Resenhas - Calafrios

Gab 27/12/2022

Artista.
todos os contos dessa coleção já foram adaptados em "Ito junji: collection", então recomendo que quem não assistiu ainda nem perca tempo e leia isso aqui! já quem infelizmente assistiu essa porcaria recomendo que leia isso aqui também, afinal os traços do Junji Ito dão muito mais medo e calafrios do que a animação, então a experiência é outra.

todos os contos me agradaram! destaque para: "um longo sonho", "calafrios", "disco velho" e "a casa das marionetes".

sou um leitor árduo de Junji Ito, mas esse cara ainda consegue me impressionar muito em cada obra. ele é um gênio do terror e merece mais destaque do que tem! eu considerei um ótimo pontapé inicial para quem realmente tem vontade de conhecer o autor e não sabe por onde iniciar.

bebella1 03/03/2024

Simplesmente incrível, do início ao fim. Esse livro traz coletâneas de vários contos do autor, além de no final de cada conto, ele colocar um comentário dele, falar o que inspirou. Ver a mente e a forma de como ele conseguiu montar aqueles contos horrorizantes, faz vc ficar admirado e chocado. Teve uns que realmente fiquei bem incomodada lendo, mas é um livro excelente

fireheart. 28/11/2022

uma das minhas edições favoritas até agora do junji, não vejo a hora de começar as próximas, merece todo o hype que tem

Emilly473 17/09/2022

Interessante ver quais são seus mangás favoritos do autor e de onde veio a ideia de cada história e os desenhos prende o leitor e faz com que fique com curiosidade para saber qual será o desfecho da história.

victoriarocente 08/04/2024

Calafrios.
Alguns dos contos eu já tinha lido em outros mangás, mas tirando isso, apenas sucesso.
Achei caótico o conto do Calafrio, e minha tripofobia berrou. Fiquei angustiada enquanto lia e estava torcendo pra terminar de ler o mais rápido possível.
Cada conto consegue ser um mais ablubleabuble das ideias que o outro. E é provavelmente o que eu mais curto neles (além dos traços, que eu acho muito maneiros).

amélia 01/11/2023

Calafrios
Realmente foi calafrio a cada capítulo.
Amo Junji ito. O que mas me perturbou foi o do sebo, a modelo fotográfica, antepassados e calafrios.

emmanuel_arankar 30/10/2023

"Calafrios" de Junji Ito

"Calafrios", do renomado mangaká Junji Ito, é uma coletânea que reúne uma seleção de contos favoritos do autor, junto com uma história inédita. Nesta obra, Ito mais uma vez mergulha os leitores em um mundo de horror e obscuridade, explorando o sobrenatural e o desconhecido. Ao longo das páginas, os traços únicos de Ito se unem a narrativas que brincam com o cotidiano, transformando elementos comuns em algo grotesco e aterrorizante.

O primeiro conto, "Disco Velho", inicia a coletânea e narra a história de um disco misterioso que deixa as pessoas obcecadas por ele. No entanto, "Disco Velho" destaca-se por apresentar um traço e enredo que estão abaixo da média de qualidade do autor. Vários quadros parecem mal desenhados, e o enredo carece do nível de profundidade que os leitores esperam de Ito. A trama gira em torno da obsessão dos personagens pelo disco, mas carece de uma sensação de terror genuína. Além disso, a explicação por trás do poder do disco é vaga, deixando os leitores insatisfeitos.

"Conveniência" é um conto que gira em torno de um homem que ouve o disco em um bar e, em seguida, se aproxima da protagonista para contar a história do disco. Este conto também deixa a desejar, uma vez que o enredo não se encaixa com o nível de excelência normalmente associado a Junji Ito.

O título da obra, "Calafrios", é o nome de um conto que envolve um garoto tentando descobrir a relação entre os estranhos furos que aparecem no corpo de seu avô e de sua vizinha. Este conto destaca-se por sua atmosfera assustadora, criada pelos misteriosos buracos que aparecem nos personagens. No entanto, apesar de ser eficaz na criação de um horror angustiante, "Calafrios" é prejudicado por um roteiro que deixa algumas questões sem resposta. A maldição que afeta a vizinha é um ponto de confusão, já que ela sabia da pedra que estava causando a maldição. Além disso, a presença de um médico misterioso não é devidamente explicada, o que deixa o enredo inconsistente.

"Modelo Fotográfica" é uma história que gira em torno de um cineasta que se depara com a foto assustadora de uma modelo em uma revista, levando a eventos sobrenaturais quando ela é escolhida para um papel em seu filme. Este conto apresenta elementos de horror, mas não atinge o nível de excelência esperado de Junji Ito. Parece mais leve e até paródico em comparação com suas obras mais aterrorizantes. A presença de humor e elementos autobiográficos também tornam este conto um pouco fora de sintonia com o restante da coletânea.

