Um estranho invade meu silêncio

Um estranho invade meu silêncio Rosineide Leandro

Resenhas - Um estranho invade meu silêncio

@donzelaobscura 22/08/2023

Simples e emocionante
Esse livro me emocionou! Foi meu primeiro contato com a escrita da Autora e amei!

O livro conta sobre uma Professora, a Gabriela e um aluno, o Tobias.

Gabriela enfrenta todos os dias a jornada de Professora, mas além disso de educadora onde procura sempre o melhor para seus alunos.

Tobias é um aluno surdo, não sabe libras, mas é um ótimo leitor de lábios e consegue compreender muito bem.

Tobias escreve um texto sobre como passou a p4nd3mia em casa e podemos ver e ter empatia por sua história.

A Autora trouxe à tona a p4nd3mia e nos faz questionar o nosso convívio com os familiares, que muitas vezes pode ser difícil, mas também há aqueles que estreitaram laços. Confesso que não foi fácil essa fase que passamos.

Me fez refletir sobre o que de fato é família e como foi enfrentar toda essa fase de confinamento. Não foi nada fácil pra ninguém.

O livro possui uma leitura rápida, porém cheia de emoções e também gatilho sobre a p4nd3m14.

A Autora soube colocar muita emoção no texto do Tobias. Fora que a Gabriela é uma Professora nota 1.000, com uma sensibilidade ímpar! O que me fez recordar algumas Professoras, que até hoje, moram no meu coração!

Escrita fluida e história maravilinda!

Indico muito!

Renata 09/08/2023

Resenha no meu Bookstagram: @niinfadoslivros ?????
Em parceria com a Autora ??

? ????? ?????????????? ?

Disponível para compra na Amazon na versão e-book, físico diretamente com a autora ?

?? ?ã? é ???? ?á??? ???????? ? ????, ?? ?????? ????? ? ???? ???????? ??

Gabriela, uma recém-formada professora, se prepara para a volta às aulas em seu segundo ano lecionando em uma escola para crianças com déficit de aprendizagem. Apaixonada por seu trabalho, é carinhosa e atenciosa tanto com os seus alunos quanto com os seus colegas de profissão. Porém o retorno para a escola vai significa muitos desafios, além dos alunos precisarem voltar a rotina de estudos, o ano vai começar diferente de todos os outros. As aulas não vão ser presenciais, uma pandemia mundial surgiu mudando a vida de todos, fazendo com que ela precise contar com vídeos chamadas e a ajuda dos pais no aprendizado em casa. Entre os alunos, Tobias se mostra o mais complicado, o garoto tem deficiência auditiva.

A professa percebe que ele está frequentando a escola errada, tenta ajudá-lo, mas não tem retorno. Então tentando seguir o cronograma normal das aulas, pede uma redação sobre o que as crianças estão fazendo na quarentena e é nesse momento que se surpreende com a inteligência e percepção de Tobias, onde o menino toca o seu coração, dando mais gás para ajudar em sua inclusão.

?? (...) ??? ?? ?ã? ??ç? ? ???? ??? ? ????? ????? ? ??? ???? ?????, ?? ??ç? ??? ? ????? ???? ??????, ??? ????? ?????? ???????? ? ??????????? ?? ??????? ???í??? ??

? ? ??? ?? ?????: Esse foi o meu segundo contato com a escrita da autora, é uma leitura bem rapidinha. Nela voltamos ao ano de 2020 quando a Covid-19 pegou a todos de surpresa, modificando as nossas rotinas. Aqui vamos ter uma aula de empatia, a importância de olhar com mais atenção para as pessoas que estão ao nosso redor ?

Marya 05/07/2023

Esse foi meu primeiro contato com a escrita da autora, confesso que foi uma surpresa para mim. Um livro curtinho, mas foi capaz de emocionar-me profundamente.

O livro nos apresenta dois personagens incríveis e cativantes; uma professora atenciosa, gentil, carinhosa e prestativa. Gabriela é uma recém formada que trabalha em uma escola para crianças com déficit de aprendizagem.
Tobias, um garoto surdo, está estudando na escola para crianças com dificuldades de aprendizagem.

Durante o processo de leitura, o leitor é transportado para o ano de 2020, uma doloroso que marcou a vida das pessoas. Durante a quarentena, foi solicitado uma redação que mostrasse a convivência dos alunos com os familiares. Tobias, uma criança de apenas dez anos, foi capaz de expressar seus sentimentos com uma riqueza de detalhes e, acima de tudo, com tamanha sabedoria. Atravéz dessa redação, ele nos ensina a importância de saber se comunicar, expressar seus sentimentos e dar valor ao que realmente importa.

