A Megera Domada

A Megera Domada William Shakespeare

Resenhas - A Megera Domada

capê 19/04/2024

é engraçado em alguns momentos mas bem chato em outros... li pq eu amo 10 coisas que eu odeio em vc e fiquei triste pq tem poucas coisas do filme na história real

a primeira interação da catarina e do petruquio é muito muito boa kkkkkk

mas a catarina "domada" é uma tristeza.. parece que perdeu o brilho...

haasscreams 04/01/2024

O paradoxo teatral de Shakespeare
Admito que esperava mais, mas não posso negar que é muito bom de qualquer forma. O enredo é bem construído, os personagens têm profundidade e, preciso comentar, a tradução é impecável, com explicações detalhadas mas simples e diretas (notas de rodapé!!).
A construção da narrativa, a forma como Shakespeare desenvolveu Catarina (para a época, é muito boa, não sejamos anacrônicos) e a ideia de uma peça dentro de outra peça foram trabalhados magistralmente. Entretanto, fiquei extremamente confusa com as trocas de personagens e não entendi o apelo desses disfarces e tramoias na história, em meu ver não tiveram relevância.
Já reclamei aqui dos protagonistas de Shakespeare, mas de Catarina gostei muito, assim como de Petrúquio, mesmo que muitas vezes tenha tido vontade de socá-lo. Em vários momentos fiquei incomodada com a brusquidão com que ele a tratou, assim como os termos pejorativos utilizados mas, novamente, é preciso colocar a obra em sua época (mesmo que para a época já fossem comportamentos um tanto antigos).
Em suma, é uma história instigante com diálogos envolventes que vale muito a pena. Mesmo que escrita há mais de 400 anos, é fácil compreender, tornando-se uma leitura leve e cativante.

skuser02844 28/12/2023

Gostei tanto que reli outra versão
Quando era criança havia lido a versão infantil. Hoje decidi reler. Não perdeu a graça e o ensinamento. Muito bom, recomendo! Um clássico.

Leticia.Moura 04/12/2023

Nunca perde a graça
Uma obra que traz na comédia uma complexidade em debater o tema sobre a mulher e sua posição na sociedade perante o patriarcado.

Leo 11/03/2023

A Megera Domada é um espetáculo.
E com essa expressão, me refiro ao fato da obra ser boa e ser uma peça para o teatro.
É fácil de ler, é divertida e põe em cheque um comportamento social que já era criticado nos tempos de Shakespeare: a submissão extrema da esposa ao marido.
Ainda que pareça que a peça pesa para um lado, a exposição de situações cômicas, mostrando essa guerra dos sexos, deixa claro, através do ridículo, como a sociedade vem se questionando sobre os papéis de cada um nos relacionamentos.
Mas pra ler essa obra, é necessário se colocar no contexto de uma época, ou a experiência, ao invés de cômica se torna uma grande ofensa às mulheres.
Acredito que a intenção era exatamente oposta; ensinar pela troça, o absurdo das relações entre marido e mulher.
E falando em troça, toda a peça se embebeda nisso. Tem tantos personagens com papéis trocados que eu acredito que é pra reforçar muito a necessidade de você não levar a sério e nem com tanto peso nada do que acontece no palco. Mas levar pro coração que tudo ali é absurdo, inclusive uma submissão desnecessária.
Séia 12/03/2023minha estante
Eu não consegui engatar! Mas pretendo tentar depois!

Leo 13/03/2023minha estante
Vai dar certo. É muito curto. Quando você perceber já acabou.