De Olhos Abertos

De Olhos Abertos Manuela Xavier

Resenhas - De olhos abertos

Brunna188 14/08/2024

De olhos abertos
Que livro necessário!! Não só para quem viveu um relacionamento abusivo, mas para todas as mulheres que invariavelmente estão passíveis de viver situações parecidas. Manuela Xavier conseguiu em apenas um livro me fazer chorar, me identificar com ela, perceber meus gatilhos, olhar pra tudo o que vivi e poder entender o que aconteceu de verdade. Ela me ajudou a ficar mais atenta aos sinais e acreditar que uma experiência ruim não me impede de ser feliz. Recomendo a todas as mulheres!

Maria.Farnochi 24/07/2024

Necessário para todas as mulheres
Começo dizendo que esse é leitura obrigatória para todas as mulheres, de todas as idades e sem exceções. Leitura profunda, fácil e difícil, quem viveu situações abusivas e esteve em um relacionamento abusivo, identifica atitudes, situações e circunstâncias, como um ?tapa na cara?. Para mulheres assim como eu, que viveram a realidade de um relacionamento abusivo, a leitura deste livro, trás muitos gatilhos, arranca lágrimas e no final das contas trás paz de espírito, porque você sabe que viveu, sobreviveu e está pronta para ver as coisas e não a adoecer mais em relação assim. Para aquelas mulheres que ainda não viveram, a leitura deste livro serve como alerta e para aquelas que estão vivendo um relacionamento abusivo, a leitura deste livro serve como que para uma espécie de libertação, para abrir horizontes e dar voz. Voz a dor do reconhecimento, voz a dor da liberação e sobre tudo voz para o renascimento, porque toda mulher que passa por um relacionamento abusivo, sem sombra de dúvida depois que ele acaba, nasce de novo. Para todas as mulheres que se depararem com esse livro em algum momento dessa jornada que chamamos de vida, desejo uma boa leitura!

Fabi.Filippo 17/05/2024

Didático
Manuela iniciou o livro com seu relato sobre um antigo relacionamento abusivo , no qual sofreu violência psicológica.
E a partir disso trouxe muitos pontos para reflexão tais como a cultura do patriarcado e o quanto isso impacta a vida das mulheres.
Esse é um tema denso , com várias camadas mas a escrita da Manuela é bem fluida e de fácil assimilação e entendimento.
Gostei bastante e indico para quem quer pensar fora da caixinha na qual nos colocaram.

Thárin 12/05/2024

Didático!!!
Vou defender esse livro como leitura obrigatória ainda no ensino fundamental! Que leitura necessária, infelizmente?

Manuela passeia pela socialização masculina e feminina, trazendo a psicanálise para ajudar a compreender como se dão as dinâmicas de relações abusivas, que quase sempre têm início na violência psicológica.

Também encontramos uma classificação muito útil de perfis de homens problemáticos que devemos evitar, e um guia do que fazer pra se recuperar desse tipo de relação. Leia, dê de presente, distribua, espalhe a palavra da emancipação feminina!

