Pequenas Grandes Líderes

Pequenas Grandes Líderes Vashti Harrison

Resenhas - Pequenas Grandes Líderes

Natália 30/11/2023

Maravilhoso
Minha quarta e última leitura do mês de novembro. Escolhi esse livro para encerrar as leituras de novembro por esse ser o mês da Consciência Negra. E que maravilha é esse livro, tanto nas biografias dessas mulheres incríveis quanto nas ilustrações tão lindas.

Resenha:
Se fosse para eu definir em uma palavra o que é esse livro, eu diria: inspirador.
O livro retrata a biografia de 40 personalidades que são mulheres e negras. São elas artistas, cientistas, ativistas, médicas, escritoras, pilotas, matemáticas, que lutaram por seus sonhos e contra a discriminação racial e a segregação.
Algumas dessas mulheres eu já conhecia a história, no entanto, outras eu tive a oportunidade de conhecer através desse livro que contém ilustrações lindíssimas. São mulheres que quebraram barreiras, que foram pioneiras, que deram voz a tantas outras mulheres negras que ainda estavam por vir.
Um livro maravilhoso. Recomendo muito.

Kethiza 24/11/2023

A força da mulher
Quantas histórias inspiradoras! As várias histórias mostram mulheres reais que apesar das dificuldades lutaram para superar. Passaram pelo preconceito e julgamento, ser mulher não é fácil, e deve ser mais desafiador ser mulher negra.
Essas histórias deveriam ser contadas para todas as meninas para que se sintam inspiradas e motivadas.

Daisy 23/10/2023

Nesse livro, temos a história de 40 mulheres importantes da história negra estadunidense, e um acréscimo da maravilhosa maranhense Maria Firmina dos Reis ??. No livro, vem a história dessas mulheres que quebraram barreiras e mudaram o mundo, acompanhado de ilustrações lindas das mulheres em questão.

De espiãs a apresentadoras, de astronautas a poetizas, temos um pouquinho de tudo aqui, reunido em poucas páginas. Ainda assim, essas páginas são capazes de mudar a vida de uma criança, principalmente de meninas negras, pois veem ali exemplos de mulheres que superaram as dificuldades (que não foram poucas) e foram pioneiras em vários momentos e locais.

As mulheres de Pequenas Grandes Líderes conseguiram provar que o impossível é possível, e nem mesmo o céu é o limite para elas. Uma leitura necessária para mulheres, independente da idade, onde vemos que somos bem mais do que a sociedade quer nos propor.

Eu amei a leitura, e, por mais que seja um livro classificado como infanto-juvenil, é uma boa leitura para toda a família, e fiquei com muuuuita vontade de ler outros livros da autora, começando pelo Pequenas Grandes sonhadoras.

E mais uma vez eu tenho que agradecer ao #ClubedoLivroBH pela oportunidade de ler um livro tão maravilhoso!

Ari 09/07/2023

Para todas as idades
Mesmo não sendo o público-alvo infanto-juvenil, a leitura possibilita conhecer mulheres negras importantes e inspiradoras em ilustrações delicadas e com mini biografias escritas de modo tão cativante, que amplia o horizonte para essas produções. Lindo ponto de partida para livros, filmes, produções científicas, feitos e atitudes que transformaram pensamentos e o percurso da história.

Samantha.Ultramari 08/03/2023

Vamos escrever sobre as mulheres negras brasileiras?
Este pequeno livro traz a maravilhosa ideia de apresentar às crianças um resumo da vida de mais de quarenta mulheres negras, grandes líderes, precursoras de caminhos antes inimagináveis para nós.

Com ilustrações encantadoras e meigas, discorrem seus duros caminhos e os sonhos concretizados. Uma representatividade muito grande.

A escritora Maria Firmina dos Reis (1822 - 1917) é a única brasileira entre as mulheres americanas citadas.

Fica a dica para escritores brasileir@s uma obra desta coleção, que poderá contar com mulheres tão importantes como Carolina Maria de Jesus e Dandara dos Palmares.

Aqui em casa, amamos demais. Uma referência para nós.

Karen.Moraes 08/01/2023

Incrível e inspirador
Adorei descobrir histórias de mulheres negras que fizeram a diferença no mundo! Todo mundo deveria ler!