Corpos secos: Um romance

Corpos secos: Um romance Luisa Geisler...

Resenhas -

Maria 15/06/2024

Este livro narra a história de um Brasil pós- apocalíptico sob o ponto de vista de 4 personagens: Regina, esposa de um fazendeiro, Murilo, uma criança que é forçada a se tornar adulto, Constância, engenheira gêmea de Conrado e Mateus, homem gay e único imune à doença.

A trama se desenrola a partir da jornada e das percepções de cada um dos personagens, por este motivo existem algumas lacunas na história, mas nada que impeça o sentido da trama. O foco não são exatamente os corpos secos, seres afetados pelo vírus que assolou o país, mas essa nova sociedade sem governo e sem leis. Apesar de algumas descrições e cenas serem grotescas, o que causa horror mesmo são as atitudes de algumas pessoas.

O final do livro deixa muita coisa em aberto e confesso que estou na torcida por um segundo volume. Pra quem gosta desse tipo de história, recomendo muito. Com certeza vai entrar pra minha lista de favoritos!

livroscomlivia 03/03/2024

Ficção brasileira
Depois da epidemia que assolou ou Brasil, acompanhamos a história de quatro pessoas que tentam chegar a um dos poucos pontos seguros restantes no país.

lenazenik 19/02/2024

Se baixou a nota pelo final em aberto é meu inimigo.
Acredito que seja essa a ideia de deixar o final em aberto: é o caos do apocalipse. Por isso ficou muita coisa sem explicação, tanta coisa que com certeza poderia ser explorada mas que não é o foco do livro, a história é aquele objetivo em comum que ligam quatro pontos de vista diferentes em meio à uma epidemia bizarra. Eu imagino que se o livro fosse escrito por um autor apenas, poderia ser melhor explorado, mas é bom ter em mente que é uma obra impecável escrita por quatro pessoas talentosas que tiveram de se encaixar uma à outra, não é um trabalho fácil. Dito isso, eu devorei esse livro. Genial, assustador, e em um cenário familiar (o que torna ainda mais imersivo, na minha opinião).

Scaldini 11/02/2024

Meu Deus que leitura arrastada demorei 4 meses e li outros 15 no meio dessa leitura, muito arrastado, mas não é de todo ruim acho que só não é pra mim

Zeno.Carneiro 29/12/2023

Nossa não tava preparado por isso. Começo é bem difícil, principalmente pelos personagens não prenderem muito. Mas depois tudo faz sentido, tudo tinha um motivo. Muito bom o the last of us brasileiro!!

Priscila 01/12/2023

Nacional
Eu simplesmente gosto dr histórias que narram cenários pós apocalípticos. Então, quando me deparei com esse livro ao pesquisar e-books, simplesmente tive que ler. E ainda bem! A leitura é muito boa, daquele tipo que te fisga e você só acaba quando acaba. Não gostei tanto do final, mas ainda assim, indico.

vitAria 22/09/2023

Me senti vendo uma série cancelada pela netflix
É difícil explicar todas as minhas opiniões a respeito dessa obra. Mas começo dizendo para vocês que esperava um desfecho com muito menos fios soltos.
Não pensem que eu não gostei, não, eu gostei bastante. É uma obra que te prende do início ao fim e brinca com sua opinião sobre os personagens. Ela traz perspectivas diferentes sobre um mesmo evento caótico, com muito humor e com personalidades distintas (claro, umas nós amamos mais que outras).

Fiz a leitura para ministrar um debate no clube de leituras Literaliza e amei falar a respeito das suposições sobre que rumo cada personagem ia tomar com os participantes do clube. Mas, quando terminei, guardei muuuitas mágoas em relação a esse final e me segurei para não expressar minha indignação antes da hora de falar com os integrantes. O desfecho foi completamente aberto e deixou a desejar o que mais esperávamos ao longo do livro: quem é o Pastor lá e o que acontece na vida em Florianópolis.