Na educação, o Brasil tinha 1,3 milhão de crianças e jovens com deficiência ainda no nível básico em 2020, sendo que destes, 13,5% estavam em salas ou escolas exclusivas e 86,5% estudavam nas mesmas turmas dos demais alunos.

A autora nos apresenta um personagem surdo, nos levando a refletir a inclusão de crianças no ambiente escolar. A partir disso surge o questionamento: será que Tobias estava no lugar certo?

De um modo geral, eu gostei muito desse livro. Apesar de ser um livro curtinho, foi bem escrito e nos proporcionou emoções e reflexões.

Emiliane.Yamada 27/06/2023

Empatia pura
Uma história sensível e importante, que vai nos apresentar Tobias.
Tobias é surdo e está vivenciando momentos muito difíceis em sua vida, seja em casa, na escola, ainda mais quando ocorre a pandemia e torna tudo ainda mais complicado, afinal foi um momento em que não se podia ter contato com as pessoas e a vida como ela é mudou.

E então vemos a importância que uma pessoa pode fazer na vida da outra. Com isso, temos uma professora, que não desiste e consegue mudar a vida de Tobias e claro, que sua própria vida, já que é impossível passar imune diante todo o cenário apresentado e ainda mais ao Tobias.

Essa é uma leitura rápida, mas cheia de significados. Um conto que vai mexer com você, tanto quanto mexeu comigo. No período da pandemia, tivemos muitos desafios e imaginem a dos professores que se viram em uma quarentena, mas com a missão de propagar o ensino através de aulas online, algo que não foi fácil em diversos aspectos. Fosse para os professores, os alunos, seus pais.

Tobias precisa escrever uma redação, ou seria uma carta, e o que ele conta, é impactante.

Incrível como em um conto tão curtinho, tenha tantos sentimentos. Como me apaixonei por Tobias, me encantei por toda sua história.

Marvy 29/05/2023

Curto e emocionante
Já conheço a escrita da Rosineide e sei que as histórias dela (pelo menos a que eu tinha lido, era emocionantes). Com esse livro não foi diferente!

Ele traz uma coisa diferente que eu nunca tinha lido em livros: protagonista surdo. E a gente acompanha o Tobias que além de todas as dificuldades enfrentadas por causa dessa condição, vê sua vida virar de cabeça pra baixo por causa da pandemia do COVID-19. Me identifiquei bastante com isso porque afinal também passamos por uma pandemia e vimos nossa vida mudar drasticamente: todo mundo em casa, aprendendo a conviver em família novamente.

O livro traz ensinamentos importantes sobre a importância de se estar em família e de tirar um tempo com ela, seja pra conversar, cozinhar ou apenas estar em companhia deles.

É um livro emocionante, com uma história emocionante e super rápida de ser lida. Li em menos de uma hora!

Rodrigues196 21/05/2023

Um livro extremamente necessário.
Escrita simples e cativante.
.....
Livro curto, perfeito para uma leitura de final de semana.
.....

Resenha.

O enredo é muito cativante, confesso que me vi imersa, de volta a pandemia. Quando tudo estava fechando e fomos obrigados a nos adaptarmos e fazer tudo de casa. A história gira em torno da professora Gabriela, com o desafio de preparar as aulas online e Tobias um aluno surdo que foi desafiado a fazer uma redação. A sensibilidade que uma criança de dez anos mostra com a pandemia me deixou emocionada, a redação contando como ele e sua família lidavam com tudo me fez voltar no tempo e me lembrar de como as coisas mudaram bruscamente em poucos meses.

Recomendo essa leitura, é emocionante e me fez refletir sobre o que é realmente necessário.

Janethe 30/04/2023

Excelente
Nem tenho palavras para expressar o quanto a leitura desse conto me emocionou e me fez olhar para o que realmente importa na vida que passa rápido e não tem segundo tempo.

Angel 26/04/2023

Tão curto mas com grande significado
Tobias uma garoto surdo, estudo em uma escola comum, pois seu pais não querem que ele se sinta diferente das crianças do bairro.

Mas se já é difícil para ele em uma rotina normal, imagina no meio de uma Pandemia.

