Brilha como vida

Brilha como vida Maria Grazia Calandrone

Resenhas - Brilha como vida

Karen 30/07/2023

Incondicional amor
Prepare os lencinho, ou lencinhos, para cia dessa leitura delicada, meiga e transbordando de amor.
Uma pena não as editoras brasileiras ignorarem as obras da autora.
Livro que trás verdades e compreensões da vida, deixando nossos corações mais quentinhos.
"Mãe critica duramente. Algumas vezes, sorri. Continuo escrevendo para esse sorriso."

Matheus656 20/06/2023

‘brilha como vida’ é uma obra surpreendente que traz toda a história da relação complexa e dolorosa entre maria grazia calandrone e a sua mãe por meio de um monólogo poético forte e marcante. envolvente, profundo e muitas vezes angustiante, esse livro nos leva em uma jornada emocionante através das lembranças e pensamentos da autora. o livro é incrivelmente sincero e honesto, com uma narrativa que nos provoca e que nos cutuca.

quão intensa é a dor de amar, e, paralelamente, quão imensa é a capacidade de se amar.

com uma linguagem cheia de poesia, maria grazia calandrone conta a sua história de adoção e amor pela mãe adotiva. um amor, por parte da mãe, que começa a vacilar no momento em que ela revela à filha a verdade sobre a sua adoção e que, com o passar dos anos, cria rachaduras no relacionamento das duas, até que a autora, já adulta, começa a enxergar a mãe não só em sua ‘função materna’, mas também em toda sua complexidade de mulher.

me vi lendo essa história de uma só vez: talvez pelo estilo particular da autora, o de contar a sua autobiografia, e pela alternância dos lampejos de pensamentos contados, ora em poucas linhas, ora em páginas mais densas.

com uma prosa que é também - e sobretudo - encanto, maria grazia calandrone conta de forma extremamente delicada sobre si e sobre a sua mãe, confirmando mais uma vez, como afirmou italo svevo, que ‘fora da pena, não há salvação’. o que foi visto, foi visto.

recomendadíssimo.