Golden Age Ladies

Golden Age Ladies Sylvia Barbara Soberton

Resenhas - Golden Age Ladies

Ladyce 02/10/2022

Raramente faço resenhas de livros em língua estrangeira, ainda que os leia, todos os dias. Conversando com amigos cheguei à conclusão de que para livros que não têm tradução no Brasil, não há jeito, temos que passar adiante a informação. E hoje, quem não lê em inglês? Este livro, não muito grande, li na versão eletrônica. É um apanhado sobre as mulheres que faziam parte das cortes de Henrique VIII e Francisco I, primos e reis que estavam em perpétua competição entre si. Francisco I também competia com Carlos V da Espanha. Essa época, início do século XVI, é complicada para estudar, batalhas entre esses três monarcas fazem parte importante da história do mundo ocidental, por ajudarem a moldar o que hoje entendemos como Europa. Em termos de literatura é interessante lembrar que a competição entre esses líderes é frequentemente mencionada. Por exemplo, a disputa entre Francisco I da França e Carlos V da Espanha é mencionada nas primeiras linhas de, No caminho de Swann, primeiro volume de Em busca do tempo perdido de Marcel Proust. Este é só um exemplo de como as referências históricas podem ser importantes mesmo para leituras modernas.

Golden Age Ladies: women who shaped the courts of Henry VIII and Francis I, de Sylvia Barbara Soberton foca precisamente nas ações, no poder das mulheres que contribuíram para os governos, para as cortes desses reis. Trabalhando muitas vezes no aconselhamento, mas também nos tratados de paz entre eles. Essa visão histórica pelo lado feminino nem sempre foi abordada, e no entanto elas tinham poder, justamente por seus casamentos não serem feitos por sentimentos mas pelas fortunas que traziam para as cortes onde seriam esposas de reis e mães de futuros monarcas se tivessem sorte de produzirem herdeiros.

Este livro não trará novidades para o historiador,para o pesquisador, para quem pretende fazer um mestrado em história. Não é esse o seu objetivo. Bem pesquisado, com notas de rodapé (aqui no final do livro) que ajudam, caso o leitor queira pesquisar mais a fundo, este livro traz de forma compreensiva, direta, aspectos da vida no início do século XVI e a importância das mulheres nas cortes retratadas,para o leitor comum.

Não é um romance. Não é um livro de aventuras. Mas é um excelente apanhado sobre essa época, e as mulheres que dela fizeram parte. Acabamos nos familiarizando com Louise of Savoy, Marguerite d’Angoulême, Claude de France, Eleonora de Portugal, Françoise de Foix, Anne de Pisseleu, Catarina dei’Medici, Diane de Poitiers, estas todas da corte francesa. Assim como Maria Tudor, Catarina de Aragão, Ana Bolena, Jane Seymour, Ana de Clèves, Catherine Howard, Catherine Parr e Bessie Blount (Elizabeth), da corte de Henrique VIII.

Se você já tem bastante conhecimento do período, se é um historiador especializado, talvez esse não seja um livro para você. Mas se gosta da época e quer entendê-la mais, sugiro que leia essa obra. Ela traz claridade sobre as ligações desses nobres, como se tivéssemos um mapa dos relacionamentos ou lista de quem é quem… Como gosto do período e sei da importância que teve para o desenvolvimento da Inglaterra e da França, achei esse livro muito bom. A meu ver cumpriu com o que prometeu.