Kiumba

Kiumba Everaldo Rodrigues

Resenhas - Kiumbra

Geovana Rodrigues 21/12/2022

Olha, para começar, a qualidade disso daqui é ABSURDA!!
Dito isso, vamos lá: Kiumba narra a história de Bento, um rapaz que mora na zona mais pobre do Rio de Janeiro, na época do governo Vargas. Quando pequeno, foi adotado por uma família rica, a qual sente que jamais se encaixou bem e trabalha como fotógrafo para um jornal local.

Bem no início sabemos que o personagem carrega um fardo que vem pesando desde criança: uma paralisia do sono que sempre chega acompanhada de terríveis pesadelos. Ele sempre acordava transtornado, cheio de marcas roxas pelo corpo e com um pavor intenso – depois que os malditos sonhos acabavam, uma coisa muito ruim acontecia.

A narrativa logo se transforma num conto de terror que ainda vive no inconsciente coletivo das pessoas – a capacidade infinita de que nós, seres humanos temos em causar mal aos seus semelhantes. Forte, forte demais o que nos é descrito! O livro de terror que mais me dá medo não é o de fantasmas e demônios, mas sim o que conta sobre a maldade humana, e esse daqui me arrepiou até a alma!

Bento luta contra o horror o tempo todo: durante o dia, o racismo, seja ele velado ou não, a pobreza e a miséria, a falta de apoio e assistência do governo... E durante a noite, quando ele tenta descansar no seu barraco, seres de outro mundo atravessam a fina nevoa dos sonhos e mostram um homem, que ele jamais viu, mas que desde pequeno caminha ao seu lado.

Os horrores que a escravidão causou, descritos aqui de forma nua e crua, me embrulhou o estômago A escrita é tão imersiva que você simplesmente não consegue diferenciar mais o que de fato aconteceu e o que foi criado pelo autor! O embasamento histórico é riquíssimo! Uma verdadeira viagem no tempo de uma das épocas mais aterrorizantes do Brasil.

A revolta da chibata também é pano de fundo de outra parte do arco narrativo e assim como o outro é triste e revoltante saber o que aconteceu com os marinheiros que participaram do motim. Quem não conhece esse abominável evento, sugiro que pesquisem, pois “Um povo que não conhece sua História está fadado a repeti-la.” (Edmund Burke)

site: https://www.instagram.com/p/CmUuUaKvckk/

Gustavo Rafhael 23/09/2022

Everaldo Rodrigues entrega o que promete, um romance histórico de terror, e mais um pouco.
Ambientado no Rio de Janeiro, então capital do Brasil, no ano de 1937 (ano do golpe de estado dado por Getúlio Vargas), o livro narra da história de Bento, um jovem negro que luta contra dois tipos de horror, os sonhos (ou pesadelos) que ele tem quase que toda noite e o estigma de ser preto, pobre e periférico em meio a uma sociedade extremamente racista.
Utilizando acontecimentos reais, o autor faz um trabalho de resgate de um episódio extremamente importante da nossa história, que foi a Revolta da chibata e os seus desdobramentos. Durante a leitura o leitor se deparará com nomes como marechal Hermes da Fonseca, Rui Barbosa, João Cândido Felisberto (o almirante negro), Filinto Müller, Getúlio Vargas, entre outros.
A forma de escrita de Everaldo Rodrigues é tão fantástica que torna a leitura quase que palpável. Isso torna algumas passagens do livro algo para quem tem estômago forte.
O trabalho de pesquisa para trazer a parte histórica é perfeito, a inserção desses fatos históricos é tão bem feita que se o leitor não conhecer, ou não pesquisar, acaba achando que é tudo ficção.
Pra não dizer que estou só elogiando, achei um pouco arrastado a parte I e II. Nada que prejudique a leitura, só aviso para caso alguém também ache um pouco difícil, não desista. Porque, menina, o negócio engrena da parte III em diante e quando você assusta já está no final do livro e querendo mais.

Jessica Becker 29/08/2022

Kiumba
"Kiumba" é uma ficção histórica de terror que se passa durante a Era Vargas, mais especificamente na semana do golpe do Estado Novo. Mas a obra não se limita a esse período, ela resgata também memórias de um acontecimento anterior muito importante para a História do Brasil.

O verdadeiro horror de "Kiumba" não está nos pesadelos vívidos ou na paralisia do sono de Bento. Está no relato de um dos episódios mais cruéis de nossa História e no fato de que poucos o conhecem. Além disso, é assustador ver o modo como o protagonista é tratado na década de 30 e perceber o quão pouco isso mudou hoje, quase 90 anos depois.

Livro muito bem escrito, história envolvente e os temas abordados são trabalhados de forma responsável. Recomendo a leitura para quem gosta de histórias de terror e também para quem quer saber mais sobre os fantasmas da nossa História.

Livros e lírios 28/08/2022

Magnífico!
??Kiumba? é um romance ficcional com dados históricos muito marcantes. O romance conta a vida do protagonista Bento; jovem preto e periférico que tenta sobreviver aos fantasmas que o atormentam. Vale ressaltar que o livro é do gênero terror, mas é tocante DEMAIS pelo seu valor histórico.

?Eu tive a honra de betar esse romance e lembro que quando li a primeira vez, senti uma dor indescritível com o relato de Everaldo sobre o derramamento de sangue da luta preta.

?A escravatura, a Era Vargas e vários períodos históricos foram rememorados com afinco e seriedade. É incrível termos um autor com tamanha responsabilidade dentro do gênero do terror.

?O autor escreveu com muita cautela sobre a temática, caminhando aos poucos na narrativa e tocando as entranhas do leitor ? uma escrita com praticamente um despertar de consciência para essa luta que infelizmente está longe de acabar.

??Não existe fantasma mais assustador que o preconceito e há muito terror na escrita de Everaldo Rodrigues e nos fantasmas que nunca serão esquecidos na história do Brasil.

Rodrigo 18/08/2022

Impecavelmente assustador
Everaldo costurou romance histórico com horror e nos entregou um livro envolvente, doloroso, real e assustador.

Acompanhar a jornada de Bento atrás de respostas foi ao mesmo tempo uma leitura prazerosa e cruel.

O trabalho de pesquisa do autor é admirável e deixa a experiência ainda mais vívida e perturbadora.

lhz 06/08/2022

Livro Marcante
Kiumba oferece uma experiência aterrorizante do começo ao fim, seja ela sobrenatural ou vinda de um passado não muito distante.

O que mais me impactou nesse livro, foram os detalhes. Everaldo apromorou muito sua escrita desde a última vez que li um de seus livros. Aqui você sente a tensão, a dor e a agonia dos personagens (que são marcantes e memoráveis).

Além do sobrenatural, temos um fantasma do passado muito mais destrutivo. Everaldo retrata o Estado Novo, ditadura da Era Vargas no Brasil, que ficou marcada por torturas e censuras dos meios de comunicação (fantasma esse que tenta ser apagado da história até hoje, mas que a cada dia volta para aterrorizar os brasileiros).

Além disso podemos sentir o Rio de Janeiro (e o Brasil) de 1910, onde os negros após a lei áurea, foram jogados em trabalhos braçais, com uma remuneração baixíssima e sujeitos a chicotadas mesmo após a abolição da escravatura no Brasil.

Kiumba é uma dor do início ao fim, desde seu terror sobrenatural, até as feridas que ainda sangram nesse país. Leiam e vivam a experiência de sobrevivência diária daqueles que clamam por justiça.