Por Que Se Enfurecem as Nações

Por Que Se Enfurecem as Nações Jonathan Leeman

Resenhas - Por Que Se Enfurecem as Nações

Gui Souza 11/04/2023

A maior arma política da Igreja é o evangelho
Esse livro merecia uma resenha maior, mas estou sem tempo para grandes comentários.
Leeman é um cara estudado na relação fé e política e é pastor auxiliar num local super político, na capital dos EUA, isso lhe confere experiência real sobre o assunto.
Dito isso, algumas ênfases dele valem ser citadas:

- A não neutralidade da esfera pública e em especial da política, aqui há questões que envolvem a idolatria.

- O papel do Governo prescrito na Bíblia, em especial em Gênesis 9

- As questões de linha torta e reta na política e como a sabedoria é essencial na política (isso daqui é ouro)

- O papel da Igreja como instituição política, mas da política do Reino de Cristo, um novo reino redimido e os cristãos como embaixadores, a comunidade que comunica como é ser cidadão do reino redimido e como profeta de Deus, apontando os pecados da cultura e do governo

- O paradoxo da liberdade religiosa

- E orientações práticas de como um cristão pode se engajar na política

Recomendo fortemente!

Jonathan 21/01/2023

Em Por que se enfurecem as nações o teólogo e pastor Jonathan Leeman, que entre outras coisas é diretor-editorial do ministério 9marks, se propõe a discutir sobre o tão difícil tema fé e política.
Já na introdução Leeman traça 5 principais objetivos do livro: Repensar a fé e a Política; Investir nossas esperanças políticas primeiramente na igreja; aprender a ser, antes de fazer; tornar-se menos americano e mais patriótico.
Devo dizer que o autor consegue alcançar com maestria os objetivos propostos, o que por si só já vale a pena a leitura deste livro, visto que não raro muitos livros prometem muito e não entregam quase nada, sem dúvida não é o que temos aqui.
Na conclusão da introdução ele diz algo que impacta, e pauta toda a discussão do livro "Até que Cristo volte, as nações irão se enfurecer e conspirar em vão. Nós, enquanto isso, apontaremos para o Senhor e seu Ungido, tanto em palavras como em ações. Estaremos do lado certo da história enquanto estivermos ao lado do Senhor da história, Sua justiça será nossa justiça."
Acredito que todo cristão se beneficiará muito da leitura deste livro.

Euriano 05/10/2022

Essencial para os dias de hoje
Um livro essencial para se entender qual deveria ser o ponto de vista cristão na atual polarização vivida não só na terra natal do autor, os EUA, mas especialmente aqui no Brasil.