"Balões Enforcadores" é um dos contos mais marcantes de Calafrios e leva os leitores a um cenário caótico e surreal. A história começa como uma narrativa sobre pessoas suicidas, mas se transforma em algo muito mais estranho e aterrorizante. Neste conto, Junji Ito consegue criar um clima de desespero, onde a protagonista não tem escapatória. Os balões assassinos que a perseguem criam uma atmosfera aterrorizante. Embora não haja páginas de impacto tradicionais, o quadro do "balão furado" é um dos momentos mais chocantes da coletânea. No entanto, o enredo pode ser um pouco caótico e a transição da falsa história fantasmagórica para a verdadeira é habilmente executada.

"Mansão das Marionetes" é um conto que apresenta um rapaz que descobre os estranhos hábitos de seu irmão, um habilidoso manipulador de marionetes. Este conto é estranho e lembra o tema de "O Brinquedo Assassino". Embora não seja extremamente assustador, a ideia de uma família manipulada por marionetistas é interessante e excêntrica. Aprofunda as interações na mansão e a teoria de que os marionetistas controlam seus "titereiros" adiciona uma camada intrigante à história. No geral, o conto é satisfatório, mas não se destaca como um dos melhores.

"Pintor" é um conto que envolve um pintor talentoso obcecado por sua nova musa. Nesta história, a protagonista é a demoníaca Tomie, personagem recorrente nas obras de Junji Ito.

"Pintor" tem algumas cenas gráficas que apresentam o dom artístico de Ito. A transformação de Tomie é grotesca e inquietante, e as imagens em preto e branco complementam bem a atmosfera da história. A obsessão do pintor e sua crescente alienação são temas que ressoam ao longo da narrativa, e a transformação de Tomie em uma grotesca abominação é um dos momentos mais perturbadores da coletânea.

"Antepassados" é um conto que gira em torno de um homem que começa a ter visões aterrorizantes de seus ancestrais. Este é um dos contos mais assustadores da coletânea, pois brinca com a ideia de que a história de uma pessoa está ligada ao passado de sua família. As imagens assustadoras dos ancestrais, com expressões de horror, tornam este conto particularmente perturbador. A sensação de ser observado e perseguido pelos olhos dos antepassados é arrepiante. O final deste conto é abrupto e deixa espaço para interpretação, o que pode frustrar alguns leitores, mas também contribui para o clima de mistério.

"Carteiro" é um conto que envolve um carteiro que se depara com cartas misteriosas endereçadas a ele, contendo informações sobre eventos futuros. Embora o conceito seja intrigante, o conto não consegue atingir plenamente seu potencial. Os eventos sobrenaturais que acontecem são grotescos e perturbadores, mas o enredo carece de profundidade. A presença de um carteiro sobrenatural que desempenha um papel crucial na história pode parecer forçada e não é devidamente explicada.

"Glicerídeo" é um dos contos mais nojentos e perturbadores da coletânea. Ele narra a história de uma jovem que tem uma estranha secreção oleosa vinda de sua pele. A natureza nojenta do glicerídeo e as reações de nojo das pessoas ao seu redor criam uma atmosfera de repulsa e horror. Junji Ito consegue transformar algo tão banal quanto a oleosidade da pele em algo aterrorizante e perturbador. A reviravolta no final, envolvendo o irmão da protagonista, é grotesca e impactante, deixando os leitores com uma sensação de repugnância duradoura.

"Amigurumi" é um conto que narra a história de uma mulher que encontra bonecos feitos à mão de sua família, incluindo ela mesma, e começa a acreditar que eles têm poderes sobrenaturais. "Amigurumi" é uma história mais leve e quase cômica em comparação com alguns dos outros contos. A ideia de bonecos que ganham vida é interessante, mas a execução não atinge um nível de terror profundo. A presença de uma figura materna dominadora e possessiva na história acrescenta uma camada intrigante ao conto, mas o final é um pouco previsível.

"Calafrio" é um dos momentos mais memoráveis da coletânea, pois leva os leitores a uma sensação crescente de agonia. A protagonista começa a sentir coceira e um incômodo constante, que a leva a procurar ajuda médica. No entanto, ninguém consegue identificar a causa de seu desconforto. A coceira e a agonia da protagonista são transmitidas de forma vívida, e os leitores podem facilmente se relacionar com a sensação de algo estar errado em seus próprios corpos. A reviravolta final, revelando a verdadeira causa do sofrimento da protagonista, é perturbadora e chocante. "Calafrio" é um dos destaques da coletânea, explorando o medo do desconhecido e a agonia física de uma maneira convincente.

"Um Vampiro na Biblioteca" é um conto que leva o leitor a um ambiente familiar, uma biblioteca, e, em seguida, subverte as expectativas, transformando um suposto vampiro em algo totalmente inesperado. O conto brinca com a sensação de medo e excitação que pode surgir em lugares silenciosos e solitários, como uma biblioteca à noite. No entanto, a reviravolta é inesperada e, embora não seja particularmente assustadora, é surpreendente.

