Soneto de Chumbo

Deusani0 21/09/2022

Envolvente
Resenha Soneto de chumbo

????

Josué é um jovem sonhador, poeta do morro, aspirante a escritor.
Fazia faculdade e levava uma vida normal se e que isso é possível na época dos anos 70, ele era apaixonada por Tereza que era uma mulher linda e revolucionária, diferente das demais mulheres daquela época e embarcando nas ideias dela, ele descobre um novo mundo com novas possibilidades porém um mundo perigoso pra época.
E embarcando nesse mundo ele descobre um jornal universitário com ideias contrárias as da época.
Porém a cabeça do jornal é Ciro que também é amante de Tereza, será que ele conseguirá trabalhar nesse jornal, até que a violência da época os alcance?
O livro se passa no subúrbio do Rio de Janeiro em uma época em que o mundo era regido por leis estranhas e quem não as seguisse era preso é muitas vezes nunca mais era visto.
Em uma época difícil o livro aborda com personagens bem construídos e uma leitura de tirar o fôlego, a cada capítulo você se pega imaginando o que nosso herói Josué irá enfrentar.
Um livro muito bem escrito e fluído que todos deveriam ler.
O e-book está disponível no site da Amazon e gratuito na sua assinatura kindle unlimited.
O livro físico você pode adquirir no site uiclap.

Helena517 19/10/2022

Sempre gostei de livros que me fizessem sentir de certa forma, as vivências dos personagens, se isso estivesse atrelado de alguma forma a um evento histórico, eu particularmente sempre soube que isso me traria algum tipo de experiência que ficaria gravado na minha alma. Soneto de Chumbo é esse tipo de história.
Soneto de Chumbo se passa nos anos 70, com o plano de fundo o subúrbio do Rio de Janeiro. Nosso personagem principal, Josué, é um poeta que ingressou na faculdade apaixonado por aquilo que seu pai mais abominava: Letras. Apaixonado pela essência da vida, Josué gostava de escrever sobre os mais diferentes cenários e sentimentos, mas é a paixão por Tereza, uma jovem enigmática e revolucionária que leva Josué a conhecer um lado daquela época que pensou não ser possível.
Preciso comentar vocês como essa leitura foi intensa. Desde o começo eu fiquei realmente fissurada no desenrolar dos detalhes contados por Josué, mas, além disso, eu pude sentir cada reviravolta como se estivesse presente na história. A escrita do autor foi uma coisa que me pegou muito, por ser uma escrita mais robusta e que de certa forma, se encaixou perfeitamente com a temática do livro. Isso fez com que minha experiência fosse sensacional em muitos aspectos, diria até mesmo que foi eletrizante.
Soneto de Chumbo não é somente uma história sobre impacto, não somente uma história de vida que pode se adequar a realidade de muitas pessoas nos anos 70, mas que nos mostra uma visão do Brasil tão viva nessa época, o medo palpável, a vontade de fazer mais, o sentimento de revolta. Tudo isso é tão real que você termina a leitura se sentindo de certa forma, mais enriquecido. O sentimento de querer mudar tudo. E talvez no final, a história seja sobre isso, para nos alertar e criar esse mesmo sentimento: que não podemos deixar a história se repetir.

Fabio678 08/08/2023

Entre a beleza e o Drama
Gostei muito do livro. A história é nervosa e ao mesmo tempo cativante. O drama de um poeta que se vê pegando em armas contra a ditadura. Um tema que mistura a beleza do poeta com o drama dos anos de chumbo. A escrita é excelente, e o livro tem um ritmo muito bom, em primeira pessoa, intercalado com capítulos narrando histórias paralelas que se encontram em dado momento. Adorei a estrutura de capítulos do livro! Recomendo!

Lais353 08/10/2022

Verdadeiro e surpreendente
Um jovem poeta suburbano é atraído pela resistência à ditadura, através do seu amor por uma bela moça ligada a revolução contra à ditadura. Em 1971, Josué entre amores e ódios se encontra nos bastidores das ações de desordem do mundo regido por estranhas leis.

Trabalhando em textos sobre desigualdade, miséria, subjugação, amor, solidão e luta daqueles que iam contra as regras insanas sem temer a morte, o autor nos leva numa narrativa congruente com a época e vida de um jovem com o dom da escrita.

Conseguimos ver a luta do jovem na universidade, mantendo-se refém da sociedade da época, tanto por seus escritos quanto seu amor por Tereza.

A escrita é impressionante, fluída. E a narrativa prende o leitor na trama, que tenta entender até onde o jovem vai para se realizar. Os personagens são bens construídos, e entende-se a relevância daqueles que são citados. Além da ambientação ser imersiva, os sentimentos de perseguição, amor e solidão nos tomam a cada capítulo.
Super indico essa leitura!!!
Marco.Pinheiro 14/10/2022minha estante
Que bonita sua resenha!

Jotapano 26/09/2023

Uma potência
Esse livro foi uma enorme surpresa, que li emprestado e acabei comprando depois pra ter na estante e sublinhar umas coisas. Uma obra direta, que te sacode, te apaixona. Seguramente, o melhor livro que li esse ano!
Um livro que conta a história de um poeta, pobre e perdido na vida, que encontra sentido em escrever para os subversivos na ditadura.
Em primeira pessoa, o livro é nervoso, tenso e poético. Mas tudo na medida. Tem umas passagens que você depois fica pensando por dias. E tem um fim arrebatador!

Li esse do Marco Pinheiro e depois engatei no Serro Frio, que parece que é o primeiro livro dele, e é extraordinário. Vou resenhar também.
Esse autor é um daqueles que pouca gente conhece, mas que deveria figurar entre as revelações da literatura nacional. Uma escrita poderosa, um ritmo maravilhoso. Não encontrei quase nada sobre ele, e isso é um crime.
Marco.Pinheiro 01/10/2023minha estante
Que legal ler a sua experiência! Obrigado pelas palavras!

Tiago.Gomes 18/11/2023

Cachaça, cigarros, sangue e revolução.
Um livro com uma carga muito dramática e ao mesmo tempo poética. mostra que o mundo não é gentil com poetas e amantes.