A Glória das Cruzadas

A Glória das Cruzadas Steve Weidenkopf

Resenhas - A Glória das Cruzadas

joseaugusto.lara 02/10/2023

Visão geral
Este livro apresenta uma visão geral das Cruzadas através das óticas religiosas. É muito bem escrito e com bastante informação destacando a importância desse movimento para o Ocidente.

Thiago.Oliveira 01/10/2023

Resenha do Livro
Excelente material para compreender o movimento cruzado na época em que aconteceu. As Cruzadas, assim como os demais acontecimentos datados da Cristandade, são frutos do seu tempo e consequência direta de uma sociedade piedosa e católica, que buscava a todo momento viver a verdade do Evangelho de Cristo. As críticas, especialmente aquelas fabricas pelos inimigos da Igreja de Cristo e usadas na tentativa de desmoralizá-la, devem ser análisadas sobre a óptica da sociedade da época, de modo a compreender um movimento que, sobre tudo, buscava garantir a segurança dos cristãos, sua liberdade de culto em territórios que outrora a eles pertenceram, e permitir que graças espirituais pudessem ser conquistadas pelos guerreiros que tomaram a Cruz. Que o exemplo de devoção e piedade desses homens sejam espelho para os cristãos de hoje na busca pela santidade e pela defesa da Santíssima Fé.

Bruno.Lacerda 05/09/2023

Esclarecedor
Um livro muito rico e esclarecedor sobre as cruzadas que me ajudou a compreender bem mais tais jornadas.

Sabrina 25/07/2023

Santa peregrinação!
Conheceis a verdade, e a verdade vos libertará!
Mais uma vez senti o poder dessa frase na prática!! Parece que tirei a escama dos olhos e agora eu vejo tudo, vejo a verdade! Caíram por terra as escamas da mentira ideológica que me foi ensinado na escola!

Lembro até hoje da aula de história que o professor falou das cruzadas e todo mundo que sabia que eu era católica ficou me olhando tipo: "tá vendo o que a sua igreja fez?" e eu me encolhi com vergonha, pedindo desculpas em nome da igreja, achando que ela realmente tinha feito tudo aquilo. Mas agora a verdade me libertou! Quão bom é você conhecer a verdadeira história e poder entender como tudo realmente aconteceu e porque.

Eu achei que seria uma leitura difícil, repleta de termos técnicos e afins, mas pelo contrário, foi uma leitura muito fluida e explicativa. O autor soube dominar muito bem o assunto e explanar com excelência. Trazendo contextualização histórica e até curiosidades relevantes da época.

Agora sobre as cruzadas em si, eu nunca imaginei que elas fossem peregrinações, e que quem ia recebia indulgência plenária e nem que os papas estavam tão envolvidos em tudo. Entendi que a violência não é um bom caminho, mas que não se deve perder e/ou entregar aquilo que se tem por precioso com facilidade. Tem que lutar pelo que é seu! Lutar contra o mal por aquilo que é mais sagrado.

Todo católico deve conhecer a história da igreja para defendê-la das ideologias modernas. Então, sem dúvidas, recomendo a leitura!!

Beatriz 05/07/2023

As Cruzadas são um tema bastante polêmico nos dias de hoje.
Muitos não sabem/entendem o contexto histórico, social, político e religioso que fizeram com que os cristãos buscassem recuperar os lugares santos.
É imprescindível que, sobretudo nós católicos, saibamos disso, para podermos defender nossa fé e a Igreja de Cristo contra tantos ataques infundados.
O autor explica de forma clara o que ocorreu ao longo de tantos anos e suas consequências, sem deixar de apontar os erros de ambos os lados.
Uma leitura muito importante!

Lucas 17/04/2023

Uma outra perspectiva sobre as cruzadas
Esse é um bom livro, com um argumento que mantém sua coerência do começo ao fim. O autor, é claro, usa sua bagagem religiosa para construir diversos raciocínios, e nesse tocante existem pontos questionáveis - como em um determinado episódio em que o sucesso de uma batalha é atribuído a certas características sobrenaturais.

Porém, ainda que considerando esses pontos mais catequéticos, a obra possui um bom rastreamento histórico, e a descrição de diversos momentos traz um grande brilhantismo literário.

É um livro perfeito? Certamente não. Porém, como toda boa obra histórica, é saudável analisarmos as mais variadas perspectivas sobre os acontecimentos passados para, pesando cada argumento, entendermos o que de fato ocorreu.

