Só Por um Verão

Só Por um Verão G. B. Baldassari

Resenhas - Só Por um Verão

Tainateixeira92 06/04/2023

Uma leitura que recomendo com muito carinho!!
Esse livro nos brinda com uma história incrível que fala sobre família, amizade verdadeira, amor, superação e amadurecimento. Teve diversos trechos nessa história que me fez rir e refletir profundamente sobre sentimentos. A narrativa, os diálogos me proporcionaram muitos sentimentos, mexendo com as minhas emoções.

A história é muito bem escrito, desenvolvida, a narrativa é leve e fluída, as personagens são bem construídas. Emergi e devorei a leitura, pois sentia como se tivesse vivenciando cada capítulo com as personagens. As autoras apresentam uma história sobre amadurecimento e autoconhecimento, na qual as protagonistas são obrigadas a enfrentar seus medos e inseguranças e, com isso, acaba por descobrir quem ela realmente são, além de compreender melhor a diferença das pessoas, respeitando e demonstrando seus sentimentos.

Let 11/09/2023

Um romance sobre família e laços
Eu me emocionei tanto com essa leitura! As autoras conseguiram equilibrar tão bem o casal principal (Luiza e Sofia) com o tema central: a reaproximação de 4 irmãs depois que a mãe morre. O fato da mãe ser a narradora só deixou o livro ainda melhor! As quatro sendo forçadas a trabalhar no acampamento de verão da família para pegar a herança foi a ambientação perfeita, e todas as quatro protagonistas foram muito bem construídas e desenvolvidas, o que eu acho um feito e tanto, porque consegui me apegar a todas elas, sem
exceção! Mas tem um lugar especial no meu coração pra Helena, a personagem que mais me surpreendeu. É lindo ve-las se reaproximando e amadurecendo, aprendendo a amar o legado da família delas: o acampamento. Mais lindo ainda é o casalzinho principal: um friends to lovers com uma vibe grumpy x sunshine que eu AMO! A sensação que eu tive durante o livro todo é estar num filme de sessão da tarde nostálgico, dando várias risadas e chorando com o final. Sério, virou um novo fav da vida! Leiam!
raqk 26/09/2023minha estante
lê o da Helena agr!!

marytw 25/12/2023

Um verão forçado pela mãezinha querida ?
Cara, o começo de "Só por um Verão" foi muuuito chato, não vou mentir. Tinha umas partes que se arrastavam demaaaaaais, e o romance era tipo migalhas, sabe? O foco mesmo era na reconciliação da família.

No finalzinho, até que deu uma leve melhorada, achei legalzinho. Só que ainda assim, o foco principal continuou sendo a parada da família se acertando.

Este foi um livro que não me agradou como eu esperava, levei muuuuuito tempo pra terminar e me deu uma ressaca literária do caramba.

Bruna 23/11/2022

Só por um verão.. ou muitos mais.
Já tá ficando meio clichê, mas toda vez que eu leio um livro das meninas, eu termino com um "agora esse é o meu preferido", mas, o que eu posso fazer, se as meninas sempre surgem com uma maravilha atrás da outra?

Sério, eu não sei o que dizer de SPUV.. É uma delicadeza sem tamanho, uma energia boa, um abraço apertado, uma vontade de não largar nunca as personagens, sabe? Chorei em vários momentos, só que não foi aquele choro de tristeza, foi um choro de pertencimento, de entender o sentimento, de absorver as sensações.. Não sei explicar, só sei que terminei os últimos capítulos com olhos marejados e um sorriso gigante no rosto.

Obrigada por esse livro, meninas.

