Amigos, amores e aquela coisa terrível

Amigos, amores e aquela coisa terrível Matthew Perry

Resenhas - Friends, Lovers, and the Big Terrible Thing: A Memoir

Patresio.Camilo 04/04/2023

Aquele em que o Chandler conta a verdade
Matthew Perry, o eterno Chandler de Friends, traz neste livro, mais como se fosse um diário que uma biografia.
Claro que quando se compra uma biografia autorizada, raramente virão as polêmicas envolvendo o biografado.
E neste caso, temos a história de um ator que marcou época em uma das maiores séries de tv.
Se você tiver a intenção de ler achando que terá os bastidores de friends, esqueça.
Mas, apesar de não ter uma grande qualidade literária, este livro traz a atenção de um tema que deveria ser tratado cada vez mais: a dependência química em remédios.
Perry neste livro fala claramente de seu vício em remédios (e outras coisas) e como isso quase acabou com sua carreira.
Em alguns momentos o livro será bem melodramático e meloso, e sim, não tem acredito 1% dos dramas vividos por ele e bem outros boatos sobre os bastidores da série e a forma como o restante do elenco o blindou.

Damiana.Placidi 04/04/2023

Um livro muito interessante para quem ama saber como é a vida de um ator por trás das câmeras. E claro, para quem ama o Chandler e gostaria de entender melhor o problema de vício do homem que dá vida ao seu personagem. Também é interessante para quem quer ter uma noção de como funciona a cabeça de um viciado. Eu não tinha.
Sempre que via uma entrevista do Matthew falando sobre o vício, eu pensava em algo que era difícil de largar mas não necessariamente ruim (eu sei que drogas fazem mal, óbvio). Achava que ele usava, se divertia e que esse ciclo se repetia. Não pensava que ele poderia não querer usar, ou que ele usava por outros motivos sem ser a diversão. Que ele usava por problemas não resolvidos consigo mesmo.
Lendo o livro consegui entender melhor essa questão do vício e tirar essa ideia ilusória que os filmes e séries colocam na nossa cabeça.
(eu me achei muito retardada por ter pensando o que pensava sobre o vício dele depois que terminei o livro)

Ka Ladybook 04/04/2023

Afinal, de que adianta ser famoso e ter tanto dinheiro, mas não ser feliz?
Matthew Perry conta tudo sobre sua vida nesse livro, desde a sua infância, passando pelos seus dias de sucesso em Friends, até chegar nos dias atuais, mas a maior parte do livro é sobre o seu vício em álcool, cigarro e opioides e sua batalha eterna contra eles.

Eu achei muito corajoso da parte dele expor tudo assim, porque ele tem problemas com vícios desde bem novo e é espantosa a quantidade de vezes que ele foi para a reabilitação e teve recaída de novo. Sendo uma telespectadora tardia de Friends, agora eu entendi por que haviam mudanças físicas no personagem Chandler ao longo do seriado.

Achei muito legal a aparição de celebridades ao longo dos relatos, como a meia irmã de Carrie Fisher (nossa querida Leia, de Star Wars), o River Phoenix (irmão de Joaquin Phoenix, que faleceu precocemente devido a uma overdose) e até mesmo o Bruce Willis. E a escrita do Matthew é ótima, eu devorei esse livro em menos de uma semana. Apesar de ter as suas graças, não é nem por ser cômica, mas sim por ser um relato bem coloquial, como se ele estivesse falando com você através de um podcast.

Matthew diz que seus vícios são culpa de seu medo de ficar sozinho e de sua mente autodestrutiva e isso me fez refletir muito. Por que em certos pontos da narrativa, eu me identificava com os mesmos medos dele e é incrível como o ser humano é complexo e cada um reage de uma maneira. Também acho uma grande pena que ele tenha desistido de tantos relacionamentos pelos mesmos motivos, o que o levou a estar sozinho hoje.

Apesar de tudo, Matthew nunca perdeu as esperanças de combater o seu vício de vez e de se tornar uma pessoa melhor e eu gostei muito que o livro passou essa mensagem ao final. Torço de verdade para que ele encontre alguém para constituir uma família e que nunca mais tenha uma recaída.

Quis ler esse livro por mera curiosidade, pois apesar de gostar de Friends, não sou uma grande fã. Mas achei uma leitura bastante enriquecedora e recomendo a todos que se interessarem.

site: https://www.instagram.com/p/CqohW0JudN6/

Julihma 05/04/2023

Talvez eu queira desler para ver Friends em paz
Mentira,não fiquei tão traumatizada assim.Mas triste ler que uma pessoa que nos proporciona tantas risadas sofreu tanto,excluindo a parte que ele foi 🤬 #$%!& em vários relacionamentos.Confesso que a cronologia dos fatos e o nome de tantas drogas e medicamentos me deixaram meio confusa.Mas mesmo assim não dá pra negar que Matthew é uma pessoa gentil e engraçada.Fora as mil e uma refs/indicações de séries e filmes.

OGabrielML 09/04/2023

Assim como muitos, tenho Friends como minha série favorita. Ela me ajudou em muitos momentos diferentes, e Chandler, personagem interpretado por Matthew Perry, sempre foi meu preferido

Lendo essa autobiografia, é chocante ver que ninguém é perfeito, nem mesmo as pessoas que mais admiramos. Todos enfrentamos nossos próprios demônios.

A mensagem é linda e eu chorei horrores em muitos momentos.

Amanda 11/04/2023

Foi mais forte do que imaginei
Eu sabia que era a história do Matthew, não do Chandler. Sabia das suas internações por vício. Mas de longe passou pela minha cabeça tudo que ele viveu, enquanto gravava friends, antes e depois. Ele é um homem muito forte por estar vivo e por querer fazer a diferença na vida de pessoas que passaram pelo mesmo que ele.

