouco a desejar:
Toda a questão dos primos, não consegui lidar muito bem com isso.
Falta de finalização para os personagens secundários, o livro não é sobre eles mas me envolvi na narrativa deles.

Max 31/12/2023

Vivek...
Se você acha que o mundo é simples, que a definição do que é certo ou errado é clara, e o que você acha errado precisa ser destruído e que todos que pensam diferente devam ser submetidos à sua maneira de pensar?
Não perca seu tempo, este livro não é para você.
Agora, se você acha que o mundo, a natureza, são incrivelmente complexos, diversos, que a definição do que é certo ou errado não é absoluta, que o ser humano estando livre do medo, da intolerância e do preconceito possa viver e ser verdadeiramente o que é?
Então, a você, e somente a você, eu indico este livro!
Gostei muito!
Débora 01/01/2024minha estante
Já começo o ano colocando mais um livro em minha lista. Obrigada, querido Max!??Que tenhamos um 2024 maravilhoso!

Max 01/01/2024minha estante
Desejo o mesmo a você, Débora! ?
Que nossa amizade se renove a cada livro que colocamos na lista do outro!
Hahahaha ?

Débora 01/01/2024minha estante
?????adorei, Max!!! Pelo jeito essa amizade será eterna!????

Faluz 16/10/2023

A morte de Vivek Oji. - Akwaeke Emezi
Enternecedor.
Apresenta uma linguagem muito simples mas coloca muita emoção e complexidade da questão social apresentada.
A Maneira como a autora encadeia os capítulos e até pelo próprio título do livro, nos dá a realidade da morte do protagonista. Entretanto o encadeamento vai nos apresentando de maneira interessante o desenrolar da situação.
Faz um recorte da sociedade nigeriana, da tribo igbo, onde não se aceitam pessoas binárias mas elas. estão na sociedade.
Um drama familiar que traduz um drama social.
Muito interessante.

Paty Gazza 22/05/2023

Se ninguém te vê, você continua existindo?
Essa é uma história sobre crescimento, amadurecimento, descoberta da sexualidade, contada com um misto de sensibilidade, ternura, dor e culpa.
Acompanhamos, indo e voltando no tempo e alternando pontos de vista, a vida de Vivek Oji desde o seu nascimento, sua relação peculiar consigo mesmo e com os outros, e como a parte de si que o fazia mais feliz era também a parte que ele tinha que esconder do mundo para caber nas expectativas dos outros.
Uma leitura incrível que deixa um gostinho melancólico na boca quando acaba.
Henrique Sanches 29/12/2023minha estante
??? Boa pergunta...

Beaakym 01/05/2023

QUE LIVRO INCRÍVEL
Não sei como colocar em palavras o quanto amei este livro,mas vou tentar. O livro é voltado para a morte de Vivek Oji (também Nnemdi), mostrando sobre sua vida e a vida das pessoas em sua volta. Fiquei extremamente feliz quando lendo o livro percebi que ele/ela era uma pessoa trans, porém o livro trás a realidade nua e crua onde pessoas lgbt não podem ser elas mesmas pois correm o risco diário de serem mortas por serem quem são, não é atoa que muitos tem medo de saírem na rua ou simplesmente se expressarem sabendo como nossa sociedade nos enxerga e nos marginaliza. É uma leitura que vou carregar comigo sempre e Vivek Oji/Nnemdi se tornou um dos meus personagens preferidos.??
Recomendo bastante e autore tanto por ter uma escrita fluída quanto os temas abordados.

Clara.Oliveira 23/02/2023

Lindo
Uma história que toma seu tempo para se desenvolver. Não se obriga a oferecer ao leitor todos os detalhes que a curiosidade pede, oferecendo as informações conforme o pensamento das personagens manda.
Retrato muito sensível de uma experiência não normativa, independente de qualquer rótulo que busquemos impor às personagens.

@buenos_livros 25/09/2022

A Morte de Vivek Oji - Akwaeke Emezi ??
?Não sou o que as pessoas acham. Nunca fui. Não tinha boca para articular em palavras, dizer o que estava errado, mudar as coisas que sentia que precisava mudar. E era difícil, todo dia, andar por aí sabendo que as pessoas me viam de um jeito, sabendo que estavam erradas, totalmente erradas, que meu verdadeiro eu era invisível para elas, Que nem existia para elas. Então: se ninguém te vê, você continua existindo??
. 69/2022
. A Morte de Vivek Oji (2020)
. Akwaeke Emezi ??
. Tradução: Carolina Kuhn Facchin
. Romance | 220p. | Livro
. @todavialivros
. Uma história com muitas nuances que narra o desconforto de um jovem nigeriano com seu corpo e com as obrigações impostas pela sociedade e família, e sua transformação, buscando plenitude que envolve em paixões e desventuras sua família e amigas mais próximas, terminando em uma tragédia marcada pelo preconceito e transfobia. Muito boa leitura.
. ????????

Clara 29/08/2022

Sobre a escrita: fluída, um pouco infanto juvenil (não faz muito meu estilo!) E em algumas partes chega a ser bem arrastado.

Sobre a história: é bem interessante, porém, poderia ter abordado bem mais detalhes sobre a transexualidade. Ainda mais, num país como a Nigéria, esperava saber mais como é todo o processo de se assumir trans, e toda a questão de orientação sexual, num país que não conheço.

Sei que na Índia, existe o 3° sexo e eles são super respeitados por isso.

É uma história boa, ok, mas esperava bem mais do livro.