The Dawn of Yangchen

The Dawn of Yangchen F.C. Yee

Resenhas - The Dawn of Yangchen

Helo 19/05/2024

Voltar para o universo de Avatar é sempre reconfortante e dessa vez não foi diferente. Amei a dinâmica da Yangchen com o Kavik, principalmente a maneira como eles se conheceram. Ver um pouco mais da cultura dos nômades do ar também foi muito legal e deixa um aperto maior no peito saber o que futuro reserva pra eles. Acho que minhas únicas ressalvas são que a história fica um pouco lenta no meio, como se não tivesse muito o que acontecer, e que tem algo no estilo de escrita do autor que me impede de imergir completamente na história.

Larissa3839 19/04/2024

Não gostei muito da leitura, mas de qualquer forma e interessante para quem quer saber mais de avatar

Bianka457sta 08/04/2024

Muito bom poder me apronfundar em uma história da minha saga preferida. A Yangchen do livro difere bastante da sua personalidade na série. A aparência é de uma avatar que tem tudo sobre controle, nunca tendo dificuldade para a resolução de conflitos. Vemos no livro a verdadeira Yangchen. A que quebra as regras dos monges, a que se sente insegura, a que mente, espiona, se disfarça e não é tão perfeita quanto pensávamos. Também pudemos conhecer mais do avatar anterior, Szeto, da nação do fogo. Essas obras literárias de Avatar permitem nos aprofundar mais ainda nos avatares passados e não só pelo o que eles eram conhecidos, mas o seu verdadeiro eu.

Igor201 27/03/2024

Até agora, o livro que menos gostei dentre os 4 de F. C. Yee.
Mesmo assim, é ótimo saber mais sobre a história de Yanchen, sobre a história das quatro nações e das dobras especiais.
Achei legal que também explora mais a dobra de ar, mostrando do que a dobra é capaz.

GeMartt 20/02/2024

Tão necessário.
The Dawn of Yangchen é o primeiro livro da duologia sobre a história da Avatar Yangchen e o terceiro livro da série Avatar no geral. Ele conta a história da Avatar do Ar desde sua infância até o momento em que ela começa a se consolidar como a grande protetora das quatro nações, ao mesmo tempo que tenta se encontrar e se manter a frente de problemas pessoais que a desafiam diariamente, incluindo culpa e arrependimentos passados.
Durante a história o ponto de vista é dividido entre Yangchen e Kavik (e entre alguns outros personagens, mas com pouca frequência), o que, pra mim, é um ponto positivo, já que explora os sentimentos e pensamentos de ambos os personagens, dando ainda mais profundidade para a dinâmica entre os dois, que devo dizer, começou bem e terminou bem (apesar de ter um gosto amargo de como acabou no final do livro). É uma história que encrementa muito na história do universo de Avatar, já que na série e livros anteriores vemos Avatar Yangchen como uma figura gloriosa e sendo retratada como "o Avatar perfeito", enquanto aqui vemos todos os esquemas, falhas, mentiras e sacrifícios que fazem parte da história dela, mostrando que a história nem sempre nos conta tudo e pode acabar construindo uma imagem de alguém que não é verdadeira, outro ponto pra mim que elevou muito a história. A quebra de expectativa quando você começa a ler e perceber que o que você sabia sobre Yangchen (assim como os próprios personagens desse universo) não é bem o que foi dito anteriormente e que, por mais que fosse realmente bondosa e gentil, ela também não estava livre das crueldades e injustiças do mundo, tendo que sujar as mãos pra conseguir garantir a paz.
Então, apesar de não ser tão bom quanto os livros da Kyoshi (na minha opinião), ele não é, nem de longe, um livro ruim. Eu diria mais que os dois livros anteriores é que foram muito bons, o que tornou a competição acirrada pra esse.

Arthur.Borel 14/02/2024

The Dawn of (Kavik) Yangchen
Após os dois ótimos livros da Kyoshi uma nova duologia focada na Avatar Yangchen foi lançada, e a história definitivamente não era o que eu esperava.

