A Psicologia do Sonho

A Psicologia do Sonho Sigmund Freud

Resenhas - A Psicologia do Sonho

Michael147 10/05/2024

Alguns pontos bastantes confusos, outros bastante redundantes e outros nem tanto. É um bom livro no entanto

Gabrielbtn1 08/05/2024

Descobrimento e perspicácia
Um livro sensacional da psicologia e uma obra ótima para quem se interessa em psicologia e o mundo dos sonhos e busca compreender tanto a sua mente quanto seus sonhos (e até de outras pessoas) escrito de uma forma de simples entendimento e contendo exemplos para melhor compreensão em suas páginas.
Para quem tem curiosidade,quer compreender um sonho ou é fã de psicologia,é um livro essencial.

Monalisa.Ribeiro 28/04/2024

Linguagem simples e objetiva, consegue passar para o leitor, mesmo sendo leigo, como funciona a interpretação dos sonhos. Ajuda a entender um pouco da psicanálise de Freud.

Joyce.Kelly 10/03/2024

Desafiador
O livro é muito interessante, adorei os capítulos iniciais e peguei muitos conceitos que conhecia de forma superficial. Porém, não é completamente para leigos, os últimos capítulos são mais complexos e exigem mais paciência.

Wellington.Pimente 01/02/2024

Introdutório ao assunto.
No livro, o autor aborda alguns temas relacionados à psicologia dos sonhos. Freud expõe a sua teoria de que os sonhos são manifestações dos desejos inconscientes e há um significado simbólico neles. Ele esclarece a importância que há nos sonhos e a sua relação na compreensão da mente humana e como eles podem revelar pensamentos reprimidos, conflitos emocionais e/ou desejos ocultos. Além disso, Freud examina o seu processo de interpretação dos sonhos com os pacientes em suas consultas e apresenta determinadas técnicas para analisá-las, como a associação livre e a análise dos elementos simbólicos presentes nos sonhos. O livro também traz a relação entre os sonhos e a nossa vida cotidiana, explorando como os sonhos podem refletir as nossas experiências passadas, os desejos futuros e as preocupações presentes no dia a dia. Em resumo, "A Psicologia dos Sonhos" é uma obra bem básica para adentrarmos na sua teoria das interpretações dos sonhos, somente trazendo de forma simples e objetiva a introdução do assunto, porém considero fundamental para compreendermos a teoria psicanalítica do Freud e seu impacto no campo da psicologia dos sonhos e eu mesmo, somente com essa leitura, consegui anotando meus sonhos e depois buscando analisa-los conforme as ferramentas que o livro dispõe, confirmando que a teoria realmente funciona e confirma os seus estudos. Fiquei muito interessado em aprofundar mais no assunto e em seus estudos. Portanto, um livro que "abriu" a minha mente para assuntos que não tinha sequer um pingo de conhecimento.
Carolina2716 11/03/2024minha estante
Posso pergunta o motivo de ser 3 estrelas? Você aparentemente gostou do livro pela resenha pelo menos

Wellington.Pimente 11/03/2024minha estante
Oi Carolina, então ele é um livro bom, por isso as 3 estrelas. Não dei mais estrelas pq foi muito resumido, muito introdutório para principiantes e acredito que eles poderiam ter fornecido mais informações teóricas e práticas e assim seria perfeito. Porém, ele serviu para despertar meu interesse e assim ler todo o trabalho do Freud nesse assunto da interpretação dos sonhos. Eu

Rhayssi 31/01/2024

Amém acabou ???
Eu dei tudo pra esse livro e ele entregou pouquíssimo pois Freud pode até ser bom no que fazia mas em linguagens ele tá de nota 0.
Do começo ao fim o livro tem uma leitura pesada e cansativa e por vezes Freud se perdeu na própria teoria e acaba em outro assunto kkkk. Porém aprendi algumas coisinhas que dá pra se levar pra vida.