@eve 23/04/2024

Amei
Juro pra vocês que eu não dava nadaaa nesse livro pois estou maratonando sáficos, como foco em casais sáficos mesmo e quando soube que não era esse o foco desse livro e acabei desanimando de ler, mesmo sendo das Baldassari. Porém, tenho que dizer que eu fiquei IMPRESSIONADA!!! Elas não fazem NADA ruim cara!
Como disse anteriormente, o foco não é um casal (e muito menos o sáfico, apesar dele ser bem desenvolvido), a história é sobre união, erros e acertos, amor, carinho, construções e desconstruções, cumplicidade e outras coisas que envolvem a família Lancelotti.
Eu me emocionei em vários momentos nesse livro, só o fato dele ser narrado por uma mulher morta muito bem humorada já me tirou altos risos. A construção desse universo foi feita de uma maneira magnífica e eu jamais cansarei de babar na escrita das lésbicas mais fenomenais existentes! Elas não erram NUNCA!! Apenas LEIAMMMM!!
Lais Ramires 23/04/2024minha estante
Leria até a lista de compras das Baldassari

@eve 24/04/2024minha estante
KKKKKKKKKKKKKKK MEU DEUS ME IDENTIFIQUEI LAIS!!! to doida pra assinar aquele negócio literário delas que tem contos mensais

Clara3871 19/01/2023

Um livro que fala sobre aprender a amar a quem está ao seu lado.
Achei o livro muito fofo e tenho algumas coisas para comentar sobre:
gostei bastante da escrita da autora, algumas vezes as personagens me estressavam mas entendo que fazia parte mesmo da trama.
Tirei algumas estrelas somente por ter demorado, o que é uma coisa muito minha mesmo tendo gostado bastante do livro.

chase91 30/04/2023

Livro incrível, leve e com leitura muito fluida. prende desde o início e o romance sáfico, apesar de excasso, é muito fofinho.

Mah 07/07/2023

Que história linda! Já conhecia as personagens por ter lido "De Repente Namoradas" mas agora tenho uma outra visão sobre elas e a formação tão bonita dessa família.
As irmãs Lancellotti perderam a mãe e, além disso, descobriram que para pegar a herança precisam passar o verão trabalhando no Luneta, um acampamento que está na família há um tempo, o legado de seus pais. Essa obrigatoriedade foi a última tentativa de unir essa família que não é mais a mesma.
Apesar de não gostarem da ideia no início, não demora muito para que todas percebam os benefícios que o lugar proporciona. Aos poucos se acostumam com a rotina e dinâmica do acampamento, conhecendo novas pessoas e mais de si mesmas. A parte mais divertida foi acompanhar o relacionamento entre essas irmãs, mesmo elas sendo tão diferentes quando estão juntas é sempre bom, apesar das brigas e discussões, sempre podem contar uma com a outra. O plano funciona, já que esse verão é realmente o que precisam para reatar os laços familiares (e criar novos). No fim todas encontraram o seu caminho e isso é o mais importante.

A escrita é algo que sempre faço questão de elogiar, essas autoras já ganharam completamente o meu coração. Leiam, não vão se arrepender.

reader7 26/05/2024

Melhor leitura do ano
Simplesmente recomendo, uma ótima leitura, nunca tinha visto ninguém falar sobre esse livro então preciso de mais gente falando sobre ele

R4vi 29/10/2023

Amor é um legado!
Mal sei que palavra usar pra esse livro, as autoras arrasam demais. Criaram conflitos pra todas as personagens e resolveram eles, todos são muito cativantes(menos Felipe e Michelle), tem show burn sáfico, crianças sapecas, competições de verão e choro e como chorei!Gritei, fiquei feliz, xinguei, era como se eu estivesse sentada frente a frente com a narradora(que tá morta e achei isso genial) ouvindo sobre as filhas dela.

Que venha "De repente, namoradas"!