Carla.Parreira 19/04/2024

De olhos abertos: Uma história não contada sobre relacionamento abusivo (Manuela Xavier). Melhores trechos: "...Numa relação abusiva, a crescente da violência vai se dando de modo que, quando percebemos, tudo já escalonou muito rápido, e vamos perdendo a noção dos absurdos porque eles se naturalizam. Hoje eu conto a minha história tendo certeza de que desde o princípio havia uma manipulação que me deixava presa a ele baseada no sentimento de culpa, dívida e inadequação, mas levei muito tempo para perceber isso, para entender que nunca foi culpa minha e que, não importava o que eu fizesse, eu sempre seria culpada. Ele precisava de um culpado que justificasse a sua posição de injustiçado. Depois de alguns anos, eu entendi que o que se passava naquela relação era um jogo sádico. Ele tinha prazer em me machucar porque naquele sadismo perverso havia um certo equilíbrio de forças no qual ele mantinha a verticalização hierárquica daquela relação: eu estava submetida a ele... O casamento é a marca institucional da mulher como propriedade privada do homem, uma vez que, assim como um bem, ela carrega o sobrenome de seu proprietário. Ter conhecimento de que abuso não é amor empodera as mulheres. E quantas mulheres estariam vivas hoje se nós, como sociedade, educássemos os meninos fora da masculinidade tóxica e violenta? Se nós, mulheres, aprendemos a existir entendendo que nosso sucesso na vida se resumiria ao casamento e aos filhos e que, portanto, o nosso objetivo de vida seria ser escolhida por um homem e elevada por ele à dignidade da posição de sua esposa, direcionamos desde cedo todos os nossos esforços em direção a essa meta. Deixamos de descobrir quais são as coisas de que gostamos e passamos a nos perguntar se os meninos vão gostar de nós se nos comportarmos de um jeito ou de outro; deixamos de direcionar nossa capacidade produtiva e criativa para os nossos sonhos e projetos e passamos a destinar uma vida a aprender técnicas sexuais e culinárias para conquistar um homem ou a fazer cursos para salvar o casamento... Além de todo esse contexto que aproxima amor e violência, ainda é necessário discorrer sobre o amor de uma perspectiva crítica, uma vez que na sociedade moderna o amor tem função civilizatória e segregante... Esse monopólio das experiências de afeto a partir da matriz heteronormativa interessa e serve ao patriarcado, pois mantém as mulheres numa ameaça constante da solidão. Nesse caso, a tese do 'antes só do que mal acompanhada' se transforma em seu avesso: antes mal acompanhada do que só. É essa a justificativa que encontramos em muitas mulheres que vivem uma relação fracassada: o medo de ficarem sozinhas e aí sim serem lidas como fracassadas, ou a crença de que todo homem é problemático, então é melhor ficar com aquele que não é tão ruim assim. Há uma extensa e complexa rede que mantém mulheres em relações abusivas, e ela aglutina dependência emocional, psicológica e financeira. Não é possível falar de violência contra a mulher sem falar de sua origem e seu território: a socialização feminina e o campo dos relacionamentos amorosos. Não há uma mulher sequer que nunca viveu, não vive ou não viverá uma relação abusiva. Muitas não saberão identificar que estão em uma; outras sentirão em cada célula do corpo a falta de nutrição afetiva, o peso da violência simbólica e social, mas não saberão nomear como abuso a violência que sofrem, porque ela não é física... As mulheres são usadas como veículos e fantoches na dinâmica da opressão: não fomos nós que inventamos a violência, a obediência ou os padrões de beleza, mas nos convencemos de que eles são óbvios e inerentes ao que significaria 'ser mulher'. Se estamos sem maquiagem, dizem que estamos desleixadas e com aparência de doentes; se estamos maquiadas, dizem que estamos vulgares ou muito exageradas. Há uma quantidade exata de maquiagem que garante um aspecto artificial da feminilidade mantendo o esforço necessário em sua produção e que nos é vendida como algo naturalizado. E assim confundimos artificialidade com naturalidade, assim como confundimos amor com abuso. As mulheres colocam próteses de silicone que prometem um efeito natural, fazem tatuagem nos lábios e nos fios das sobrancelhas buscando uma maquiagem que cubra a pele a fim de manter um aspecto natural. Que natural é esse que não prevê flacidez, manchas, marcas, estrias e falhas? Tudo isso é natural, mas a produção do ideal de beleza colocou tudo que é inato como falha, erro e desleixo e nos entregou o artificial como o real. E assim passamos a odiar a nossa aparência natural e a perseguir o que é vendido como natural (diferente do nosso) e belo... As meninas são estimuladas a brincar de boneca não apenas para desenvolver as capacidades de maternagem que implantarão nelas o que virá a ser a maternidade compulsória, mas para aprender a tratar a si mesmas como tratam as bonecas: um pedaço de plástico inerte que alguém troca de roupa, muda o cabelo e coloca para brincar de casinha. Vamos aprendendo que seguir uma rotina de bonecas humanas, deixando em segundo