Durante uma atividade da escola,Tobias mostra a todos sua visão sobre as dificuldades que enfrenta e nos ensina uma grande lição!

Jessica 11/04/2023

O livro é curto, e em poucas páginas nos faz refletir e nos emocionar.

Vamos conhecer Gabriela, professora recém formada e está em seu segundo ano lecionando, nesse ano ela terá que lidar além das dificuldades de cada aluno, com a questão da pandemia, onde terá que ministrar suas aulas a distância e fazer com que os alunos mantenham o ritmo de estudo e atendê-los individualmente.

Um de seus alunos chama atenção, que é o Tobias. Ele é surdo e está acostumado a fazer leituras labiais, pois não aprendeu Libras. Através de uma redação, ele deixará seus pais e a professora emocionados.

Será que sua redação poderá mudar sua vida?

Gabriela representa muitas professoras especiais que tem um olhar diferenciado aos seus alunos. A família, a proteção demasiada, com medo do filho não ser aceito na sociedade, não matricularam numa escola de Libras. E finalmente Tobias apesar de seus 10 anos, se mostra uma criança muito madura e sensivel.

Isso me emocionou muito, pois percebemos o poder da comunicação, seja no ambiente familiar ou escolar e o que isso pode proporcionar ao outro.

O livro aborda assuntos com o respeito, empatia e inclusão.

Muito obrigada Rosineide pela oportunidade em ler o seu livro, sou muito grata.

Julia4857 09/04/2023

Necessária!!
A gente precisa entender cada vez sobre a inclusão de crianças com deficiência no ambiente escolar. A relação da professora Gabriela com o Tobias é linda e é tão bonitinho o retrato da educação que acolhe as crianças que enfrentam quaisquer deficiências. Nós precisamos ser mais como a Professora Gabriela!

skuser02844 05/04/2023

Bom!
Gostei da maneira como uma má comunicação faz as pessoas terem várias interpretações de um assunto.

Tobias é um garoto surdo que estuda em uma escola para crianças com déficit de atenção. Ele tem dificuldade para se comunicar com as mãos.

A família estava muito ocupada em seus próprios mundos, e o sonho dele era ter uma família daquelas felizes, de comerciais de televisão.

Então veio a pandemia... Aulas em casa, todos isolados, mais tempo com a família, uma redação.

Isso foi o suficiente para me fazer ficar emocionada com a história.

Taize @viagemliteral 03/04/2023

No livro "Um estranho invade meu silêncio", conheceremos uma história que apesar de curta, traz diversos assuntos extremamente pertinentes.

Sabemos o quanto a pandemia da COVID-19 afetou todas as esferas de nossas vidas, no entanto, é a partir da redação de Tobias, um garotinho surdo, de apenas 10 anos de idade, que vamos de fato refletir sobre o que foi essa pandemia para o ser humano.

[...] "Ela diz que o mundo é uma selva e que temos que sobreviver."

Gabriela, professora de Tobias, é uma mulher sensível e que dá aulas para crianças que apresentam algum déficit de aprendizado, no entanto, esse não é o caso do pequeno Tobias, já que sua surdez não atrapalha em nada o seu desenvolvimento, pelo contrário, ele é inteligente, atencioso e muito sensível.

E foi ao solicitar uma redação que a professora percebeu o quanto aquele garotinho tinha a contribuir para a humanidade.

"Às vezes olho para o céu e fico pensando: será que foi Deus que fez tudo isso acontecer para mostrar ao mundo o que realmente é importante nessa vida?'

Tobias é uma criança linda, e que nos mostra que a felicidade está nos pequenos detalhes, em gestos que podem mudar vidas.

Temos aqui assuntos como relações familiares, inclusão, empatia, cuidado e responsabilidades, todos eles mostrados através do olhar de uma criança que desejava apenas uma família unida e estudar numa escola em que ele pudesse aprender a se comunicar com as mãos e fazer amigos. Se sentir inteiro.

Essa é uma história sensível e que traz ensinamentos valiosíssimos que sem dúvidas levaremos para a vida.

Tathi (@Doidosporserieselivros) 26/03/2023

Olá queridos amigos leitores! Nesse domingo trago uma indicação muito especial para vocês, Um Estranho Invade meu silêncio de @rosineide_leandro_escritora .