Enquanto o enredo da Kyoshi era mais aventura e combate, o da Yangchen é totalmente político e realista, por assim dizer. Achei uma abordagem interessante, já que até agora nunca teve uma história de Avatar focada completamente no aspecto político.

Me incomodou que a Yangchen é pouco explorada e desenvolvida no livro, no fim parece mais que o Kavik que é o protagonista. A relação dos dois não me convenceu o suficiente e nem foi tão bem desenvolvida para que o peso do conflito de confiança dos personagens fosse realmente tão grande.

Aqui também não há muita expansão do universo ou conceitos da franquia, mas talvez o segundo livro revele mais coisas interessantes.

Ainda sim foi um livro divertido, o universo de Avatar sempre é fascinante de se explorar.

Tati 28/09/2023

Muito ansiosa para ler o segundo!
É muito bom conhecer um pouco da vida passada de Yangchen, especialmente sua juventude. Eu gostei demais do livro, seus desdobramentos e personagens.
Em algumas outras resenhas eu li que o fato de Kavik ocupar muitos capítulos do livro tenha sido um problema do ponto de vista de outros leitores, mas eu não achei isso ruim da maneira que li em alguns comentários. Da mesma forma que em toda história do Avatar há mais desenvolvimento de personagens acerca dele, nesse livro temos Kavik. Gostei bastante da história que foi apresentada, o jeito que mostraram ele pela primeira vez foi algo que me deixou mais animada em continuar lendo.
Sobre Yangchen, me pergunto até que ponto o fato dos nômades de ar considerarem toda vida como sagrada e protege-los de punições como a morte seja algo válido enquanto Avatar. Se o objetivo do Avatar é o equilíbrio entre dois mundos, e se há uma pessoa que desequilibre isso apenas por existir sendo malvada em todas direções, que tipo de punição caberia ao Avatar a dá-la? Em A lenda de Aang temos a retirada da dominação como punição, mas até onde eu entendi ainda não havia esse conhecimento no tempo de Yangchen (além de que aqui a dominação não seja o fato da malvadeza). É interessante pensar nisso sob a ótica dos nômades do ar sendo Avatar, porque inclusive boa parte da história de Aang se trata dele refletindo sobre isso. Eu ainda não pensei em uma resposta boa. E por isso em Kyoshi vemos uma discrepância tão absurda quando comparamos seus princípios. Por isso Avatar é tão bom, e eu amo essa série!!!! Tô bastante ansiosa pro segundo livro.
E imensas gratidões a equipe do Mundo Avatar que faz as traduções de fã para fã em português. Melhor fanbase do mundo!

Rafa 27/07/2023

Um déjà vu para os fãs de Avatar
Entrar mais uma vez no universo de Avatar, agora sob os olhos de uma outra Avatar do ar, foi uma experiência tão gostosa que acabou me fazendo esquecer que não sou mais aquela criança assistindo o desenho pela tv. A sensação de visitar lugares já conhecidos e outros completamente novos em um mundo com as 4 nações bem estabelecidas e sem as cicatrizes da Guerra dos Cem Anos é algo que, imagino eu, todo grande fã irá gostar muito. Como um fã dos Nômades do Ar, a visão dos templos completamente cheios, das rotinas de caridade e de uma Avatar do Ar mais madura e experiente na vida de seu povo foi o grande ápice que me cativou do início ao fim. No entanto, apesar do livro possuir um tom mais adulto muito interessante, como ao retratar intrigas políticas com mais profundidade que nos desenhos, sinto que o que mais me manteve cativado foi a imensa saudade e desejo por mais conteúdo sobre o universo de Avatar. Dessa forma, acredito que o gigantesco potencial que há na imagem de Yangchen não foi tão bem explorado. O que poderia ter sido uma explosão de emoções foi apenas um calor no coração de quem cresceu assistindo o desenho e sempre se perguntou sobre como teria sido a vida da Avatar um ciclo inteiro anterior ao Aang. Apesar disso, recomendo com todas as minhas forças para quem é fã desse universo fantástico que leia e aproveitem cada linha! :)

Rafael Vinícios 24/09/2022

Resenha de The Dawn of Yangchen
Bão. Muito bão conhecer mais sobre Avatar Yangchen. O F C Yee realmente escreve bem e essas novelas que ele vêm escrevendo sobre os Avatares anteriores ao Aang são um deleite para quem quer saber mais sobre o universo dos Avatar.

