Friends, Lovers, and the Big Terrible Thing

Friends, Lovers, and the Big Terrible Thing Matthew Perry

Resenhas - Friends, Lovers, and the Big Terrible Thing: A Memoir

Nelson Henrique 28/03/2024

Interessante a início, cansativo no fim mas um testemunho importante sobre vícios
Matthew infelizmente nos deixou no final do ano passado mas deixou um testemunho poderoso e importante sobre o que é viver uma vida de vícios e como esses vícios podem estar muito acima da sua força de vontade para lidar com eles. Confesso que assim como a esmagadora maioria dos leitores fui levado a ler esse livro por conta dos relatos de Perry em seus tempos de FRIENDS, mesmo sabendo que se tratava de uma auto biografia. Confesso também que apesar disso o livro só me prendeu mais a atenção justamente na parte do auge da carreira de Perry, e para quem quer saber do panorama daquela época esse livro é essencial! Mas o mais importante é que Perry tenta de maneira muito franca dissecar a si mesmo no livro e deixar, como eu já disse acima um testemunho sobre sua vida, do que ele pensava sobre si mesmo e como o vício e uma estrutura familiar normal sistematicamente destruíram boa parte de sua vida! Alguns momentos no livro são da mais pura tristeza e servem pra mostrar que nem todo o dinheiro do mundo compra a felicidade mas Perry, que de forma muito bem colocada mostra que Chandler era realmente uma parte dele, deixa sempre uma tirada cômica categórica para amenizar o clima do livro. As últimas páginas do livro deram trabalho de serem lidas mas enfim, terminei.
Minha nota 3/5 estrela é justamente porque, apesar de todas as informações interessantes sobre o período 1994 - 2004 o livro não me prendeu a atenção do começo ao fim e ainda por cima foi desinteressante no fim de sua leitura mas tenho que reconhecer que todo o seu relato sobre seus vícios em remédios, cigarro e álcool são algo importante que devem ser usados para nos lembrar dos efeitos devastadores na vida de qualquer pessoa que passe por isso. Não só isso, mas acho que acima de tudo ele nos deixa uma lição ainda mais profunda que é a de não ter medo de seguir em frente, sobretudo no amor para não terminar sozinho no fim. Enfim, descanse em paz Matthew, você fez muita coisa boa em vida e com esse livro acima de tudo continuará fazendo.

Vini Laux 27/03/2024

É uma leitura tranquila, bem pessoal e parece uma conversa com o próprio Perry. Com bastante humor negro e situações que expõem o grau de vida deplorável de um dependente químico. É mais impactante, claro, depois do falecimento dele, é uma pena muito grande. Pela mensagem do final, parecia que ele estava começando a viver de novo, foi um breve recomeço.
Obrigado pelas risadas e companhia involuntária Chandler Bing, espero que tenha achado a paz.

KAssia.Guterres 27/03/2024

Uma história que vale a pena conhecer
O livro é bom, especialmente para os fãs do ator. A vida dele é interessante em muitos aspectos, proporcionando uma visão sobre como é a vida de alguém famoso e extremamente rico, que ainda assim enfrenta problemas. Também é interessante para entender os bastidores de Hollywood através do ponto de vista dessa pessoa. No entanto, achei o livro um pouco confuso em alguns momentos, com idas e vindas em partes que tornaram a leitura difícil de acompanhar. No geral, é um livro que vale a pena.

Shitlei 25/03/2024

Emocionante
Uma vida de luta e guerra, cheia de cicatrizes. Mas as cicatrizes valem a pena.
E mesmo lutando a vida toda, quando ele descansou, finalmente havia achado sua paz.

Descanse em paz Matthew, sua jornada foi dura, mas também, você foi lindo ?

Paula Horn 25/03/2024

Livro muito bom, mas também muito triste.

Triste pensar que o livro termina com um final (relativamente) feliz, mas na vida real ele voltou para o ciclo do vício que lutou contra por toda a vida.

