Michelle Obama em suas próprias palavras

Michelle Obama em suas próprias palavras Marta Evans...

Resenhas - Michelle Obama em suas próprias palavras

Yasmin1779 05/03/2024

Lindo lindo
Um livro escrito por uma mulher negra mesmo sem querer é direcionado a uma mulher negra porque mesmo sendo brasileira eu me identifiquei muito com várias situações no livro ?

Lázara 04/06/2023

Michelle Obama -- Em Suas Próprias Palavras é um livro de citações e, como tal, entrega aqueles muitos momentos memoráveis que esperamos encontrar em uma obra desse tipo. E esses tais momentos só não são mais numerosos porque, em muitos deles, Michelle era, ainda, a primeira-dama dos Estados Unidos da América, com uma série de protocolos a cumprir -- dentre eles, ser comedida e discreta em seus posicionamentos, -- resultando que algumas de suas palavras podem soar como algo bastante protocolar.

A leitura é agradável e as organizadoras do livro, Martha Evans e Hannah Masters, tem o claro propósito de despertar nosso interesse para quem foi Michelle antes de 2009, quando Barak Obama assumiu seu primeiro mandato. E esse vislumbre de quem foi ela, capturado em frases destacadas de suas muitas aparições públicas, falam de uma garotinha negra que teve aporte de uma família bem estruturada e recurso para desenvolver suas potencialidades, principalmente a partir do instante que foi identificada como uma criança superdotada. Mas não é apenas essa última particularidade que torna Michelle interessante como personagem: ela sabe que uma base sólida é o melhor ponto de partida para quem deseja crescer e fazer de sua própria grandeza uma contribuição para que o mundo se torne um lugar melhor. Assim, quando fala abertamente dessa base, como o fez em muitos dos seus discursos, ela defende, do modo mais eloquente possível, que uma sociedade é constituída de indivíduos, mas não construída por caprichos individualistas. E que no fortalecimento do senso de comunidade e na universalização da educação é onde serão forjadas as ferramentas para combater ao racismo e outras tantas formas de sofrimento impostas à sociedade.

Se hoje pareço protocolar em minhas colocações sobre essa coletânea de citações é porque, após lê-las, nada me pareceu mais acertado, no universo se loucuras que experimentamos atualmente, do que o bom senso de Michelle Obama.