Corpos secos: Um romance

Corpos secos: Um romance Luisa Geisler...

Resenhas -

Thiago0818 24/05/2021

clinicamente estão mortos mesmo que continuem se movendo
O livro brasileiro escrito por 4 perspectivas diferentes do apocalipse do uso indevido de agrotóxicos se mostra interessante durante toda historia, o romance consegue nos apresentar 4 personagens incriveis ? Constância, Regina, Murilo e Matheus ? cada um com sua jornada e seus desafios, a evolução de todos durante a história é clara e interessante, leitura rapida e que vale a pena. ?

Gi Gutierrez 23/04/2022

Corpos Secos
Uma ficção científica com uma perspectiva assoladora do futuro, fruto das nossas atuais escolhas políticas e econômicas. Uma história a várias mãos, quatro pontos de vista e nenhum final...

Fernanda3998 28/05/2021

Esperava mais
De fato, o livro tem vários pontos positivos. Mas, infelizmente, não apresenta um enredo rico para todos os personagens e, o maior pecado de todos, na minha opinião: ele, simplesmente, acaba. Termina sem fim e conclui sem conclusão.
Ao chegar no desfecho, várias interrogações levantadas desde o começo continuam sem resposta. E, apesar de finais em abertos serem frequentes, não acredito que esse fez jus à história que estava sendo construída. Sinceramente, ele acabou no clímax.
Mesmo assim, eu recomendo porque os autores colocam em cheque situações que valem a reflexão.

vitAria 22/09/2023

Me senti vendo uma série cancelada pela netflix
É difícil explicar todas as minhas opiniões a respeito dessa obra. Mas começo dizendo para vocês que esperava um desfecho com muito menos fios soltos.
Não pensem que eu não gostei, não, eu gostei bastante. É uma obra que te prende do início ao fim e brinca com sua opinião sobre os personagens. Ela traz perspectivas diferentes sobre um mesmo evento caótico, com muito humor e com personalidades distintas (claro, umas nós amamos mais que outras).

Fiz a leitura para ministrar um debate no clube de leituras Literaliza e amei falar a respeito das suposições sobre que rumo cada personagem ia tomar com os participantes do clube. Mas, quando terminei, guardei muuuitas mágoas em relação a esse final e me segurei para não expressar minha indignação antes da hora de falar com os integrantes. O desfecho foi completamente aberto e deixou a desejar o que mais esperávamos ao longo do livro: quem é o Pastor lá e o que acontece na vida em Florianópolis.

A leitura é muito rápida e passa a impressão de que as histórias não possuem nenhum encontro comum (exceto o apocalipse, é claro), o que já tinha me gerado receio a respeito do possível final corrido e sem nexo. Entretanto, alguns caminhos se conectam sim, mas bem no final e (como eu temia) de forma mal detalhada. Talvez a frustração seja reflexo de uma expectativa que eu coloquei na leitura, esperava críticas muito mais profundas por ser uma distopia que se propunha a algo bacana: no contexto pandêmico em que foi escrito, críticas mais profundas poderiam ser aproveitadas sobre o apocalipse. Mas as expectativas são de responsabilidade completa minha, ja que a proposta principal do livro é ser um entretenimento.

Não sou crítica literária muito menos tenho carga suficiente para dizer isso, mas esperava mais pelo prêmio jabuti, sabe?

Significa que a leitura não foi agradável? Não. Eu amei os personagens e a história cumpriu com o objetivo (me entreter). Ri muito e, apesar de não muitas, interpretei críticas satisfatórias à nossa sociedade ao encarar todo aquele cenário.

Kecia.Viana 14/03/2022

Então...
Gostei da construção dos personagens e de algumas críticas políticas bem atuais.... Como em relação ao meio-ambiente.

Mas tenho muita dificuldade com distopias que tem uns seres meios ???? e tals...

O final tbm ficou bem aberto, para mim.

Raphael Rostaizer 16/09/2021

Zumbis no Brasil
Muito boa a história o de relata uma epidemia diferente que tornam o humanos em zumbis, porém ambientada dentro do Brasil e focada em personagens específicos. Vale muito a leitura. Não é só mais uma história de apocalipse zumbi não, pode confiar.