O que fica na memória não são as histórias ruins, mas como o Matthew conseguiu ser tão marcante como Chandler, como marcou várias gerações e como nos fez tão feliz!

Dei 3,5 porque achei que em algumas partes a timeline ficou confusa e redundante.

Emy 24/03/2024

To destruída, só consigo pensar em tudo que ele escreveu e na morte dele e como tudo aconteceu e tudo que ele desejava e não teve e mds não consigo parar de chorar

jknicotne 23/03/2024

De tirar o fôlego.
"Quando você está em um bar, simplesmente pede outra rodada. Mas, no meio da madrugada, ninguém fica deitado na cama desejando estar com um copo na mão. Aquilo era novo. Aquilo era diferente. Aquilo era assustador. E era um segredo."

Friends foi uma série que me ajudou muito, sempre conseguiu me arrancar sorrisos e risadas quando senti que estava desmoronando. A série é incrível, começou maravilhosamente e terminou muito bem, sem nenhuma temporada ruim ou entediante. Chandler sempre foi e sempre será meu personagem favorito. Ele, por ter seus traumas e características super marcantes, é um personagem completamente humanizado e fácil de se identificar. Então por muitas vezes ele foi uma grande inspiração minha. Saber que a pessoa que o interpretava passava por um verdadeiro pesadelo conforme gravava a série, quebra completamente o meu coração.

Matthew Perry foi alguém complicado. Por culpa de dois adultos irresponsáveis, ele cresceu cheio de traumas e com um pavor de abandono absurdo. Não, não culpo os pais dele por tudo que ocorreu na vida dele. Mas, suas atitudes e "rejeições" tiveram um papel importante para aquela coisa terrível ganhar poder e potência.

Essa foi um leitura completamente difícil e apavorante para mim. Me arrependo de ter lido? Não. Leria novamente? Somente em um futuro muito distante. Não me entenda mal, o livro é incrível. O Matthew é um escritor muito habilidoso! A forma que ele conta as coisas que aconteceram em sua vida, começando na infância e terminando em sua "velhice", foi completamente fluído. A ideia dele de alternar os capítulos entre momentos do passado e momentos do presente foi super esperto e prendeu a minha atenção. Tenho NADA a reclamar sobre a construção do livro e a escrita. Porém, a história em si foi muito pesada para mim.

Ele era alguém perfeito? Não. Muitas de suas ações eram meio babacas, principalmente quando envolvia mulher no assunto. Entretanto, é nítido o seu arrependimento. Matthew foi um escritor muito sincero e corajoso. Não tentou se esconder atrás de vaidade e ego. Pelo contrário! Admitiu quando errou e se desculpou por coisas passadas. Sem vergonha de se mostrar um homem falho com seus medos e aflições.

Tive um pai alcoólatra e com transtorno bipolar, então, ler esse livro foi como voltar para a minha infância. Diferente do Matthew, meu pai escolheu os seus vícios.

O mais assustador para mim foi ter me identificado em um bilhão de coisas. Em muitas partes parecia que ele havia escrito o livro para mim. O fato dele recorrer às drogas e as bebidas para preencher um vazio e o deixar mais feliz e relaxado, me lembrou que faço a mesma coisa. É no mesmo nível? Graças a Deus não. Porém, ainda tomei como um aviso de como as coisas podem acabar para mim.

Algo que me marcou bastante nessa leitura foi o tamanho do medo de abandono dele. Sinceramente, muitas vezes agi como ele em um relacionamento. É muito mais fácil ir embora do que escolher ficar e acabar tendo seu coração partido. Quer dizer que não queremos nos relacionar e ter alguém ao nosso lado? Muito pelo o contrário. No entanto, esse medo é tão forte e assustador que acaba mascarando qualquer vontade de encontrar um amor e a felicidade. No meu caso, isso impede até amizades.

