O Homem Na Praça

O Homem Na Praça Niemeyer...

Resenhas - O Homem Na Praça

Lana 12/01/2023

Incrível
O homem na praça ganhei em um sorteio feito pelo autor e foi um presente e tanto.
Nada poderia ser mais inofensivo do um homem lendo um bom livro em um banco de praça. O livro nos apresenta o Roberto, um homem de hábitos simples, que além de gostar de se sentar num banco de praça, ler, também gostava de matar pessoas.
Uma espécie de justiceiro Roberto
leva uma vida organizada, até o dia em que conhece Pyetra.
Eu recomendo ?!
Bora sentar na praça e se deliciar com está leitura.

Dayane 24/09/2022

Final surpreendente!
O Homem na Praça foi uma bela surpresa desde o momento em que ele chegou, em um presskit pensado para que a nossa experiência fosse única e em sintonia com a história.

A box veio recheada de carinho e dentro dela a história do Roberto, nosso personagem principal, aguardava para ser lida no momento certo.

Renato Niemeyer construiu dentro de sua narrativa, um personagem, o Roberto, que traz uma bagagem de dualidade. Ninguém sequer imagina do que o Roberto é capaz de fazer! Afinal, o que um homem sentado em um banco na praça lendo um livro, tem de perigoso? Aparentemente nada.

Mas não é assim que a mente obsessiva do Roberto funciona !

Leonardo 04/08/2022

Eletrizante
Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro O homem na praça lançado pela editora Viseu. O livro é de autoria de Renato Niemeyer e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.

Sentar-se no banco da praça para ler um livro é, até então, uma atividade comum, certo? Ao passar por esses lugares públicos na cidade é fácil encontrar alguém sentado ou mexendo no celular ou lendo um jornal ou algo do tipo, nada de estranho sobre isso... E um álibi perfeito, também.

Em "O homem na praça" conhecemos Roberto, um homem que regularmente senta-se no banco da praça local para conhecer as pessoas e em seguida... bem, matá-las. Sua rotina é metódica, e seus assassinatos são quase que cirúrgicos: limpos e bem orquestrados. Isso até o momento em que Roberto conhece Pyetra, da qual ele se apresenta com o nome de Pedro.

Pyetra é uma mulher incrível e muito carismática, que atraí a atenção de Roberto quase que imediatamente, e com essa nova "distração", tudo o que Roberto criou até agora pode ir por água abaixo.

Em "O homem na praça", nós entramos na mente de um serial killer em formação por diversas páginas conforme acompanhamos a rotina de Renato. Um dos maiores potenciais da escrita de Renato Niemeyer é sua capacidade em criar um protagonista aterrorizante, e, ao mesmo tempo, carismático, afinal temos em mãos um sociopata que utiliza, através da persuasão, técnicas para descobrir informações sobre as vítimas que pretende matar.

Talvez seja por isso que ele fique tão intrigado pela Pyetra: pelo fato dele não conseguir decifrá-la completamente. Pyetra realmente é uma personagem intrigante e sua carisma deixa a leitura desse livro ainda mais prática e rápida de ler, pois queremos conhecer mais a respeito de sua personagem.

Esse livro foi umas das coisas mais práticas e rápidas que já li na minha vida literária, isso porque a escrita de Renato fluí livremente e também a construção do livro auxilia muito na velocidade de leitura. Os capítulos desse livro são curtíssimos (com cerca de duas páginas cada) e todos deixam um gancho para a próxima parte da história.

Além disso a história conta com referências fantásticas, como livros do Machado de Assis (Dom Casmurro e Helena, principalmente), o que foi um plus incrível pro enredo. Enfim, quer conhecer um modus operandi de um serial killer e se surpreender com o plot final? "O homem na praça" com certeza é pra você!

Marta 21/07/2022

Um suspense de tirar o fôlego
Comecei a ler a história motivada pela capa e a sinopse, sobre um assassino que usa livros como chamariz para suas vítimas e preciso dizer que fiquei impressionada com a agilidade da trama e, principalmente o desfecho. Um livro nacional fundamental para quem curte suspense.

Elaine - @narealidadedasletras 18/07/2022

Aos fãs de Dexter e You
Ou para você que está querendo sair de sua zona de conforto.
Não poderia ter iniciado o mês melhor, essa leitura foi bem fluída, instigante e era tudo que eu estava procurando. Roberto era um homem de hábitos simples, passava horas sentado no banco da praça lendo, com uma rotina bem equilibrada toda organizada o que o ajudava a planejar matar pessoas. Tudo ia bem até encontrar com Pyetra uma mulher extremamente intrigante o que acaba fazendo seus hábitos serem ainda mais interessantes.

Renato nos apresenta uma história bem interessante, para quem já leu ou assistiu Dexter e You vão ter uma leve impressão de que as histórias são semelhantes, no entanto, o autor consegue nos imergir de forma surreal com sua narrativa fragmentada.

Vamos acompanhar o personagem no seu dia a dia, com passagens de seu passado, nos levando a refletir sobre talvez uma possível explicação para a formação de um serial killers.
Um livro curto, que fará o leitor mergulhar nesse universo frio e metódico seguindo de perto o modo como pensa, age nos levando a devorar em poucas horas o livro. O final foi condizente com a história e me deixou com um gostinho de quero mais, aquele típico cenário de fim de série que nos faz querer mais, fazendo jus ao gênero.

Super recomendo, mas se atentem-se aos gatilhos e a classificação.

Taize @viagemliteral 16/07/2022

Se pararmos para analisar a capa e o título dessa obra, concluímos que se trata uma história calma, que fala sobre os livros e os bons momentos que eles podem nos proporcionar enquanto lemos, não é mesmo? Uma delícia de viver!

Mas não é exatamente isso que o autor Renato Niemeyer nos apresenta. Ele conta a história de Roberto, um homem com uma rotina bem peculiar: ele usa a leitura na praça para passar a ideia de bom moço e atrair vítimas!

Roberto é metódico, tudo precisa ser milimetricamente calculado, ele não deixa rastros, nem erra a vítima.
Sua rotina é extremamente organizada, mas quando conhece a jovem Pyetra, sua vida começa a sair dos trilhos, afinal o carisma daquela mulher deixa qualquer um a beira do abismo!

Em "O Homem na Praça" temos uma narrativa entre passado e o presente do nosso protagonista Roberto, e com isso poderemos observar a possível formação de um serial killer, o que é interessante, afinal sempre nos perguntamos se essa formação ocorre por questões genéticas ou pelo meio em que vivemos, não é verdade?

O livro é super curto e bem escrito, nos fazendo mergulhar fundo no mundo frio e calculista de Roberto.
Podemos tranquilamente concluir a leitura em algumas horas, e se por acaso você sentir falta de uma investigação, espera só até ver o final, pois, além de ter aquela grande reviravolta, ele ainda nos deixa com gostinho de quero mais!