JAPA 08/04/2023

???
13/60 > 2023

Pax e bem meus irmãos.

Trabalhei o auditivo nessa obra, um livro espetacular.

Necessário uma releitura meticulosa.

Steve Weidenkopf apresenta a verdade sobre as cruzadas e coloca por terra as falsas crenças, e alerta minuciosamente o que é imposto nas escolas sobre esse período.

Indico para todo CATÓLICO ler essa obra.

Steve desmascara os inúmeros mitos sobre as Cruzadas que nossa cultura secular tanto usa para atacar a Igreja.

#Vamoooo
#Emunah
#MinhaBibliotecaCatolica

Kamila.Rodrigues 29/01/2023

A glória das Cruzadas
Muito interessante e esclarecedor, mostra o que verdadeiramente motivava os cristãos a irem às Cruzadas. Como católica, é indispensável saber os fundamentos de nossa fé e da Igreja, e o quanto as cruzadas são importantes para nós hoje. Muito se diz falsamente desse período, e buscar a verdade é o que devemos sempre fazer, para defender a fé e dar a Cristo o verdadeiro valor.

Ruan Ricardo Bernardo Teodoro 26/01/2023

Anacronismo
A obra "A Glória das Cruzadas" traz uma perspectiva diferente sobre os eventos das Cruzadas, essas famosas peregrinações armadas à Terra Santa que fizeram parte do período medieval.

O objetivo do livro é, como seu autor afirma, "reconhecer a glória das Cruzadas sem que isso signifique fazer vista grossa ao que nelas houve de reprovável, seu intuito, porém, é chamar a devida atenção para sua importância na vida da Igreja" p. 19.

Como qualquer evento do passado, a História não é composta por anjos e demônios, mas de homens que, de todos os lados, cometeram erros e acertos.

Faz parte da humildade reconhecer (em relação à História), portanto, que nossas próprias opiniões e sociedade, por serem posteriores, não são necessariamente superiores àquelas sociedades que vieram antes de nós.

O convite que o autor faz é instigar-nos a ver o outro lado da moeda da história. Uma tarefa bravamente enfrentada nesse livro.

Aqui, o autor mostra como as Cruzadas foram uma verdadeira expressão de uma sociedade feudal baseada na honra, lealdade e serviço ao suserano, na qual a fé permeava todos o aspectos da sociedade (por isso, não é atoa que era tão diferente da nossa).

Era um momento em que as pessoas tomavam decisões radicais, sejam baseadas em sua fé em Jesus Cristo, seja por conta da sua lealdade, seja devido à busca de projetos pessoais. Logo, as Cruzadas não podem ser corretamente entendidas fora dessa realidade.

Nos é válido lembrar da exortação que São Bernardo faz aos cristãos para pegarem em armas para defenderem a Terra Santa; em que pese o escanda-lo que suas palavras podem nos causar hoje, elas demonstram vigorosamente o espírito que movia os corações dos cruzados daquela época:

"Guerreiros cristãos, Aquele que deu a sua vida por vós exige hoje a vossa em troca. Trata-se de um combate digno do vosso empenho, no qual será glorioso vencer e vantajoso morrer.

Abandonai então as coisas mortais, a fim de acolherdes a palma imortal e conquistardes um Reino que não tem fim!"

p. 318 apud Bernardo de Claraval

Vini Coletta 04/01/2023

320 páginas de desonestidade e desinformação
O livro de Steve Weidenkopf não tenta esconder que retrata uma visão completamente parcial das Cruzadas, e promete uma nova perspectiva. Fiquei com um pé atrás por causa disso, mas ainda assim comprei e li, pensando que não teria problema se fosse uma perspectiva parcial com argumentação sólida e que se provasse correta. Não aconteceu.

O livro visa resgatar a história das Cruzadas e reconta-la de uma nova forma, sem demonizar um lado nem o outro, explicando o que de fato aconteceu e usando isso de base para negar os inúmeros ataques ao evento e à Igreja. Ou pelo menos é isso que ele promete. A realidade é que ele distorce e omite fatos para glorificar os cristãos e demonizar os muçulmanos, e faz tudo isso de forma explicitamente pretenciosa com inúmeros ataques diretos à religião islâmica.

