Medeia, As Bacantes e As Troianas

Medeia, As Bacantes e As Troianas Eurípedes

Resenhas - Medeia, As Bacantes e As Troianas

Peter.Molina 18/01/2024

Tragédias intensas
Neste livro temos 3 peças principais de Eurípedes; Medeia,que fala da vingança extrema da protagonista após ser traida por seu marido Jasão,cometendo atos extremos; As bacantes, mostrando até onde a recusa em se cultuar Baco pode levar a consequências funestas; e As troianas, que nos conta a tragédia de Hécuba, após a rendição de Troia e todo o seu sofrimento. A primeira e a última peça são de uma carga dramática muito forte, seja pela crueldade imputada seja pelo destino dos personagens. Vale a pena ter um conhecimento prévio da Guerra de Troia e da Ilíada para uma melhor compreensão dessa peça.

Bruno 13/07/2023

Euripedes
Fascinado pelos livros desse box de teatro grego. Muito bom de ler.

Nessa obra, temos 3 peças, não consegui escolher minha preferida, todas excelentes.

Marcos 05/12/2022

Diferente da primeira vez que li
Escutei os três episódios referentes a Jasão e Medeia no Noites Gregas e isso me deu outra perspectiva e peso sobre a peça de Eurípedes.
A análise perpassa pela origem do velocino de ouro, a origem de Jasão, a viagem de ida e os argonautas, a traição de Medeia, a viagem de volta e o assassinato do irmão de Medeia, o assassinato de Aétes e por fim a peça Medeia. Conhecer toda essa parte da mitologia muda completamente o cenário. Eurípedes, quando escreveu a peça, escreveu para um público que conhecia o mito e por isso deve ter ficado estasiado com a história contada. Para nós, Medeia é apenas uma psicopata. Mas, mais que isso, ela apresenta todas as qualidades e defeitos de um ser humano. Tão humana que aterroriza todo e qualquer espectador que a conhece.