Castelo tão triste

Castelo tão triste Bianca Rosenthal

Resenhas - Castelo tão triste

Michelle 28/05/2024

Acompanhada do prefácio do ilustre psiquiatra e escritor Augusto Cury, Bianca Rosenthal nos presenteia com sua obra ?Castelo tão Triste: A Verdadeira Beleza está no Jardim?, onde, com uma sensibilidade ímpar, convida-nos a um passeio por um castelo instigante e seus jardins deslumbrantes, através dos quais faremos também um mergulho em nosso próprio interior e em nossos sentimentos mais íntimos.

?Desnudar a minha mente,
Sentimentos em forma de poesia.?

Vale dizer que a obra é dividida em duas partes, onde a primeira nos mostra detalhes do castelo e nos proporciona uma reflexão sobre temas como a nobreza, status, diferenças entre classes sociais, hipocrisia, luxo, poder e sobre o que de fato é a verdadeira riqueza.

?É mais feliz, quem, independente de riqueza,
É transparente e demonstrou gentileza
Quem o amor verdadeiro encontrou,
Quem as coisas singelas da vida valorizou.?

Já na segunda parte, partimos para um passeio pelos jardins, trazendo um refresco para a alma através de reflexões sobre fé, vida, esperança, liberdade, refúgio e paz.

?Lá no jardim...
Lá fora sim!
Sinto a beleza
E sinto a grandeza
O brilho do sol me chama
Luz que a minha alma clama.?

Com passagens marcantes, autora toca e provoca o leitor, proporcionando uma experiência única e arrebatadora do início ao fim.
Meus textos favoritos, aliás, foram ?Vestir-me de quê?? e ?A Princesa?.

?Castelo ou prisão?
Qual a sua opinião??

Thalita Souza 31/05/2023

Esperava mais!
"Castelo tão triste - A verdadeira beleza está no jardim" é um livro de poesias, cheia de significados.

Ao longo da narrativa, a autora aborda temas como amores secretos, crítica à adoração à bens matérias,a busca pela verdadeira essência,a solidão...
É uma obra que nos lembra da importância de valorizar o que há de mais genuíno e belo em nossas vidas.

Apesar da poesia não ser o meu género preferido,essa não vai ser a minha pior leitura desse ano. Esperava me emocionar um pouco,ou ficar angustiada com essas poesias más não foi isso o que aconteceu praticamente quase nada aconteceu,mesmo assim tevê alguns poemas que foram boms,não é de todo ruim apenas esperava mais muito mais.

Má Powzum- @entrelinhaslivros 29/11/2022

Um amor de leitura!
Apesar de não ler poesias com frequência admiro os autores que possuem o dom de escrever neste formato, afinal são textos curtos, que permitem que qualquer leitor se aventure, mas de uma profundeza sem igual. Na primeira parte a autora traz reflexões importantes sobre o ser e o ter. Sobre o quanto vale morar em um castelo, viver no luxo quando se é extremamente infeliz dentro daquelas paredes. A autora faz reflexões importantes sobre riqueza, solidão e até depressão.

Na segunda parte é como se o narrador/personagem chegasse ao jardim e descobrisse um novo horizonte, a liberdade para além das paredes do castelo. Nesta parte encontramos poemas mais otimistas, fazendo analogia das flores com paz, liberdade e com o olhar para si com amor, permitindo-se o auto cuidado e o autoconhecimento.

O mais legal das poesias acredito que seja isso, existem diversas interpretações sobre uma mesma poesia. Existe aquilo que a autora quis transmitir ao escrever e existe a interpretação de cada um ao ler, afinal as palavras nos tocam de forma individual de acordo com as nossas vivências e percepções do mundo.

Ah! Essas meninas!
Tão simples! Tão singelas!
Com suas pétalas brancas
Vem alguém e as arranca
Bem-me-quer
Malmequer
Meu bem querer
Alegria ao amanhecer

Já tenho a minha resposta para o amor!
Não preciso despetalar uma flor.

@livrodores 23/11/2022

Profundo e reflexivo
O QUE É SER NOBRE?

? O castelo é nosso lado obscuro, o jardim é a luz em nós.

? A ideia desse livro de poesias surgiu para a autora depois de uma viagem realizada com a família para a Escandinávia, os belos castelos com sua morbidez contrastando nos lindos jardins a fizeram pensar em nós.

?? DIVIDIDO EM DUAS PARTES!

1?? Na primeira o castelo tem destaque, sua imponência, riqueza, luxo, as pessoas da nobreza? que são engolidos pela solidão, frieza e insensatez do local!

?Livres por fora e presos internamente?

2?? Na segunda o jardim vem ao sol, trazendo luz, liberdade e felicidade? aqui há alegria em ser além das aparências, há o amor e a gratidão!

?Viver a vida leve e docemente?

? AMBOS SÃO CARREGADOS DE CRÍTICAS E REFLEXÕES, a autora escreve sobre castelo e jardim, mas é perceptível que fala sobre nós, seres humanos, onde as aparências falam alto, mas o que realmente importa é nosso interior e ações, nossos valores, quem realmente somos por trás da fachada, mostrando que a felicidade pode não se encontrar nas riquezas, mas sim na simplicidade de viver.

pessoas independente da classe, a beleza das nossas ações e nosso verdadeiro interior!

? Com uma escrita sensível e de fácil entendimento é possível devorar e degustar esses dois cenários e fazer uma enorme autoavaliação com seus aspectos.

Naty @livrossaofilhos 23/10/2022

Lindo
A primeira parte falando do castelo traz muita reflexão sobre ser nobreza. Nobreza que não tem a ver com o título embora esteja falando de castelos, a nobreza de ser gentil de ser feliz independente de riqueza.

"A gentileza está nos pequenos gestos
Ela é nobre e essencial
Mas não tem classe social."

Fala da felicidade e da tristeza de viver isolado num lugar de requinte, mas mesmo assim com os rostos tão tristes. Parafraseando Apocalipse 16 "Dinheiro move o mundo mais não move quem o criou." Afinal rap também é poesia. Na introdução a autora fala da primeira parte como crítica e reflexão e é isso mesmo que essa traz. Conforme vamos avançando vamos sair gradativamente do Castelo e indo até o jardim

Na segunda parte O jardim, a autora fala de metamorfose de felicidade de cultivar o amor e seguir em frente. É uma verdadeira imersão no jardim, aqui o tom é totalmente diferente da primeira parte.

"Seu amarelo dourado
Um sol espelhado
Seu chá é medicinal
Lembro-me de algo importante
Cuidar da saúde e da mente
É essencial."

A autora traz tantas reflexões, gosto de ler poemas pra conversar sobre eles e ver se a minha interpretação é parecida, então minha mãe e meu sobrinho também participaram dessa leitura incrível. Cada um no seu tempo tirou uma lição e uma reflexão sobre o Castelo e o jardim.

Esse é um livro curto e de fácil entendimento, traz muitas reflexões, passeamos pelo castelo e pelo jardim. A sensibilidade e talento da autora é notável, então eu mais que recomendo essa leitura.