Conan Omnibus Vol. 5

Conan Omnibus Vol. 5 Roy Thomas...

Resenhas - CONAN OMNIBUS VOL. 5

Cristiano.Cruz 10/02/2024

Passem Longe Conservadores
Em sua passagem pelo arco de Bêlit - que ocupa apenas um conto nos espólios de Howard - Brian Wood e sua corte de artistas sensacionais, encabeçados pela talentosa Becky Cloonan, entregam aos verdadeiros fãs do personagem, uma visão menos iconoclasta do cimério, aprofundado-se no relacionamento do casal que transformou, para o bem e para o mal, a costa oeste hiboriana.

Leitura imperdível para quem gosta de um quadrinho que sabe utilizar toda sua potencialidade artística.

Bruno.Polimeni 24/09/2023

Gostei muito deste omnibus ( numero 1 e o 5 preferidos ate agora).

Neste há uma abordagem mais profunda do personagem, com o desenvolvimento de um relacionamento amoroso. Mostra um lado mais humano e frágil do personagem saindo do estereotipo (apenas um pouco)... Contrapõe a liberdade e dignidade do bárbaro em contrapartida a podridão e sistema deturpado de vida da civilização.

-----------Resumo:

- DE PRINCIPES E CONSPIRADORES: Conan entra para a guarda real de um nobre e se vê em uma grande conspiração para depor o rei atual... Entrando em catacumbas com “mortos-vivos” e outras criaturas, de fendendo uma jovem criança no meio da tramoia.
Ele parte e encontra um velho amigo pirata em outra cidade, se vê enfrentando guardas para ajudar o amigo e acaba preso, sendo julgado por uma corte hipócrita...consegue escapar e sai da cidade em um navio, faz amigos na tripulação.

- A RAINHA DA COST NEGRA : O navio acaba sendo atacado por Bêlit, uma corsária com encantos de Deusa e muito efetiva na pirataria... Conan luta bravamente e a encanta, poupando a sua vida e o convidando a ser seu consorte...então ele vive uma lua de mel de sangue, pilhagem, luxuria e liberdade.
Decidem voltar a cidade que o haviam julgado, para pilhar com um plano dele ser preso e servir de engodo enquanto faziam o saque...o plano acaba dando certo com varias reviravoltas, gostei do enfoque do bárbaro com medo, desespero e ternura geralmente não vemos fraquezas sendo trabalhada neste herói.

- A MORTE: Conan e Bêlit vão para a ciméria, alguém esta se passando por conan e fazendo carnificina nas aldeias. Eles perseguem e enfrentam o cão, mas o enfoque se da para as terras cimerias, seus perigos e desafios...que moldaram conan, aonde ele domina e se sente livre...em contra ponto a nobre Belit se torna apenas umas estrangeira com dificuldades e ridicularizada pelos povos locais. Me pareceu um trabalho de amadurecimento da relação entre os dois, saindo da “lua de mel”.
De volta ao navio, um vidente prevê morte... uma pequena embarcação com um homem afraco e acorrentado a deriva no mar é resgatado em busca de espólios...mas ele trás consigo uma enfermidade que acomete e debilita a todos, menos conan... Aportam em uma cidade próxima e busca auxilio, entrando em alguns dilemas morais...e talvez o fim da relação.