Andressa 11/04/2023

Há muito tempo Friends é minha série preferida. Aquela que é perfeita para qualquer momento, mesmo. Eu já acompanhava a história de Matty com a dependência química, mas o livro foi muito mais forte do que imaginei.
É difícil acreditar que ele tenha passado por tudo isso. A luta contra a dependência química é diária, ela é uma doença que arrasta outras com ela. Vale muito a pena a leitura.

Fer 13/04/2023

Não só para fãs de FRIENDS
Confesso: sou fã de FRIENDS. Louca, pirada. E comprei esse livro porque desde que o Matthew falou sobre estar escrevendo eu fiquei doida para saber o que ele tinha para contar. Afinal, o "big terrible thing" dele foi um bafafá no mundo de FRIENDS, e eu queria muito saber mais, dessa vez com infos vindas dele próprio.
Comecei nessa intenção, e ao longo do livro a motivação mudou. É uma autobiografia interessantíssima, não apenas para os fãs de FRIENDS. O Matthew está muito mais esclarecido, e com anos de terapia ele nos explica os motivos pelos quais fez cada uma das "decisões erradas" da sua vida, mostrando que é possível acontecer com todos, assim como é possível melhorarmos, se quisermos.
Recomendo para todos. É uma leitura fácil, ainda que pesada e triste. Fala muito sobre as drogas e suas consequências desastrosas, então pode haver alguns gatilhos. E para os fãs, é INCRÍVEL, porque ele faz muitas relações com episódios da série e como ele estava na época desses episódios, além de sabermos como ele foi chamado para FRIENDS e o que a fama o trouxe.

Lucas.Romano 13/04/2023

Uau. Pra mim que era muito fã de Friends, este livro me bate com outro peso e vem carregado de muita história. Definitivamente não fazemos ideia do que se passa na vida das pessoas fora do trabalho. Perry foi um guerreiro, que historia de vida é essa? Fiquei chocado a cada pagina que passava a acompanhar sua trajetória, seu ansio pela fama, sua caída no limbo, no buraco, surpreendente tudo que ele enfrentou. Confesso que a forma da escrita me incomodou um pouco, as vezes o assunto ja comentado volta, diz novamente, achei um pouco mal redigido, construído, mas pode fazer sentido pela confusão que ele vivia, por isso minha nota 8, mas a potencia da historia e como ele narra com tanta verdade e sem amarras, com tanta verdade é necessária a leitura para todes. Ele enfrenta ainda uma batalha diária e só tenho a parabenizar sua coragem se seguir em frente e nunca desistir por mais que existam muitos obstáculos no caminho.

mahbernardo 14/04/2023

Um livro de muita coragem.
Olha no começo foi muito difícil manter a leitura, tanto que demorei pra ler.. achei um pouco confuso as repartições dos capítulos e afins, e a escrita do matthew meia confusa kkk algumas piadas que talvez não fez sentido traduzida, então.. as vezes tem q se esforçar pra ler. porém no meio pro final você quer terminar logo pra saber o desfecho de tds as histórias.. é um livro de muita coragem, matthew foi muito forte e corajoso de expor toda essa fragilidade e luta dele, e não ter medo dos ?fãs abandonarem?
vale a pena, pra quem ama o ator e friends, e quer saber mais sobre tudo q esse ator maravilhoso passou. eu sabia de muita coisa, mas não tinha noção dos detalhes. como no ep que ele se casa com a monica, ele estava morando numa clínica de reabilitação e saiu só pra gravar o ep e depois voltou pra lá. enfim, vale a leitura e fico muito feliz de saber que ele está bem e continua lutando pra estar.

readbyrosi 14/04/2023

Ninguém sabe a batalha que o outro está passando?
?Amigos, Amores e Aquela Coisa Terrível? não é uma leitura fácil, mas muito necessária para conhecer Matthew e sua história com suas próprias palavras. Ele foi muito corajoso em expôs com toda vulnerabilidade tudo que enfrentou durante muitos anos. O livro fala sobre a vida pessoal, trabalhos, relacionamentos, medos, doença...
Chandler Bing era um dos meus personagens favoritos e nunca imaginaria que Perry estava passando por tanta coisa durante as gravações, inclusive enquanto gravava o casamento de Mônica e Chandler ? meus preferidos?. Fico muito feliz que ele conseguiu seguir mesmo com todas as batalhas e nunca desistiu. Recomendo a leitura para todos que querem conhecer ele de verdade.

K.mila 14/04/2023

Confusão mental
Chandler é até hoje meu personagem favorito de qualquer sitcom, por isso meu interesse imediato no memoir do Matthew Perry. Infelizmente, não atingiu minhas expectativas no que diz respeito à habilidade de storytelling do autor.

Os capítulos em si eram muito bem escritos, porém alternavam entre histórias do passado em ordem cronológica e histórias do passado mais recente em época de pandemia. Foi muito complicado manter uma linha de pensamento cronológica na minha opinião como leitora. Ao final da história estava extremamente confusa com o que era recente e o que não era.

Bmtts 15/04/2023

A realidade
Eu fico tão desiludida comigo mesma, pela idealização que eu tenho das coisas. E não, elas não são assim.
Eu AMO, o personagem Chandler, é meu favorito de friends e um dos meus personagens favoritos da vida.
Mas agora sempre que eu assitir friends em determinada temporada eu vou pensar "Cara, o matthew tava passando por uma barra..." Mas eu também vou pensar "PQP QUE CARA FODA! ATUAÇÃO PERFEITA! COMO ELE É COMPROMETIDO"
É sobre isso.
Chandler ainda é meu favorito e o Matthew é guerreiro pcrlh.