A Morta Apaixonada

A Morta Apaixonada Théophile Gautier

Resenhas - A Morta Apaixonada

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Camomila4 06/12/2022

Editora Wish fazendo mais uma vez
Que edição maravilhosa, das ilustrações até a breve, e tão boa, dissertação sobre o surgimento de histórias sobre vampiros. Notas de rodapé extremamente úteis e ótimo detalhe colocar alguns dos trechos no idioma original (francês)

dudínea. 14/12/2022

O amor que vence a morte
A história é muito boa, realmente gostei de como ela foi contada e dos personagens em si.
Os demais contos também são bons, mas não tanto quanto A Morta Apaixonada. Inclusive, eu achei eles confusos em vários momentos, já que a escrita do autor não é muito fácil.
Já os textos de apoio, achei razoáveis, esperava um pouco mais deles.

nalurodrigues 04/09/2022

Lindo e Tenebroso
Muito antes de Edward e Bela, Théophile Gautier nos trouxe o romance entre um vampiro e uma humana que eu, sinceramente, não achei que fosse gostar tanto. Por ser um clássico (e dos bem antigos!), achei que a leitura ia ser desgastante, mas foi, surpreendentemente, fluido pra mim. A forma como Romuald descreve Clarimonde é divina, arrebatadora e, ao mesmo tempo, revoltante. Ele é um personagem tão sufocado pela sociedade que mesmo o amor que sente por Clarimonde lhe parece algo pecaminoso. Amar alguém a ponto de compará-la a Deus é algo muito significativo para alguém tão fervoroso em sua fé, principalmente sendo um padre. Por nunca entrar em contato com o "mundo mortal", por assim dizer, estando constantemente confinado em meditação, todos os sentimentos e descobertas de Romuald lhe parecem blafemos, pecaminosos até. Ser vaidoso, amar alguém, gostar de roupas finas, penteados da moda, tudo parece diabólico, um plano malígno para afastá-lo de Deus. Muitos podem achar que as vezes em que ele fala sobre Clarimonde e nos aconselha a não se apaixonar possa ser uma vilanização da figura feminina (o que, devido à época, é praticamente indubitável). Na minha interpretação, no entanto, essas sugestões são meramente uma forma de ajudar o leitor a se prevenir da decepção de se expor demais, amar demais, ceder demais, só pra ver o que mais ama lhe ser tirado posteriormente e deixá-lo com uma vida que você não escolheu, que você sequer quis. Sozinho.

"Oh, irmão, medite bem sobre isso! Por ter levantado uma única vez o olhar para uma mulher, por uma falta aparentemente tão leve, experimentei durante vários anos as mais miseráveis agitações; minha vida foi perturbada para todo o sempre"

site: writemeinblood.tumblr.com

1 | 2 | 3 | 4 | 5