Marina Lima: Fullgás

Marina Lima: Fullgás Renato Gonçalves

Resenhas - Marina Lima: Fullgás

kaori20 17/02/2024

O primeiro disco do mundo
"Tomamos partido pelo presente e nele pelo mais full gas e mais fugaz. Se nossa música é política? Nossa música é a nossa política. Queremos descobrir novas possibilidades: não de fazer "arte", mas de viver. " - Manifesto Fullgás.

Livro perfeito! Fullgás é "a música da minha vida" e todo o álbum é tão sensacional quanto.

Marina e Cícero são dois gênios e pessoas muito especiais, é encantador como os dois se traduzem e completam, se você já gosta da obra deles, é impossível não se apaixonar mais ainda depois de ler esse livro. A parceria dos dois foi fundamental para a construção das expressões, dos significados e da "liberdade" artística deles em cada verso das músicas dentro da época e do contexto em que foi inserido. O comentário do Cícero dizendo como ele vê em Marina um heterônimo dele resume bem isso.

Considerando a época de transição democrática, esse é um dos discos mais importantes que tivemos na década de 80.

A análise do disco é muito bem feita por Renato Gonçalves trazendo um acervo de informações, citações e entrevistas muito importantes para entender o cenário em que Fullgás foi produzido e lançado.

A leitura flui de uma forma muito agradável e de certa forma é um livro bom para alguns estudos. Sensacional!