plano a própria humanidade e autonomia, nos premiará com o amor e a admiração do outro, sobretudo de um homem, uma vez que crescemos com as histórias das princesas que são salvas pelos príncipes e assistimos a romances em que mulheres vivem seu ápice no pedido de casamento e encontram plena satisfação no matrimônio — enquanto os homens se satisfazem com o acúmulo de patrimônio. Passamos uma vida inteira aprendendo o que os homens gostam e o que os homens não gostam, e é isso que modula o nosso comportamento. Homem não gosta de mulher que fala palavrão, homem gosta de mulher bem feminina. Não gosta de mulher de cabelo curto nem de mulher fácil. Homem não gosta de mulher gorda, nem de mulher muito independente, a quem ele lê como agressiva e autoritária... Se duas crianças brincam num parquinho, um menino e uma menina, e ele está com roupas confortáveis e sem o compromisso de manter uma imagem perfeita e inabalável, e ela, por sua vez, precisa arrumar o vestido, ajeitar o cabelo e sentar-se como uma mocinha, não é difícil saber quem vai se divertir mais. Nessa cena, sabemos também quem vai naturalizar mais as quedas e os tombos como parte da brincadeira, afinal de contas pode sujar a roupa e ficar com as pernas machucadas que não será um problema. É diferente das meninas, que não podem se arranhar para não ficarem com as pernas manchadas, e não podem sujar o vestido bonito que a mãe comprou para a princesinha... O homem solteiro é um bon-vivant; a mulher é encalhada. A cena do casamento representa um homem vencido, derrotado com a típica frase game over; enquanto a mulher aparece reluzente e feliz, como se tivesse conquistado o maior objetivo de sua vida... Os furos nas orelhas nos ensinaram a mutilar o corpo em nome da beleza; a cartilha da feminilidade nos ensinou a engolir os incômodos e desconfortos para sermos agradáveis e boazinhas; as brincadeiras de panelinhas e casinha nos ensinaram a cuidar com primor de uma casa; as brincadeiras de boneca nos ensinaram a treinar a maternidade; e as revistas femininas nos ensinaram a enlouquecer um homem na cama: nos tornamos esposas perfeitas! Belas, recatadas e do lar: esse é o objetivo-fim da performance de feminilidade, e assim a juventude e a força de trabalho da mulher são destinadas à manutenção do poderio masculino... Diferente do macho escroto ou do esquerdomacho que costumam se relacionar com mulheres que eles julgam inferiores, seja intelectual ou socioeconomicamente, o boy probleminha só se envolve com mulheres que ele julga superiores: bem-sucedidas, inteligentes, aparentemente seguras de si. Essa escolha se dá porque o boy probleminha precisa se ancorar afetivamente e até mesmo financeiramente na companheira, colocando-a no lugar de uma mãe compreensiva e condescendente... Dentro da perspectiva de amor romântico, vamos fazendo malabarismos a fim de sustentar a promessa do amor a qualquer custo, e disso vem a lógica de que amar é fazer sacrifício e que o amor tudo suporta. Ou seja, eu amo o outro pelo que vejo de mim mesma no outro, mas, se aparece algo que não é o que eu reconheço, que eu não espero ou não desejo, é preciso suprimir, recalcar ou mesmo suportar, em nome da relação. E assim a relação vai se tornando uma entidade maior do que as pessoas e os sentimentos entre elas. Portanto, o amor romântico engendra uma lógica de ameaça: se o outro tem um interesse diferente do meu, ele não me ama; se o outro não gosta das mesmas coisas que eu gosto, ele não gosta de mim. E é assim que as pessoas confundem amor com semelhança, que é uma forma narcisista de operar, na qual se ama a si mesmo... Se para sermos amados é necessário abrir mão do que somos, não é amor, é coação; se para amarmos o outro ele precisa deixar de ser o que é ou ser apenas parcialmente, ou sob condições, aquilo que é, não é amor, é violência... Um relacionamento saudável não significa que todas as partes ficarão felizes e satisfeitas; também não significa que não haverá desencontros, ruídos ou desapontamentos. Um relacionamento saudável é constituído por pessoas bem-resolvidas consigo mesmas, que têm uma vida individual bem delimitada, trabalhada na terapia, independentes financeira e emocionalmente. Pessoas que não buscam a completude numa relação porque já se entendem como indivíduos em paz com suas falhas e ausências estruturais que nada nem ninguém dará conta de obturar. Quando essas pessoas se encontram e o amor surge como um bálsamo que lhes desperta a vontade de ficar mais um pouco, de compartilhar a vida e caminhar juntas, uma relação se torna uma consequência desse encontro potente. São pessoas que estão comprometidas com viver o sentimento que lhes atravessa, não nutrindo qualquer expectativa de algo que dure para sempre ou que as leve para o altar, justamente porque não fetichizam o amor como item de consumo que lhes dará status... É possível que uma relação tóxica evolua para uma relação abusiva, mas em geral acaba explodindo e rompendo rapidamente... As mulheres podem ser tóxicas ou abusivas quando incorporam uma posição que é fruto da masculinidade: o poder..."

