Andei por entre as frestas e te trouxe flores, pedras e algumas miudezas

Andei por entre as frestas e te trouxe flores, pedras e algumas miudezas Paulo Crumbim

Resenhas - Andei por entre as frestas e te trouxe flores, pedras e algumas miudezas

Gabriel1994 19/05/2024

Fora da caixa
Esta HQ surpreende quem lê. É profunda e leve, tão atual em seus temas quanto em seu formato. Os quadrinhos sem caixa de Crumbim vislumbram-nos a cada página, e suas ideias tão sem caixa quanto (ou fora da caixa) atravessam as páginas e te fazem sentir. Cada página é uma experiência única de leitura, uma viagem por ilustrações e textos entrelaçados, e uma narrativa que te leva a pensar o tempo todo. Esta HQ é uma experiência.

KinoplexGuilha 21/02/2024

Forma e conteúdo
Arte é sobre manifestar, reestruturar, discutir, debater, refazer, demonstrar, aprender, ensinar, remodelar, superar.

Essa é uma HQ que é mais do que um quadrinho, ela é uma obra de arte em si, a partir de sua forma até o seu recheado conteúdo.

Henry 26/04/2023

Quê..?
Confuso. Jogado.

Uma HQ escrita por um autor que, com muitas ideias, quis desabafar, mas não foi claro no que quis dizer.

Se alguém entendeu alguma coisa dessa bagunça, me explique.

Carol749 23/04/2023

É incrível observar a pluralidade de possibilidades que a linguagem dos quadrinhos proporciona, nessa obra crumbim ultrapassa os limites que já temos estabelecidos e traz um quadrinho, não linear, extremamente político, poético e experimentativo.
Mesmo com a enxurrada de informações que nos deparamos a cada página o texto e as artes conseguem ser fluidas, resultando num dos quadrinhos mais interessantes que já li.

Cintia177 12/04/2023

Caótico
Apesar de ter visto muitas críticas positivas, acho que não faz muito parte do meu gosto pessoal. Exige muita abstração e apresenta páginas sem a linha lógica que estamos acostumados.

Thiago.Romam 13/01/2023

Acho que essa HQ exige um conhecimento muito amplo da cultura e acontecimentos brasileiros.
Tem muitas referências políticas e sociais e isso acaba sendo um assunto que me inteiro muito pouco.

Também é uma HQ com uma narrativa muito caótica. É confuso saber onde começa e onde termina os vários assuntos abordados.
Essa narrativa se mostra como parte da experimentação dessa HQ, mas pelo fato de o próprio assunto dela ter sido algo que não acompanho, acabei não conseguindo aproveitar essa experimentação também.

Apesar disso, dentro das passagens que consegui pegar, algumas achei muito bem elaboradas e interessantes.

Senti que é um material com um conteúdo bem relevante e bem feito. Não é a toa que recebeu tantas críticas positivas e notas altas. Acho que apenas não sou o público alvo dessa obra mesmo.

Gio 01/12/2022

INCRÍVEL
To apaixonada e já quero ler outras produções do Crumbim. sensacional. acho que não sei exprimir em palavras uma resenha que faça jus à genialidade dessa HQ.
enfim, recomendo

Aline ig @escape.abacharel 11/11/2022

HQ de Transbordamento!
Essa HQ é linda demais! Um trabalho excelente, tanto pela edição quanto pelo conteúdo!
Já no começo do livro, você lê na orelha: "Este livro não segue necessariamente as convenções das instituições normativas, pois acredita que a edição deva interagir junto da espontaneidade e pluralidade de linguagens e especificidades aqui elaboradas". E é exatamente isso. O livro já me chamou a atenção por aí e ao longo da leitura você percebe o ruído externo que o autor quer passar, você percebe que a desordem está lá e você não controla o que vem no próximo quadro.
Eu marquei o livro inteiro de post-its com as partes que mais gostei, e mesmo que algumas dessas partes sejam temas fortes, eu amei as críticas. O autor publicou o que precisa ser dito através dessa sua forma de expressar: uma HQ repleta de assuntos, com uma narrativa única e com muitas informações (e por isso esse é um livro que você tem que ler mais de uma vez para pegar todas as referências).
Vi fotos, desenhos, textos e depoimentos (Renato Gama, Load – criador de conteúdo, Wera trap), tudo junto e misturado nesse livro único e especial.
É forte, mas precisamos ouvir, no caso, precisamos ler sobre. As críticas de como tratamos e nos habituamos aos moradores de rua, como se eles fossem parte da paisagem urbana; as sátiras da política brasileira; as críticas à força policial contra manifestantes pacíficos; cidades decadentes, favela e outros temas também são abordados aqui.
Tudo faz com que essa obra seja ouro, preciosidade, na minha opinião!
"Andei por entre as frestas e te trouxe flores, pedras e algumas miudezas" é um livro que recomendo demais a leitura, mostrando que a arte também é uma forma de resistência! Essa é a nova HQ de Paulo Crumbim, autor de Gnut e Ruído. Junto com Cris Eiko, publicou a série Quadrinhos A2 e as Graphics MSP Penadinho: Vida e Penadinho: Lar.

site: https://www.instagram.com/p/Ck1KNymO2Hq/

Dango Yoshio 18/09/2022

Metáforas, metalinguagem e miudezas
HQ linda demais, tanto na arte quanto no texto!
Cheia de metáforas, metalinguagem e miudezas que fazes dessa não só uma leitura, mas uma experiência.
O jeito que Crumbim constrói as narrativas e as páginas é, no mínimo, genial.

Esse é um quadrinho que você vai precisar ler mais de uma vez pra pegar todos os detalhes, entrelinhas e referências (que não são poucas), e em todas elas vai se deliciar, com certeza.