O curioso caso de Benjamin Button

O curioso caso de Benjamin Button F. Scott Fitzgerald

Resenhas - O curioso caso de Benjamin Button

Millalud 30/07/2023

Um caminho inverso
Talvez o mais engenhoso conto que tive a oportunidade de ler, O curioso caso de Benjamin Button nos apresenta algo que temos contato na vida e em todos os livros, o tempo.
Nesse conto o tempo vem acompanhado de uma nova roupagem, um novo modo de agir, ele percorre um caminho inverso. Benjamin, nosso personagem principal, nasce contemplado pelas características da terceira idade, não como um bebê de fato, e durante o desenrolar do conto, vai rejuvenescendo.
Fitzgerald foi extremamente perspicaz com essa construção que nos instiga a refletir sobre a vida mediante a ação do tempo, Benjamin rejuvenesce enquanto as pessoas ao seu redor envelhecem, mas não deixa de ter o mesmo fim que elas, mostrando que a juventude sempre tem um fim.

marcelinho 24/01/2023

Que conto extraordinário! Leitura bem envolvente com vários momentos de tensão.

O que vejo de extraordinário nesse conto é que ele distoa do normal. Geralmente a trama começa bem leve conhecendo os personagens e tal e avança para o momento crítico. Mas aqui, Fitzgerald teve a genialidade de criar uma narrativa que seu seu momento crítico começo nas primeiras linhas do conto.

Esse tipo de narrativa sobre o tempo ? embora que para Benjamim Button é totalmente diferente ? sempre me faz pensar que a vida é muito efêmera para se viver sem propósitos e perspectivas. É como viver uma vida de baixo do sol, assim como o escritor de Eclesiastes escreveu.

Amanda 24/08/2023

Um conto bem fácil e rápido de ler. Confesso que nunca assisti ao filme, então não tenho muito com o que comparar, mas achei o enredo fascinante. Eu esperava mais e minha expectativas não foram atendidas (quase nunca são), mas eu gostei da leitura, da noção de tempo que o autor utilizou e os extras que essa edição tem ajudaram bastante na compreensão da obra.

Nicole Gonsales 28/08/2023

A edição é linda e a história nos faz refletir muito, sem que o autor quisesse esse livro nos faz refletir sobre muitos assuntos além do da idade.
Indico muito!

Ju Poliv 14/03/2023

Amei
O conto se passa em 1860, acompanhamos a história de benjamim button que nasce velho e conforme os anos passam, ele vai se rejuvenescendo.
Ele nasce em Baltimore, na época da guerra de secessão e faz parte de uma família com uma posição social e econômica alta em uma sociedade escravocrata.
É um conto, portanto não vamos ter um grande desenvolvimento, porém consegue ser muito interessante. No começo vemos como o pai dele está preocupado primeiramente em como a sociedade vai reagir perante a isso, visto que ele tem sua posição privilegiada e não quer perder isso, tampouco se preocupa com a saúde do próprio filho.
Benjamim button tenta se comportar como crianças da sua idade mas suas limitações não permitem, ele prefere ficar conversando com o seu avô.
Tem um toque de humor pois a aparência de Button faz com que ele acabe caindo em algumas situações constrangedoras.

Acho interessante a assimilação entre sua vida idosa (começo) e sua vida como bebê (no final), pois terminamos a história da mesma forma que começou, ele dependendo de outras pessoas para ser cuidado.

Recomendo de mais ler esse conto pois é rápido, linguagem clara e objetiva, pode se tirar diversas reflexões e a principal é que não importa se o tempo passa invertido para Benjamim, o envelhecimento e a morte são incontroláveis para qualquer pessoa independente da ordem que aconteça.

"Um berço com um velho dentro é o divertido disparate de Fitzgerald, mas é também a nossa tragédia. Esse berço já não é afável, é uma cama com grades, porque a um velho também é preciso proteger de si mesmo, mesmo que dele não se espere mais futuro algum.?

* três estrelas pois queria um melhor desenvolvimento, acho que o filme deve cumprir melhor isso

Evellinxs2 20/03/2023

Acho que coloquei muitas expectativas. Eu gostei, mas achei que seria bem melhor.
É um conto bastante curto, já li outros contos bem mais curtos que esse, e que me prenderam mais. Talvez eu goste mais na versão em filme!
Regis 21/03/2023minha estante
Acho que vai amar o filme. A história é expandida e se torna muito emotiva e com lições de vida primorosas. Também achei o conto incompleto, mas o filme é perfeito. ?

Vini 18/06/2023

Super curtinho e interessante
A ideia do conto é super simples, mas bem feita. É curto e direto ao ponto, acho que o livro não traz tantas críticas sociais ou problematizações complexas, mas a partir das ideias presentes nele é possível se embasar em uma crítica mais profunda e tal.
Mas é bom no geral, interessante.

millena77 20/11/2023

O (des)crescimento do benjamin button
Fazia um tempo q tava querendo ler esse livro, mas n baixava de preço aí nessa semana baixou e eu comprei e finalmente li, li em 1 hr mais ou menos e amei mt
a linha do tempo do livro eh maravilhosa, a historia te deixa intrigado e a pessoa sente uma do do personagem principal pq ele nasceu fo ddido e morreu tb :)
n sabia q tinha um filme!! vou ve, n vejo a hr
n sabia q o autor desse livro era o mesmo do o grande Gatsby passada ?
essa edição da antofagica !!! maravilhosa (como sempre) e fiquei levemente passada c o tamanhinho do livro, pensei q ia ser um pouco maior e mais grosso, mas eh super fácil e rápido de ler, apesar de ser um clássico. recomendo