Nele conhecemos uma professora dedicada, que acaba tendo que reinventar sua profissão para as aulas online na pandemia.
Só que Gabriela não é uma professora comum, ela dá aulas para crianças com algum déficit de aprendizado, e é assim que ela conhece o aluno Tobias Ribeiro.
Tobias é surdo, ele não apresenta nenhum atraso, mas foi matriculado naquela escola, ao invés de uma que atendesse melhor suas necessidades.
Quando a professora pede uma redação sobre como está sendo o período da pandemia para cada aluno, recebe um relato emocionante e impressionante do garoto.

??????????

Simplesmente amei demais! Eu já havia lido muitas resenhas dele, mas foi muito melhor do que esperava.

Tobias é uma criança sensível e esperta que está começando a crescer e entender como famílias e comunidades funcionam.

Também preciso destacar o amor pela profissão e pelas crianças que tem Gabriela, indo muito além do que era esperado, reconhecendo particularidades e fazendo algo em relação a isso.

Além disso, somos transportados de volta a pandemia, lembrando toda loucura que foi esse período, as paranóias que surgiram em nossos lares, e até o modo que alguns amigos de quatro patas foram tratados durante o pior período do vírus.

Um Estranho Invade Meu Silêncio traz uma escrita extremamente sensível , fluída e reflexiva.

Super recomendo!

ana b 25/03/2023

Um conto super emocionante
Este livro curtinho, mas impactante, nos apresentará a história de dois personagens; uma professora recém formada que trabalha em uma escola para crianças com déficit de aprendizado e um de seus alunos, Tobias.

A partir de uma redação, proposta em meio a pandemia acompanharemos uma parte de sua rotina familiar e como este aluno sente-se isolado e incompreendido por não conseguir se comunicar através da linguagem de sinais.
Achei esse conto super emocionante. Alem de abordar uma temática importantíssima, retrata um momento extremamente delicado pelo qual o mundo todo passou nos últimos anos com extrema sensibilidade e delicadeza. Adorei conhecer o Tobias e sua família, suas dinâmicas os atritos e novas medidas adotadas por todos durante a pandemia.

A única coisa da qual senti falta foi de conhecer um pouco mais os personagens de maneira geral, suas opiniões e histórias. Única crítica que tenho a este livro é que gostaria que fosse um pouco mais longo, assim poderíamos saborear esta história por um pouquinho mais de tempo, entendendo melhor as motivações e pensamentos dos personagens.

A maneira como a autora retrata o ponto de vista desta criança me tocou profundamente, e como educadora me emocionei ao imaginar uma redação como a de Tobias sendo entregue em uma atividade simples que abriu espaço para que uma criança que estava enfrentando dificuldades para comunicar-se pudesse expressar livremente seus pensamentos e anseios.

Uma leitura rápida e agradável de ser feita, que com certeza vale muito a pena ser feita.

Greice Kelly 22/03/2023

Leitura rápida e apaixonante!
? Aqui iremos conhecer Tobias, um menino surdo que durante a Pandemia, vê em um trabalho escolar, através de uma redação proposta pela professora, a chance de "mostrar" um pouco de seu mundo, ao mesmo tempo em que pede a ajuda da professora para conseguir que sua família entendam melhor suas necessidades. ?
? Gabriela, a professora em questão, é recém formada e leciona em uma escola para crianças com déficit de aprendizagem, desde o início do ano letivo, ela acredita que Tobias não está na escola correta , porém não sabe exatamente como fazer para ajudá-lo e esse será seu maior desafio. ?
?? Uma leitura rápida mas que nos traz muitas reflexões, o livro aborda não só a convivência mas também problemas familiares causados pela falta de comunicação e entendimento. ?
?? Através de sua redação, Tobias irá nos mostrar que mesmo vivendo sob o mesmo teto se não houver uma comunicação clara , podemos criar enormes abismos entre nós e queles que convivemos , já que sem comunicação não há entendimento, na verdade, se pararmos para pensar, muitas vezes, mesmo com ela temos dificuldade de entender e ajudar ao próximo, imagina se não houver nenhuma?! ?
?? Confesso que achei Tobias um pouco maduro demais para sua idade, a forma como ele contava sobre seus dias em casa e pontuava algumas coisas no decorrer do que ia nos descrevendo, mas ainda assim a autora soube manter sua essência de criança e torná-lo um personagem fofo e amável , que ama a sua família e tudo que mais deseja é poder se comunicar claramente com eles e com o mundo. ?
?? A autora tem uma escrita fluida e nós traz uma leitura rápida e muito gostosa, eu diria até mesmo necessária, pois nos faz refletir bastante. ?