Yangchen era implacável e mesmo sendo uma Nômade do Ar e uma pacifista, isso nunca impediu ela de realizar o que era necessário para manter a paz entre as 4 nações. Inclusive em algumas cenas esse traço da personalidade dela é aprofundado, bem como algumas técnicas de dobra dos elementos, com destaque para a dobra de Ar.

Outros elementos do universo Avatar presentes na obra são a Ordem da Lótus Branca, os companheiros do Avatar ou o Time Avatar, Ba Sing Se, Omashu, O Rei da Terra, bem como também algumas sub dobras que já eram comhecidas na época de Yangchen.

A forma como ela resolve questões e ainda mantém as informações sob sigilo para preservar a paz e a segurança entre as nações é outro plus.
Recomendo essa leitura, assim como recomendo as novelas sobre a Avatar Kyoshi.
Ricardo 16/03/2024minha estante
Você sabe se será eaduzido pro Brasil?

Rafael Vinícios 24/03/2024minha estante
por hora estou desinformado sobre, mas acredito que será traduzido sim...

JoaoVictorOF 18/08/2022

F.C. Yee caminha na direção oposta do que quero ver, mas ainda entretém
As novels de Avatar me deixam com um misto de sentimentos. Usá-las para contar a vida dos Avatares anteriores, primeiro a favorita dos fãs, Kyoshi, e agora a nebulosa Yangchen, é uma ideia perfeita. É impossível que uma história ambientada num universo tão fantástico e icônico não ofereça uma boa experiência ao fã ávido por detalhes, e F.C. Yee sabe como costurar elementos da animação nas páginas para satisfazer essa vontade, expandindo de forma muito inteligente áreas inexploradas no material original. É essa curiosidade, a vontade de querer saber mais sobre algo que amo, que me mantém preso a esses livros.
Ao mesmo tempo, sinto que o autor desperdiça o potencial desses romances. Tinha meus problemas com as escolhas dele desde os livros da Kyoshi, mas agora percebo que ele realmente segue para um caminho que é muito diferente daquilo que eu gosto e espero ver no universo avatar. Esses livros têm sido mais maduros, focados em intrigas políticas, problemas econômicos, desigualdade, espionagem... Isso é ótimo, e o autor desenvolve esses pontos de forma satisfatória. Mas sinto que há um foco tão exagerado nessa parte mais "mundana" e pesada do universo que tudo aquilo que era mágico e fantástico na animação fica em segundo plano. Parece que o autor quer arrancar o tapete debaixo dos pés do leitor a todo momento com reviravoltas, traições e trauma. Quase não dá tempo de conhecer e aproveitar o que há de bom no universo e na própria protagonista.
Não gostei da escolha de dividir o foco entre Yangchen e Kavik. Embora tenha gostado mais dele do que antecipava, sentia que os seus capítulos eram um desperdício de páginas que poderiam ser usadas para nos revelar mais sobre a avatar.
A escrita em alguns momentos me impressionava pela qualidade das metáfora e descrições e em outros me parecia enfeitada demais sem motivo. De toda forma, a leitura flui muito bem. Terminei em três dias.
Ainda vou continuar lendo os novos livros, mas não consigo evitar me sentir desapontado
que nenhum conteúdo de Avatar, sejam comics, filmes ou livros, tenha sequer chegado perto de recapturar o que a animação tinha de tão especial.
Túlio 19/08/2022minha estante
Oie! Td bem? Fiquei com mais vontade ainda de ler depois do seu comentário rsrsrs Vc sabe onde posso baixar esse livro ?