Natali e sua vontade idiota de agradar todo mundo

Natali e sua vontade idiota de agradar todo mundo Thalita Rebouças

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Isabel729 26/11/2022

Fazia muito tempo que eu não lia um livro infantojuvenil - já sou adulta - e é o primeiro que eu leio da Thalita. O livro é divertido, engraçado e delicioso de ler, não deixando de ser cru e real. Mas na medida do possível, com um final feliz e realístico. Adorei e recomendo para todes aqueles que se sentem na vontade de agradar todo mundo.

Lizandra 20/06/2024

A Thalita, como sempre, me arrebata na escrita dela! Li o livro em dois dias e, se n fosse os afazeres diários, leria em um. A Thalita sabe como prender o leitor, isso é irrefutável, não atoa ela é o que é hoje, uma das melhores do YA.

Em relação a história: achei linda, amei os assuntos abordados, sobre descoberta, autoconfiança, amizades, amores, família? Ameeei, vários poemas que amo citados no livro!! Reflexões muito importantes abordadas! É bem delicinha para ler e não exige muito de você nessa leitura! Amei que os personagens são humanos, sabe? Eles acertam e erram e você fica naquele limbo de eu amo ou odeio esse??? E, tudo bem gostar pq tem razões pra isso, mas tbm tudo bem n gostar pq tbm tem razões. Acho incrível!! (Confesso que ainda tô com ranço da mel ?). Amei a abordagem da importância na terapia! Mais livros assim, urgenteeee!!

No mais, achei que faltou um negocinho a mais, talvez abranger mais um pouco a visão da Natali que ficou o livro inteiro querendo contar pra família sobre se descobrir, mas e as outras coisas que também fazem parte dela, sabe? Queria saber mais sobre o ukulele, o vôlei, sobre a escola, as músicas que ouve, ela tem escutado mais a pipa? (Achei q a pipa ficou um pouco de lado do meio do livro pro final, inclusive no FINAL do livro a pipa simplesmente sumiu???). No início do livro, no primeiro natal que a Natali narra, tbm ficou confuso sobre ela tinha contado ou não.(não quero dar spoiler, mas tive que ler de novo pra entender).

Apesar dessas considerações, achei um bom livro! Da pra de divertir, descontrair, refletir bastante, se apagar a os personagens. Chega uma hora que você já tá torcendo pra dar tudo certo pra Natali de tão cativante é a escrita da Thalita. Sou fã mesmo, não nego. (E quem me conhece sabe!!!!)

wluvnani 13/09/2023

Ahaza, viad0
Acabou, essa bagaça!
Ai meu deus como eu amei esse livro, deixa eu me recuperar que eu li isso tudo em dois dias e não tô pronta pra falar tudo, mas que livro LINDO, meus amigos, que livro PERFEITO, tão doce e sincero, cheio de reviravoltas e um amor tão puro que nem esse da Natali e da Virginie. Desses de comédia romântica mesmo sabe?!?!?!
Ai eu espero muito poder ver esse livro se tornar mais uma adaptação cinematográfica FANTASTICAS que só a Thalita sabe fazer! (Me sinto amiga íntima dela lendo algo que foi escrito com tanto cuidado e carinho, ARRASA TATA!!)

A gente vê como a Nat cresceu e amadureceu a longo do livro, que começou com ela tão pitititica e incerta sobre quem ela era, e terminou com ela confiante, certa e orgulhosa sobre quem ela é e quem ela ama. É lindo de ver!

Admito que me vi muito nela, como mulher, como garoto gênero fluido, como Lgbt, como pan e também aroace, eu me vi em tudo que eu passei numa jornada de autoconhecimento e de descoberta que tive que passar e naquela que as outras pessoas estavam descobrindo sobre mim, umas me apoiando, outras não.

E ainda tô no meio do muro, andando que nem corda bamba, prestes a cair, mas seguindo firme e forte. Feliz, de que hoje me aceito como sou bem melhor do que antes, e que esse preconceito interno passa! Mas melhor ainda, deixa de existir. Aguardo ansiosamente pelo dia que vou poder ser 100? eu com quem eu 100? amo. Obrigada, Tata! Você é demais.

Sinceramente,
Mi.

erodavie 30/06/2023

PERFEITO!
Eu amo os livros da Thalita e não é novidade, mas esse me pegou demais. Sou uma pessoa que nunca fui de gostar do natal, sempre tive uma certa aversão a ele depois de um determinado acontecimento, que havia uma conexão direta com a minha sexualidade.