Nathy @peculiareslivros 31/03/2023

Fofo
Eu sou apaixonada pela escrita das autoras e posso dizer que esse livro foi realmente bem cativante, mas não me apaixonei tanto quanto os outros delas. Eu acho que estava na expectativa de mais romance, e veio bem mais a relação das irmãs com o luto pela mãe e esse recomeço de suas vidas. O acampamento foi realmente muito gostoso de acompanhar e me divertir, e mal posso esperar para ler o spin-off, da Helena! Ah, o casal desse livro é tão fofo! Elas são uma gracinha juntas, e quero ver aparições no outro volume hihihi

AVitoria 19/08/2023

Amei, amei, amei!
Estou completando apaixonada pela escrita das autoras.
Que livro gostoso de ler!
Me envolvi tanto com a história que não senti as páginas passando.
Como é possível que um livro fale sobre luto e ainda assim seja tão leve?
História boa demais, super recomendo.

Clara3203 25/11/2022

eu to completamente obcecada...??
? Esse é definitivamente o meu livro preferido da gisele e da bruna, não tem como não amar essa perfeição. Só imagina: uma mãe --que já morreu-- narrando a história de quatro filhas que mal convivem tendo que trabalhar no acampamento da família para conseguir a herança totalmente a contra gosto.

? As quatro filhas, Helena, Mila, Lara e Luísa são apaixonantes e cada uma termina ensinando algo pro leitor ao decorrer da história. Além de mostrar como cada uma lidou com o luto da mãe

? Luísa. Minha favorita, sem sobra de dúvidas, a mais nova das irmãs. Ela traz leveza pra absolutamente tudo, me fez ri diversas vezes e o romance e o reencontro dela e da Sofia é tudo pra mim, vibrei muito pelas duas, parecia que sempre tinha alguém pra atrapalhar, mas termina tudo bem no final. Michelle me irritou horrores, muito possessiva com o que não era dela. Fiquei muito feliz de ver a construção de uma rede de apoio entre a Luísa e a Sofia, lindas demais

? Mila. MARAVILHOSA veganinha good vibes, sempre otimista, não esquenta com nada -- a não ser que você se meta com uma de suas irmãs ou queira competir com ela. Provavelmente o maior apoio da família e a que sempre buscava a união de todo mundo. Mostrou que não se tem idade pra curtir e foi adolescente até os 29. O aniversário de 30 dela e o que isso significou foi muito bem construído.

? Helena. Tinha um pé atrás com ela no início, sempre estraga prazeres, mas espirituosa. A evolução de personagens é sempre muito admirada por mim e a dela não ficou atrás. Os dias no acampamento fazem ela levar a vida dela com mais leveza e sair um pouco do universo do trabalho além das duas surpresinhas do final que eu não posso falar muito pra não dar spoiler.

?????Lara. A que eu achei mais batida, sem sal, mas não cheguei a desgostar. Ela aprende a se valorizar durante a estadia no acampamento e acho isso um assunto pouco falado e muito importante. Mãe muito nova, não só dos filhos como entre as irmãs, o que deixa ela meio chata as vezes, mas ela vai aprendendo a desconstruir o "lado mãe" e mostrar o "lado Lara".

? AMEI MUITO, EU IMPLORO, LEIAM! Ri que nem uma retardada e me apaixonei por cada momento no acampamento.

leashy loo 27/11/2022

como sempre, essas duas arrasam
"Porque o amor não se resume a pegar no colo e trocar abraços. Amor é um legado! Legado esse que acredito ter deixado para elas."
Esse livro é simplesmente incrível, juro! Ele é narrado "do além" pela mãe das quatro protagonistas que faleceu no início da história, e só por isso já me prendeu de primeira. Cada uma das irmãs possui uma personalidade única, com traços que fazem o leitor se apegar a todas elas.
Enquanto precisam lidar com a recente perda da mãe, as irmãs são obrigadas a enfrentar fantasmas passados da morte de seu pai no velho acampamento da família, e se lembram da importância da união fraternal. No acampamento, antigos sentimentos voltam à tona, e as protagonistas passam por um processo importantíssimo de autodescoberta e evolução pessoal.
Esse é aquele livro que faz você querer ser parte da história, e aquece o coração! Gisele e Bruna não erram nunca, recomendo muito?