Gabi 06/04/2022

Um livro nacional mediano...
Comprei esse livro por recomendação de um vendedor, ele disse que estavam falando muito bem, comprei mesmo não sendo muito meu tipo de livro, terminei ele agora, continuo achando que não é meu tipo de livro, mas é uma leitura rápida e boa pra quem gosta de livros sobre apocalipses.

lenazenik 19/02/2024

Se baixou a nota pelo final em aberto é meu inimigo.
Acredito que seja essa a ideia de deixar o final em aberto: é o caos do apocalipse. Por isso ficou muita coisa sem explicação, tanta coisa que com certeza poderia ser explorada mas que não é o foco do livro, a história é aquele objetivo em comum que ligam quatro pontos de vista diferentes em meio à uma epidemia bizarra. Eu imagino que se o livro fosse escrito por um autor apenas, poderia ser melhor explorado, mas é bom ter em mente que é uma obra impecável escrita por quatro pessoas talentosas que tiveram de se encaixar uma à outra, não é um trabalho fácil. Dito isso, eu devorei esse livro. Genial, assustador, e em um cenário familiar (o que torna ainda mais imersivo, na minha opinião).

Reedo 22/01/2023

Crua e cruel
Se você lê o livro pela trama, reviravoltas e desfecho explicativo... Bom, esse livro não é sobre isso, acredito eu.
É sobre o crescimento dos personagens, ou sobre a deterioração dos mesmos.
As sátiras com o (ainda bem) antigo governo são magníficas!
Apesar de triste, tem falas com muito bom humor.
Cada fim de capítulo é uma olhada apro teto e "mds"

Por favor, se atentem aos nomes dos personagens. Geralmente eles querem dizer alguma coisa rsrs

Snowplanck 07/03/2023

Apocalipse Zumbi no Brasil!!!
Comecei esse livro com expectativas bem baixas, mas foi uma leitura divertida e cativante. Gostei que apesar de haverem diferentes autores o tom geral da escrita se manteve constante e você conseguia seguir sem estranhamento entre os capítulos com diferentes pontos de vista. O final foi um pouco bagunçado, mas não tirou o mérito do livro como um todo.

Priscila 01/12/2023

Nacional
Eu simplesmente gosto dr histórias que narram cenários pós apocalípticos. Então, quando me deparei com esse livro ao pesquisar e-books, simplesmente tive que ler. E ainda bem! A leitura é muito boa, daquele tipo que te fisga e você só acaba quando acaba. Não gostei tanto do final, mas ainda assim, indico.

Maria 15/06/2024

Este livro narra a história de um Brasil pós- apocalíptico sob o ponto de vista de 4 personagens: Regina, esposa de um fazendeiro, Murilo, uma criança que é forçada a se tornar adulto, Constância, engenheira gêmea de Conrado e Mateus, homem gay e único imune à doença.

A trama se desenrola a partir da jornada e das percepções de cada um dos personagens, por este motivo existem algumas lacunas na história, mas nada que impeça o sentido da trama. O foco não são exatamente os corpos secos, seres afetados pelo vírus que assolou o país, mas essa nova sociedade sem governo e sem leis. Apesar de algumas descrições e cenas serem grotescas, o que causa horror mesmo são as atitudes de algumas pessoas.

O final do livro deixa muita coisa em aberto e confesso que estou na torcida por um segundo volume. Pra quem gosta desse tipo de história, recomendo muito. Com certeza vai entrar pra minha lista de favoritos!

Paulo.Vitor 13/03/2023

Meio vivo, meio morto.
Não conhecia muito sobre o livro, porém, me vi diante de uma premissa já conhecida, porém localizada em um lugar que não é palco tão comum para tal.
Corpos Secos conta sobre um Brasil assolado por um apocalipse zumbi que começou graças a uma empresa de agrotóxicos.
O livro conta histórias paralelas e perpendiculares sobre alguns personagens bem diversos, e definitivamente, não tenta fazer das histórias destes, uma epopeia gigantesca, inovadora e encantadora para cada um, mas sim, criar uma atmosfera e dar leves vislumbres de como brasileiros de várias regiões e classes sociais lidariam com essa calamidade, e nisso, o livro vai muito bem, talvez por isso que tenha sido premiado.
A edição é bem bonita, foi uma leitura que realizei no metrô.
Paguei 22 reais e definitivamente recomendo.