Acho muito bonito esse livro, falando de auto-conhecimento e de valorização. Comenta demais sobre amizade e de como principalmente, você deve ser o centro de tudo, não os outros.

Estou extremamente emocionada com a Natali e de como o desenvolvimento dela foi bonito nesse livro! ?

guxtamedeiros 13/06/2023

Leitura leve e muito fofa.
Um livro que na minha opinião pode ser um dos "guias" para alguma menina que está se descobrindo como lésbica. O livro conta a história da Natali tentando se aceitar e ser aceita pela sua família.
Gostei bastante da evolução da protagonista e como foi apresentado nessa leitura a importância de ter um psicólogo nesses momentos de "crise" ou até mesmo pra sentir bem consigo mesmo.
Me incomodou um pouco a forma em como a autora abordou a palavra "gay" ao invés de "lésbica" no qual a personagem de identificava. Mas no geral, é uma história linda que emociona demais e não preciso nem dizer que a Thalita tem um poder incrível de nos fazer chorar com sua escrita.

Jubs.leitora 10/06/2023

Natali e sua vontade idiota de agradar todo mundo
Achei o livro bem legal, Thalitinha abordou bem os assuntos que ela quis abordar e me fez refletir sobre as coisas por um bom tempo

Mia Fernandes 31/05/2023

Não se pressione pelos outros
Apesar da protagonista tendo atitudes um tanto infantis para a sua idade. As questões levantadas no livro, mesmo de uma maneira leve, consegue atingir o leitor.

Porque você se identifica pelo menos com algum personagem. Porque quem nunca passou aquela fase de querer agradar todo mundo? E assim se deixar em último lugar.

Quem é que tem família equilibrada ? Tem sempre aquele parente para fazer barraco, te perguntar sobre os namoradinhos....

Uma das melhores personagens pra mim foi a Tia Bô, me identifiquei com ela.

Thalita aborda as fases da descobertas, de se descobrir. Indico o livro para todos os jovens. Possui uma linguagem bem jovial e com gírias. E obviamente, em vários momentos eu queria dar uma sacudida na Nat.

"Você tem certeza de que vai guiar sua vida a partir das expectativas da sua família? Desses parentes? Todo mundo julga, você também já disse isso aqui. Você os julga, mas eles ouvem seu julgamento e seguem a vida deles como eles querem. Você vai mudar tudo? Parar de acreditar em tudo que você trabalhou tanto para acreditar?"

Xoxo
Mia Fernandes.

Lana Moriyama 16/05/2023

É de uma autora chamada L.R. Knost. "A vida é incrível. E depois horrível. E depois é incrivel de novo. E entre o incrível e o horrível, a vida é comum e rotineira. Respire o incrivel, segure-se durante o horrível e relaxe e exale durante o comum.
É apenas a vida; desoladora, curadora da alma, incrível, horrível e comum.
E ela é impressionantemente bela."

Milkshake Literário ð 16/05/2023

INCRÍVEL ??
Que livro lindo e preciso! Meu primeiro livro da Thalita e simplesmente me apaixonei pela escrita dela, levinha e clara.
Esse é aquele livro que você ler e diz: "isso devia ser lido nas escolas"! A Thalita consegue trazer um dos maiores debates da atualidade de uma forma incrível! A homofobia e o medo de não ser aceito como você realmente é!
A Natali nasceu no dia 25 de dezembro e ao contrário da sua família, ela odeia o Natal! Ela já sabe que em todas as noites natalinas da sua família tem uma grande treta, e por isso decide anunciar a sua sexualidade nessa noite tão caótica.
O plano é simples, dizer em alto e bom som "eu gosto de meninas" depois do jantar mas, antes da sobremesa, para não precisa comer a temida rabanada!
No caminho para casa dos avós, Natali imagina as piores reações possíveis e sempre desiste na hora de falar. Será que Natali vai conseguir se assumir? Como será a reação dos familiares?
Spoiler: o final é lindo e merecedor, ela se aceita de verdade e todos também, ela percebe que tudo era apenas paranoias da sua mente e ver que todo amor é amor!

dandarafreitasd 30/01/2023

leitura fácil e fluída, definitivamente um livro que eu teria amado ler quando era adolescente e tinha os mesmos questionamentos de natali.

Mandslett 03/03/2023

Minha opinião sobre o livro
Simplesmente amei a história da personagem Natali, uma menina forte e determinada, ela é incrível. Super recomendo esse livro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5