Nescaw 24/01/2024

Razoável
Eu estava esperando algo mais simples de se entender (justamente por ser para principiantes), mas acabou que eu boiei em grande parte dos conceitos e ideias que o Freud propôs. Eu não dei uma nota ruim porque consegui entender algumas coisas (o início principalmente). Talvez a psicanálise não seja para mim, eu ainda gosto de psicologia:)

EstAfani.Sandmann 02/12/2023

Freud, sonhos, psicanálise
É um livro bem interessante para compreender os fundamentos mais simples relacionados aos sonhos. Entender a diferença entre sonhos, desejos e perturbações. Freud através da interpretação de sonhos de seus pacientes relatados no livro tenta decifrar a complexidade da mente e dos desejos conscientes e inconscientes contidos em sonhos.

Isabelly.Mariano 08/11/2023

Decepção
Eu adoro aprender sobre psicanálise, comprei esse livro esperando que eu pudesse me aprofundar nisso, mas eu não consegui ter foco lendo ele. Pra mim a leitura foi super arrastada, achei que ele repetia as mesmas coisas muitas vezes, os sonhos que ele retratava não tinham base para mim, já que não sabemos o que antecedia o sonho. Alguns termos eram desconhecidos para mim e não havia uma explicação fácil. Enfim? se você já estiver avançado nesse assunto e/ou é o seu campo de estudo, vai valer a pena; já eu que sou leiga, não curti muito.

Hellohell 01/09/2023

Um pouquinho sobre o mundo dos sonhos
Como eu gosto muito de falar sobre sonhos, eu busquei no livro comprovações através da psicanálise que explicasse coisas como sonhos recorrentes, sonhos ser a realização de um desejo, pesadelos... Gostei bastante e não achei tão difícil a linguagem.

Mark 29/07/2023

Interessante e denso
Nesta obra, Freud compartilha com os leitores suas análises a respeito do sonho e como que nossa mente (usando minhas palavras) cria os cenários e quais justificativas existem à base destes.

Achei muito interessante os casos em que ele compartilhou no decorrer dos capítulos e o modo como eles nos ajudam a compreender melhor a dinâmica de formação do sonho e dos desejos recalcados que estes expressam.

Confesso que ao fim do livro a leitura se adensou de tal forma que a mim foi confuso continuar a leitura e, não envergonho-me em reconhecer, tive dificuldades em compreender alguns (ou muitos) pontos por ele abordados na conclusão da obra. No entanto não atribuo a responsabilidade de minha incompreensão ao autor, mas sim, quem sabe, à minha ignorância quanto a alguns temas e a falta de familiaridade com o tipo de escrita e abordagens.

Eu recomendo a leitura do livro àqueles que desejem compreender melhor o "universo" dos sonhos, no entanto alerto que não é tão intuitivo quanto o título nos induz a crer.

MateusReis 26/07/2023

Psicologia dos sonhos
Ótimo livro para quem está iniciando ou cursando psicologia, ou quem sabe, tem curiosidade sobre o mesmo!

Heloisa.Vulcanis 11/07/2023

Pra quem gosta de psicanálise e das teorias de Freud vai achar esse livro bastante interessante. Só que não entendia muito bem as partes em que explicava a teoria, porém os exemplos ajudaram muito para a compreensão. Em geral, será útil para quem estuda psicologia.

CAMBARÃ 26/05/2023

Ao analisar os sonhos, o autor propõe que é possível acessar algumas das informações que o indivíduo tem reprimido em seu inconsciente, como desejos, medos e conflitos internos.
Para fazer essa análise, Freud propõe o método da associação livre, que consiste em permitir que o indivíduo fale livremente sobre suas associações com os elementos do sonho.
Em "A psicologia do sonho para principiantes", Freud também aborda conceitos como o papel dos sonhos na realização de desejos e a natureza simbólica dos elementos dos sonhos.
Para o autor, os sonhos são uma forma de atividade psíquica que não se prende às leis da lógica e da realidade, mas que trazem informações importantes sobre as necessidades e emoções inconscientes do indivíduo.