"O Pesadelo de Souichi" é a história inédita que encerra a coletânea e traz de volta o personagem Souichi Tsujii, que já apareceu em outras obras de Junji Ito. Souichi é um personagem peculiar e irritante, que se envolve em situações sobrenaturais devido ao seu comportamento estranho. Neste conto, Souichi tem um pesadelo que o leva a acreditar que todos à sua volta se transformaram em bonecos. A história é estranha e excêntrica, com elementos de humor negro, e é uma adição divertida à coletânea.

No geral, "Calafrios" apresenta uma série de contos variados que exploram uma ampla gama de temas, como obsessão, medo, beleza física e manipulação. No entanto, nem todos os contos atingem o mesmo nível de excelência, e alguns podem deixar os leitores desejando mais profundidade ou clareza em seus enredos. No entanto, a coletânea ainda oferece vislumbres brilhantes do talento de Junji Ito em transformar elementos cotidianos em horrores grotescos e perturbadores. A atmosfera de medo e desconhecido permeia todas as histórias, proporcionando uma experiência de leitura que mantém os leitores intrigados e desconfortáveis. "Calafrios" é uma adição valiosa à biblioteca de qualquer fã de horror mangá e serve como um lembrete do poder assustador da imaginação de Junji Ito.

Jenni 23/01/2023

Sinistro e bizarro
É diferente de tudo que eu já li , fazia um tempo que eu vinha cobiçando os livros do Junji Ito , ele tem uma fama interessante e agora eu entendi o motivo.
É uma mistura de terror , com suspense, sobrenatural e como ele disse, sebosidade , alguns contos em específico são as coisas mais nojentas que eu já vi na vida , literalmente um sebo , mas incrivelmente não são ruins por isso, era o objetivo do autor e ele sabe o que faz , não vou esquecer essa leitura por vários motivos, que variam entre fascínio, fobia e passar mal .

Alexson.Almeida 21/10/2022

Histórias excepcionais
Mais uma vez temos Junji Ito não decepcionando com uma de suas obras. Aqui, temos algumas das mais conhecidas e preferidas histórias desse mestre dos mangás, com traços dignos da grandiosidade do autor e um enredo muito divertido e macabro. Não há muito o que falar. Simplesmente excepcional.

Animal Noturno 27/02/2023

Uma seleção esplendorosa.
Calafrios uma seleção contos Favoritos do próprio Junji Ito, aparentemente isso pode soar repetitivo, principalmente para quem tem e virá a ter esses contos em suas respectivas edições. Porém um "Plus" dessa edição faz toda diferença, os comentários do próprio Junji Ito, onde podemos ver a sua inspiração para o mote de cada conto e como ele esboçava a sua concepção em suas notas criativas, isso por si só já vale o bastante, percebemos a grande criatividade do autor e como ele consegue tirar suas ideias de coisas "aparentemente simples" do cotidiano a sua volta. Destaco os contos: 1- Modelo Fotográfica (verdadeiramente assombroso); 2- Balões Enforcados (uma história de horror coletivo que lembra muito o filme Caixa de Pássaros e o conto está adaptado em anime na nova série do Junji Ito na Netflix); 3- Mansão das Marionetes (nunca teremos o mesmo olhar sobre um espetáculo com Marionetes);4- O Pintor (Tomie é certeza de qualidade) e; 5-Glicerídio (é mais do que terror, é a personificação da repulsa)

Boa leitura!!!

Ariel 28/02/2023

Um dos melhores mangás do pai Ito, principalmente pela história dos balões, caraca, é chocante e maravilhosa, no anime e no mangá. Só recomendo cuidado pra quem tem tripofobia, porque na própria capa a gente vê uma imagem e nessa história eu tive bastante aflição.

Mikael_13 04/12/2022

Gostei demais dessa seleção de contos, um mais surreal que o outro. Me arrisco a dizer que esse foi o livro do Junjo Ito que mais gostei até agora.

Daniely 24/10/2022

Calafrios é uma obra com vários contos do Junji, como todos sabem ele escreve histórias de terror, e esse mangá tem de sobra suspense, coisas grotescas e nojentas, plots sem coerência muita mas muita bizarrice e ilustrações muito bem feitas que te fazem ficar pensando nelas por um bom tempo.
O que eu mais achei interessante nesses contos, foram que em cada final o autor colocou o que o inspirou para os criar, esse homem é um gênio.

qudakness 18/02/2023

Quem que grava no mato e espera não morrer?
Adorei a coletânea de contos desse, me diverti muito lendo! Acho que por eu estar tão acostumada com o estilo do Junji Ito acabo por não achar tudo aterrorizante, mas ainda curti bastante.