Pedro.Gondim 24/03/2024

Outro ciclo
?- Vem comigo! - disse, num tom ríspido.
O filho deu a mão a ele, sem questionar.
- Como é que o senhor vai me chamar, pai? - balbuciou, quando os dois saíam do berçário. - Só de "bebê", por enquanto? Até pensar num nome melhor?
O sr. Button soltou um grunhido.
- Não sei - respondeu, seco. - Acho que seu nome tinha que ser Matusalém.? (p.29)

@Marverosa 07/04/2023

Clássico é clássico
Ri alto! Principalmente no início.
Tons de ironia e sarcasmo que gosto.
Enfim, conto curto, sensível honesto que ironiza o tempo e a juventude.
Simples, rápido, incisivo e profundo.
Obrigatório na lista

Voraciousreader 05/04/2024

Benjamin Button
Sempre tive vontade se ler este conto. Amei o filme com toda minha alma desde novinha, mas confesso que ler este conto em particular deixou-me decepcionada de alguma forma, esperava mais.. mais ânimo, mais drama, mais êxtase.. Os dias se passaram para ele com ávida rapidez, o que fez com que algumas peças ficassem soltas. Confesso que o conto do filme é mais interessante que dê Fitzgerald. Mas é intrigante a criatividade do mesmo em regressar o tempo e isso cabe a tantas pessoas, de forma filosófica.
Enfim, é um bom livro, ilustrações maravilhosas e boa estória.

Natasha.Louredo 17/04/2023

E se o ciclo natural da existência fosse invertido?
Francis Scott Fitzgerald um dos escritores mais importantes dos Estados Unidos no século passado. Seu trabalho literário se concentrou nas décadas de 1920 e 1930. Fitzgerald resolveu escrever ?O Curioso Caso de Benjamin Button? após ouvir um comentário de seu colega Mark Twain sobre as fases da vida. Para Twain, a melhor parte da vida é reservada para o início (infância e juventude), enquanto a pior está no final (velhice). ?E se o ciclo natural da existência fosse invertido??, pensou Fitzgerald. E assim nasceu um dos contos mais peculiares da literatura.

O livro fala sobre a passagem do tempo e nos mostra que mesmo o Benjamin sendo tratado pela sociedade como uma aberração, ele vive da mesma forma que nós que vivemos o ciclo natural. Ele nasce idoso e necessita de ajuda (assim como um bebê), ele rejuvenesce, estuda, trabalha, se apaixona, curte a vida, se casa, se torna pai e continua rejuvenescendo chegando na fase da infância e voltando depender de alguém (como um idoso), torna-se bebê e deixa de existir.

Contudo, não podemos deixar de analisar o preconceito que Benjamin sofre da sociedade e da própria família durante sua vida, mesmo que no fim das contas o ciclo da vida dele não seja diferente do nosso, mas não é o padrão que a sociedade está acostumada. Por conta desse preconceito, Benjamin torna-se um personagem muito solitário, ele passa a vida toda tentando se enquadrar aos padrões, tendo que encarar um mundo hostil e implacável com quem é diferente ao padrão estipulado pela maioria das pessoas. Todos os seus relacionamentos são difíceis (com o pai, com a esposa, com o filho, com os colegas, etc).

Com isso, uma das reflexões que essa leitura nos traz é em como muitas vezes tentamos nos encaixar nos padrões ditados pela sociedade para não nós sentirmos excluídos.

Lina 02/03/2024

Amei
O que vamos encontrar neste livro será um drama onde uma família rica dos Estados Unidos espera um bebê. Mas quando o pai é chamado as pressas para ir ao hospital o médico o questiona o porque ele ter feito isso com ele? As enfermeiras pedem para levá-lo para casa, e o pai pergunta o que precisa fazer?
Compra roupas adequadas para ele, elas dizem.
O pai consternado compra uma roupa de palhaço e o traz para casa com vergonha. Depois disso há uma sucessão de eventos que ele é contrariado quanto a sua idade. Recomendo muito. Uma história que nós faz repensar sobre a nossa vida.

Gabriel M 21/11/2023

É legalzinho e o filme é melhor
Ler livros depois de ver suas respectivas adaptações cinematográficas geralmente é uma experiência positiva, afinal, com uma certa margem, os filmes por necessidades inerentes a sua natureza, precisam cortar trechos, condensar outros, alterar tantos mais.

Infelizmente, no Curioso caso de Benjamin Button, assim como seu nascimento, o inverso ocorre.

O conto nos apresenta sua premissa e em razão de seu tamanho (pouco mais de 100 páginas) todo o demais é corrido. Falta desenvolver seus personagens, aprofundar e elaborar essa ideia tão inventiva, criada por Fitzgerald. No fim do livro, o gosto que fica é de desperdício, como se faltasse algo á trama, quase como se fosse um resumo de sua estória, simplesmente.

Por fim, apesar de queridinha pelos leitores, a Antofágica, ao meu ver, fez uma edição que deixa a desejar. Não em sua construção, a capa é boa, o material também, mas as ilustrações... talvez o apelo excessivo por um traço mais rebuscado deixou a obra menos atraente para mim. Quase que me tirava da leitura por ser muito diferente daquilo narrado pelo autor.

Enfim, são altos e baixos e já que o tema é tempo, se você não gostar, pelo menos vai perder pouco dele porque a obra é curtinha...