20 anos de corrupção

20 anos de corrupção Ivo Patarra

Resenhas - 20 anos de corrupção: Os escândalos que marcaram Lula, Dilma, Temer e Bolsonaro

boscato 06/07/2023

Tanto potencial desperdiçado, me lembra até de um certo ex-governador...
"20 anos de corrupção" é um livro triste, uma experiência que tinha tanto potencial, mas que se perdeu na indiferença. O autor da obra é Ivo Patarra, um grande jornalista político e que outrora foi um assíduo petista de carteirinha. Ivo rompeu com os governos petistas por não acreditar mais no cerne do Partido dos Trabalhadores e se dedicou desde então a ser um crítico dos ideais que por muito tempo confiou. Uma pena que Patarra não conseguiu imprimir as suas insatisfações nesta obra.

O livro retrata todos os principais escândalos de corrupção dos últimos 20 anos, nesse meio tempo houveram dois mandatórios do PT (Lula e Dilma), espera-se, portanto que o autor vá se desdobrar como um revoltoso cidadão que acreditava no projeto de governo petista, mas isso não acontece. O livro se trata de um documentário sobre os escândalos, e eu sinceramente não acho isso tão ruim assim, mas eu esperava ao menos que houvesse criticas pessoais e ataques diretos aos corruptos listados. E talvez essa expectativa alta tenha sacramentado a obra para mim.

A obra é relativamente curta e é divida pelos escândalos (8 no total e dois Apêndices), gostaria que tivesse um terceiro apêndice apenas para comentar sobre o mensalão da reeleição de FHC. Para aqueles que querem apenas se situar no que aconteceu no nosso país nos últimos anos é uma boa leitura. A escrita é relativamente tranquila e não é necessário tamanho conhecimento político