Espinhos - Poemas e Ensaios

Espinhos - Poemas e Ensaios Carlos Castelanelli

Resenhas - Espinhos - Poemas e Ensaios

Lorrainy10 04/02/2023

Eu nunca tinha lido poesia ou ensaios antes e confesso q gostei, não são poemas de amor, são pra entreter e fazer vc refletir sobre de tudo um pouco e eu gostei disso.
O poema q mais gostei foi: Blitzkrieg
E o ensaio foi: Ponteiros

Ivan 19/08/2023

Poemas e Ensaios
Deve ter sido um dos primeiros livros de poemas e ensaios que li. Gosto de variar nos temas de livros que leio, e essa foi uma experiência interessante. Me surpreendeu positivamente. Sempre importante incentivar autores nacionais. Das poesias do livro, a minha preferida foi "O Poeta e a desenhista". Recomendo a leitura!

liaramoss 19/08/2022

sentimento de alívio do autor, mesmo em histórias fictícias
Livro curtinho com conjunto de alguns poemas e ensaios. Amei os mais longos, como o da garota com a árvore, uma história completa, linda em poucas, mas certeiras, palavras.

Outro trecho que gostei muito:

"Não pedi para nascer
Não pedi para estar presente
Cada dia fica mais pesado
A cada fardo diferente
Difícil desistir do meu futuro
Esquecer do meu passado
Aliviar minha mente
Deus deve estar ocupado..."

mardou 05/02/2023

espinhos
A partir da recomendação do próprio autor, resolvi ler esta coletânea de pequenos poemas e ensaios. Desde o princípio é imposta a ideia de que gatilhos não serão propositais, mas é quase impossível falar sobre sentimentos e não estar prestes a engatilhar alguma memória de outro alguém.
uma ótima leitura, fazia tempo que eu não me deparava com poemas tão vividos e maduros quanto estes.

Stephanie 16/08/2022

Incrível! o poema que mais gostei chama-se "Flores"
Vivemos nesse psicodelismo
Eu te peço por favor
Pois até as borboletas do meu estômago
Ousaram se apaixonar por você
Não me deixe meu amor
Pois sem ti, irei morrer
Então vamos viver o hoje
Pois o futuro nunca virá
Irei beijá-la hoje
Até "o amanhã" chegar.

site: https://www.amazon.com.br/dp/B0B6YYHH44/

Karine.Maco 26/12/2023

Emocionante
Esse é um livro em que maioria dos textos foram escritos na adolescência do autor e isso justifica algumas histórias com situações carregadas de sentimentos e um pouco de drama. As histórias são contadas com muita sensibilidade e um viés ora poético ora reflexivo. É um livro curto mas, que traz que me despertou muitas reflexões. Gostei muito dos textos: O velho, blitzkrieg e achei genial a escrita do texto: ponteiros. Através dos ensaios desse livro eu percebi que histórias curtas podem despertar emoções e terminar de forma completa dispensando esclarecimentos por parte do autor.

Binha 19/07/2023

Achei que nunca tinha lido ensaios
Muito bom, há um tempo não me conectava tanto com o autor; poesias soam para minha alma tão bem quanto músicas soam para os meus ouvidos... tudo o que li diz mais sobre o autor do que ele imagina... ao final quando explica a fase da vida em que escreveu suas poesias tudo faz sentido. Existem alguns erros ortográficos, coisas tão ínfimas que podem passar desapercebido.
Realizei a compra do livro no modo e-book por indicação do próprio autor e voltei a ser adolescente... mesma angústia, mesma dor, mesmo desdém... incrível...
Se você busca uma experiência diferente e nostálgica (aos da década de 90), fica minha indicação e apoio ao escritor querido e nacional.
Obrigada, Sr. Castelanelli, voltei aos tempos da academia juvenil de letras!!!

Maysa51 09/02/2023

Espinhos, Poemas e Ensaios
Leitura leve, cheia de emoções e reflexões.

Apaixonada por:
? O poeta e a desenhista
? Liberdade
? Devastado (principalmente esse, sensacional)

Recomendo.

Patricia Salcides 16/09/2022

Crítica poética
O livro mostra de forma bela e poética assuntos sobre nossa sociedade. Fala sobre injustiça, repressão, descaso das autoridades, mas também fala de amor.
Com seus poemas de diversas formas, Carlos mostra que dá pra fazer boas críticas sociais e governamentais usando de uma linda estrutura poética.

Judy_m81 23/09/2022

Pois o futuro nunca virá
Irei beijá-la hoje
Até "o amanhã " chegar."

Heliza.Astaroth 22/09/2022

Eu não sei o que dizer sobre este livro, eu tô tão anestesiado ainda, com tudo que eu acabei de ler.
Mas uma coisa é certa eu acho que todas as pessoas deveriam ler, eu não sei como dizer mas é simplesmente incrível.
Apenas leiam.

I.Moon_ 27/08/2023

Incrível
Adorei os poemas, a escrita é linda e os contos curtos marcam na mente pela tristeza e realismo (mesmo sendo ficcionais).
Recomendo muito!
Nota: 3.8

eukarla 14/02/2023

Muito bom!
O autor fala que a maioria dos poemas e ensaios contidos no livro foram escritos em sua adolescência, isso é impressionante.
Os textos não são para qualquer pessoa, pode conter alguns gatilhos e nem todo mundo consegue interpretar o que é narrado neles. O meu preferido, sem dúvidas é o intitulado ?Liberdade?.

LaAs171 08/11/2023

Nem...
Nem sempre a poesia te entrega o sentimento para ser sentido, as vezes ela abre o caminho para que você possa entender os seus próprios