Tyerman, historiador que escreveu "God's War" e que é notariamente mais brando com os cristãos neste assunto (mas que ainda é respeitável, justo e fiel aos acontecimentos, diferente do que vemos em A "Glória das Cruzadas "), basicamente vive nas notas de rodapé quando uma visão mais moderada é necessária, mas quando um ataque a um personagem histórico muçulmano, ou a um evento por eles provocado é efetuado, outros historiadores de índole igualmente duvidosa são mencionados. Mas ainda é melhor do que quando o autor cita teses ousadas e eventos incertos, e não coloca fonte alguma. As conclusões mais controversas apresentadas no livro são escritas como algo indubitável e óbvio, enquanto não apresentam menção a trabalho algum.

Também vale ressaltar que o livro se encerra com uma seção chamada "Por que outra Cruzada?" que consiste em uma transição de um trecho do discurso de São Bernardo de Claraval quando convocou a Segunda Cruzada. O trecho em específico diz como em tempos difíceis, os cristãos ameaçados por forças exteriores devem reagir e tomar a cruz. Somem isso ao título da seção e informações previamente mencionadas e tomem suas próprias conclusões.

Estou dando uma estrela e meia porque a leitura é, pelo menos, um pouco aproveitável se o leitor (a muito custo) conseguir ignorar as barbáries escritas aqui e ali e desonestidade escancarada.
Ruan Ricardo Bernardo Teodoro 26/01/2023minha estante
Resenha interessante!

Gostaria de saber quais outros historiadores mencionados na obra você considera de índole duvidosa. Admito que em temas polêmicos temos que ler com cuidado determinadas informações.

Ir.Vivian.CMES 29/12/2022

A verdade sobre as cruzadas
Esse livro é top, mostra uma outra face das cruzadas e coloca por terra toda falsas crenças sobre a cruzada que nos é impostas em nossas escolas.
Como todos os acontecimentos ela tem o seu valor e não é o bicho papão que muitas vezes nos apresentam.

Andre.S 05/10/2022

Maravilhoso livro sobre as Cruzadas, num estudo meticuloso e acurado. Extremamente bem escrito e cheio de detalhes, este livro é perfeito para uma introdução a quem se interessa pelo assunto. A edição primorosa da ?Minha Biblioteca Católica ? é um show a parte parte .

gdo.faria 30/09/2022

Como próprio livro anuncia, é a visão da igreja sobre as cruzada. Tenta retratar sua essência e elucidar fatos históricos com base nos pensamentos e atitudes da época.

Caroline Gurgel 28/09/2022

Uma boa leitura
Entender as Cruzadas não é algo tão simples, explicável em duas páginas do livro escolar de História. É preciso entender, antes, a Expansão Islâmica, que, conquistando terras cristãs, almejava dominar todo o Ocidente; é preciso entender a relação do homem medieval com a Igreja e a fé católica; é preciso entender o contexto histórico, quais valores eram inegociáveis e como os medievais viam a sua salvação eterna.

O Papa Urbano II, com o objetivo de recuperar terras cristãs e impedir o avanço muçulmano, convoca a Primeira Cruzada e concede indulgência plenária aos peregrinos que, voluntariamente, fizessem seus votos cruzados, tomassem sua cruz e partissem para libertar Jerusalém. A jornada tinha um caráter penitencial, e a indulgência seria concedida apenas àqueles que a fizessem por verdadeira devoção, e não por sua própria glória.

Aos nossos olhos pós-modernos, influenciados especialmente pelos mitos criados desde o Iluminismo sobre o medievo, as Cruzadas são comumente vistas como um período sombrio na História da Igreja. O autor do livro, sem querer esconder ou minimizar os erros cometidos, nos mostra que os mais de 600 anos que durariam as Cruzadas não podem ser resumidos assim.

Houve batalhas justas e batalhas desleais, houve acertos e houve desvios de rota com consequências desastrosas. Mas, houve, sobretudo, uma tentativa sem fim de impedir a destruição da cristandade, de recuperar terras cristãs e de resgatar, por exemplo, a Vera Cruz (a verdadeira cruz em que Cristo foi crucificado) tomada pelos muçulmanos.

O autor nos fala sobre todas as Cruzadas, inclusive os movimentos não autorizados pela Igreja, e finaliza com a Batalha de Lepanto e o Sítio de Viena, que dariam início ao declínio do Império Otomano, impedindo seu avanço para o Ocidente.

Um bom livro, sem dúvidas
@historiasdepapel_