A leitura é muito rápida e passa a impressão de que as histórias não possuem nenhum encontro comum (exceto o apocalipse, é claro), o que já tinha me gerado receio a respeito do possível final corrido e sem nexo. Entretanto, alguns caminhos se conectam sim, mas bem no final e (como eu temia) de forma mal detalhada. Talvez a frustração seja reflexo de uma expectativa que eu coloquei na leitura, esperava críticas muito mais profundas por ser uma distopia que se propunha a algo bacana: no contexto pandêmico em que foi escrito, críticas mais profundas poderiam ser aproveitadas sobre o apocalipse. Mas as expectativas são de responsabilidade completa minha, ja que a proposta principal do livro é ser um entretenimento.

Não sou crítica literária muito menos tenho carga suficiente para dizer isso, mas esperava mais pelo prêmio jabuti, sabe?

Significa que a leitura não foi agradável? Não. Eu amei os personagens e a história cumpriu com o objetivo (me entreter). Ri muito e, apesar de não muitas, interpretei críticas satisfatórias à nossa sociedade ao encarar todo aquele cenário.

Audry Santos 28/07/2023

Distopia
Uma epidemia causada por uso de agrotóxicos. Conta a história de algumas pessoas para sobreviverem num país caótico, ameaçados pelos corpos secos (nome dado aos contaminados, que se alimentam de outros humanos).

Alice.Tabarin 03/05/2023

Decepcionada
O livro é bem interessante, com vários personagens distintos que começam a se interligar. No entanto, logo que a história começa a engatar ela é encerrada abruptamente, o que na minha opinião não fez sentido nenhum. As coisas não foram bem amarradas, o que deixa uma sensação de frustração no final.

Paulo.Vitor 13/03/2023

Meio vivo, meio morto.
Não conhecia muito sobre o livro, porém, me vi diante de uma premissa já conhecida, porém localizada em um lugar que não é palco tão comum para tal.
Corpos Secos conta sobre um Brasil assolado por um apocalipse zumbi que começou graças a uma empresa de agrotóxicos.
O livro conta histórias paralelas e perpendiculares sobre alguns personagens bem diversos, e definitivamente, não tenta fazer das histórias destes, uma epopeia gigantesca, inovadora e encantadora para cada um, mas sim, criar uma atmosfera e dar leves vislumbres de como brasileiros de várias regiões e classes sociais lidariam com essa calamidade, e nisso, o livro vai muito bem, talvez por isso que tenha sido premiado.
A edição é bem bonita, foi uma leitura que realizei no metrô.
Paguei 22 reais e definitivamente recomendo.

Snowplanck 07/03/2023

Apocalipse Zumbi no Brasil!!!
Comecei esse livro com expectativas bem baixas, mas foi uma leitura divertida e cativante. Gostei que apesar de haverem diferentes autores o tom geral da escrita se manteve constante e você conseguia seguir sem estranhamento entre os capítulos com diferentes pontos de vista. O final foi um pouco bagunçado, mas não tirou o mérito do livro como um todo.

Reedo 22/01/2023

Crua e cruel
Se você lê o livro pela trama, reviravoltas e desfecho explicativo... Bom, esse livro não é sobre isso, acredito eu.
É sobre o crescimento dos personagens, ou sobre a deterioração dos mesmos.
As sátiras com o (ainda bem) antigo governo são magníficas!
Apesar de triste, tem falas com muito bom humor.
Cada fim de capítulo é uma olhada apro teto e "mds"

Por favor, se atentem aos nomes dos personagens. Geralmente eles querem dizer alguma coisa rsrs

Israel.Leite 28/12/2022

No começo o livro é um pouco politizado, mas passando essa parte se torna uma ótima livro de apocalipse zumbi BRASILEIRO.
Os personagens são muito bem trabalhados, os núcleos são muito interessantes de se ler (como o apocalipse se deu na realidade urbana e como se deu na rural), e as diferentes perspectivas e escritas de cada protagonista são realmente realizadas com maestria (surpreendente acabei gostando mais da Regina).
Apesar de não responder exatamente todas as perguntas que podem surgir durante a leitura, e de terminar de forma "aberta", acredito que conclui bem o enredo de "história que se passa em um apocalipse zumbi, sobre sobreviventes tentando chegar ao local de refúgio da epidemia".
Não é o melhor livro do mundo nem a história de apocalipse zumbi mais original, mas com certeza é uma ótima obra da literatura brasileira e uma excelente adição ao gênero de zumbis. Merece muito ser lido. Excelente.