Vacina

Vinte histórias, vinte reflexões
Autor: Wilson José Couto
Editora: Penalux
Páginas: 130

Como mencionado na sinopse, neste livro o autor traz 20 histórias relacionadas à medicina, cirurgias e outras situações. A covid-19 foi o primeiro tema, mas também temos a questão do racismo e estrelismo profissional.

A escrita é bem fluída, cada história vem acompanhada de uma lição de vida e um sentimento - bom ou ruim - dependendo da vivência do personagem.

O fato é que ao final de cada história, eu como leitora, fiquei com a necessidade de refletir sobre as ações vividas e analisá-las como se estivessem acontecendo comigo.

O racismo e a arrogância também estiveram bem nítidos em algumas histórias o que me deixou indignada, pois sei que ainda existem pessoas que agem da mesma forma nos dias de hoje.

Também gostei muito de reviver cenas da minha infância, passou um filme pela minha cabeça enquanto lia certas histórias. E como é bom relembrar de situações boas...

Como mencionei no início desse texto, a leitura é fluída e os termos relacionados à medicina são bem explicados, de forma que um leitor totalmente leigo consegue entender perfeitamente.
No meu caso, só me restou ficar saudosa e fascinada por relembrar desses termos, pois já estudei enfermagem, mas não exerci a profissão. O encantamento de quando eu estudava é o mesmo quando leio os livros do Dr. Wilson e me dá vontade de entrar na história e participar das cirurgias.😊

As histórias são muito boas, porém, confesso que fiquei com vontade de ler mais situações relacionadas à covid-19, uma só não foi suficiente para mim. Creio que esses dois últimos anos de pandemia renderam muito (reais ou não). Quem sabe o autor não esteja escrevendo outro livro somente sobre esse tema?

Leitura recomendada, principalmente pelo valor agregado à cada conto. 😍📖

site: https://www.dressfix.com.br/blog

Filósofo dos Livros 30/09/2022

DIFÍCIL DE SER EXPLICADO
“Vacina e outros Contos”, de Wilson Couto, é um dos livros mais difíceis de ser explicado. Quando o autor me propôs a parceria não imaginava o quanto seria complicado falar a respeito da obra.

Nessa obra, encontramos uma coletânea de contos que se inserem no ambiente hospitalar. O autor não utiliza nenhuma linguagem rebuscada. Não há nenhuma palavra de difícil compreensão. No entanto, a clareza do livro invade o nosso ser com tamanha verdade que o impacto emocional é intenso, é algo forte, totalmente fora dos padrões.

Nos deparamos com sentimentos de médicos e pacientes. Há sensações nobres e outras que nos levam ao nível das baixezas humanas. O tema da doença traz um “quê” de morte, mas ainda não é bem a morte. Ao se deparar com as questões dos sofrimentos humanos, ocorre uma angústia tão difícil de ser expressa, mas muita verdadeira quando a sentimos.

Os contos com seus tons realísticos trazem coisas que nem devemos tentar dar explicações longas, mas apenas sentir. É algo tão diferente que a palavra incompreensão não cabe nessa experiência de leitura, mas eu diria que a compreensão vem de uma forma “irracional” que somente pode ser apreendida pelo ato de sentir.

Creio que o contato com o texto forneça uma experiência diferente para cada leitor. Podemos até imaginar o que se passou ou o que o outro leitor experimentou, porém são sensações únicas como se estivéssemos visualizando impressões digitais. Cada leitor será marcado por uma impressão digital literária diferente.

Difícil de entender? Difícil de se colocar no meu lugar ou de outro leitor? Sim, verdadeiramente difícil. Por isso, proponho que você leia o livro e mergulhe na experiência única de cada conto da obra.

site: https://www.instagram.com/filosofodoslivros1975/

AmadoThriller 16/09/2022

Adorei!!!
Adoro a escrita do autor, e esse novo livro em formato de contos tem uma leitura super fluída. Os contos são curtinhos, a maioria retrata o ambiente hospitalar (que eu amooo), e tratam de diversos assuntos, como erros médicos, racismo, vingança, justiça, perdas e empatia. Em cada conto uma sensação diferente. O personagem do Dr. Bruno representa em vários contos o racismo e preconceito ainda tão presentes nos dias de hoje. Tem também um conto com uma crítica importante sobre a falsificação de medicamentos genéricos que ocorreu há uns anos atrás em nosso país. Me senti tomando um café com o autor enquanto ele me contava essas histórias! Amei o livro, e também indico muito o primeiro livro do autor: Iatrogenia, um suspense maravilhoso!