Acaba comigo saber que seu último desejo foi ter sido pai. Infelizmente ele nunca pode cumprir esse sonho. É perturbador que ele tenha ficado anos vivendo um inferno, lutando para conseguir se manter sóbrio e ter uma vida feliz, para no final falecer tão de repente.

Algo que me surpreendeu bastante foi as menções a Deus. Confesso que não era algo que eu esperava. Não me considero uma pesso religiosa, vivenciei e observei coisas que afastam qualquer um da fé. Porém, o relato dele e a relação dele com Deus foi tão profunda, tão impressionante, que me trouxe um pouco de esperança e paz de espírito.

Essa foi uma autobiografia intensa, avassaladora e emocionante. Muitas frases me marcaram e muitas coisas vou levar para a minha vida. Não tem um capítulo desse livro que eu não tenha me emocionado. As suas revelações sobre as coisas que aconteceram em sua vida e as atitudes que ele acabava escolhendo era como um tapa na minha cara.

Recomendo muito! Acredito que todos deveriam ler esse livro pelo menos uma vez na vida.

Laís 22/03/2024

Uau sério, é tão interessante ler tudo o que o matt tem a dizer, ele realmente abriu a vida e mostrou as coisas de errado que aconteceram com ele que sabíamos que tinha mas que não imaginávamos a proporção, ele foi gigante e muito corajoso nesse livro. muito triste de ler esse livro descobrindo seus sonhos futuros e sabendo que nenhum vai se realizar mais :(

Carol 21/03/2024

Chanandler bong ??
Matthew conta com detalhes sobre sua luta contra o vício às drogas. Você consegue sentir a aflição de todas as vezes que ele tentava se reerguer e recaia no vício. Pra quem ainda assiste friends, ele relaciona alguns episódios e temporadas específicas em que ele estava viciado em opióides, álcool ou sóbrio. Um olhar sobre alguém que estava passando por muitas questões. ?????

Ingrid.Boni 21/03/2024

Eu sou o Chandler e faço piadas quando estou desconfortável!
O astro da série mais conhecida em todo o mundo, Friends, nos presenteou com mais do que uma simples autobiografia. Ele confiou demais em seus fãs e admiradores ao abrir o seu diário, aquele de capa preta que você escreve e esconde a sete chaves para que nem você possa ler.

Fiquei chocada e impactada ao saber que ele lutava, não só pelo vicio, mas pela sua mente barulhenta desde quando se conhece por gente. Em tentativas frustradas de silencia-la ele escolheu o caminho mais fácil, inicialmente, mas se tornou o seu inferno em terra.

Desde o início do livro, o ator relata sobre as dificuldades que passou durante a sua vida devido ao seu vício em álcool e opióides. E em como o seu senso de inferioridade amorosa o fez terminar com grandes mulheres, que estavam dispostas a estarem ao seu lado, pelo eterno medo de ser abandonado.

Em alguns momentos me senti conversando com Chandler Bing e não com Matthew Perry, e nessas horas eu entendi porque ele lutou tanto por esse papel em Friends. Ele era Chandler Bing e Chandler Bing era ele.

Em outros achei que ele não passava de um mimadinho que esperava que o mundo girassem ao seu redor, com o decorrer da leitura você entende que todos temos um pouco de querer ser o centro da terra. Somo os protagonistas de nossas próprias vidas né?

Com uma escrita fácil, moderna e bem humorada, não achei que chegaria ao final e choraria em seus momentos de sobriedade, mas estava imersa o bastante na história para não me emocionar com ela.

Eu indico a leitura para todos, mas com cuidado porque pode dar gatilhos.

RAbia.Daiana 21/03/2024

Reflexivo
História triste, mas de muita dedicação de melhoria e conhecimento dos problemas causados para si mesmo e para os outros.

Isabella 20/03/2024

A triste história de um dos personagens mais queridos de Friends, retratando o quanto é difícil lidar com o vício.

Nesse livro pude conhecer alem de ?Chandler?, um ser humano com defeitos, vícios mas sempre buscando ajudar a todos de alguma forma.