Jéss 04/04/2024

Um livro que toda mulher deveria ler. Insights importantes sobre diversas questões patriarcais que muitas vezes nem nos damos conta

Mayara.Gastino 15/03/2024

Olhos abertos
Livro bastante esclarecedor para abrir os olhos de como nos relacionamos e assim aprendermos a identificar relações que mais desgastam do que engrandecem.

Fernanda 18/01/2024

Esteja atenta
De Olhos abertos deveria ser uma manual, de utilidade pública para todas as mulheres. Manuela descreve cada tipo de violência, cada tipo de homem e suas características. Sem sombra de dúvidas, fica como um manual para identificarmos aquele homem e conseguir dar nome ao tipo de relacionamento abusivo. Alem disso, só reforça que aquela voz dentro de nós, nos dizendo o que fazer e como fazer se chama intuição e que precisamos sim ouvi-la e seguir suas orientações, assim conseguimos nos livrar de situações as quais estaríamos em risco ou investindo sentimento em alguém que não é mútuo.

Gallotti Kenicke 12/01/2024

Gostei
Fiquei relutante pra ler esse livro por muito tempo, mas no final gostei, gostei como ela observa atitudes de diferentes personalidades masculinas e as categoriza. Não acredito 100% fielmente em tudo o que coloca mas achei interessante.

Dandara 07/01/2024

De olhos bem abertos
Manuela Xavier é uma psicanalista lacaniana feminista que viveu um relacionamento abusivo dentro desse cenário, nos mostrando que todas nós estamos suscetíveis a isso. Com esse livro, escrito tendo como pano de fundo "Mulheres que correm com lobos", Manuela compartilha suas dores e ensinamentos, mostrando que juntas somos mais fortes. E apenas a partir do estudo e da união conseguiremos alterar o sistema patriarcal ao qual estamos inseridas.

Paulinha 10/12/2023

Perfeito
Como é bom ler um livro de alguém que pensa como a gente, fez as mesmas leituras porém tem mais repertório.
Amei a leitura e sinceridade queria poder dar de presente a todas as mulheres.
Para quem já passou por um relacionamento abusivo pode ser a cura ou o caminho para isso
Para quem nunca passou, é um alerta, um abrir se olhos.
Para quem está em um relacionamento abusivo pode ser a força propulsora Para sair.
Enfim, leiam.

Elieli.Figueiro 03/11/2023

Livro necessário! Pfvr, leiam mulheres
Esta importante obra, de uma renomada psicologa brasileira, trata de relacionamentos abusivos, falando sobre a experiência da autora ao se deparar com esta realidade em sua vida, mesmo sendo uma mulher independente e incrivelmente bem sucedida. Manuela Xavier, traz noções para "sobrevivermos" e\ou "desviarmos" da violência subjetiva de nossa sociedade. Redigindo de uma forma direta e livre de tabus, a autora expõe temas como a sexualidade, o machismo, perfis psicológicos, violências, direitos e sexo. É um livro libertador, que nos indica "o caminho dos ossos".

Laura 31/10/2023

é realmente um abrir os olhos
Venho investindo em leituras que possam mostrar o lugar de onde as mulheres vieram e consequentemente poderão seguir, de acordo com vários aspectos sociais. a marcela é realmente foda, a forma como ela trabalha com a psicanálise e como parece tão racional tudo que ela coloca no livro. fico muito feliz de terminá-lo prestes a fazer aniversário. é como se eu tivesse me preparando pra minha nova versão, mais atenta, mais ansiosa pra saber mais sobre nós, sobre as relações e sobre como estamos submetidas a tantas coisas que não necessariamente são deveres nossos ou dos nossos instintos. todo mundo deveria ler esse livro, inclusive vocês, homens ? obrigada por tudo, marcela xavier! amo o conteúdo dessa mulher, ok?

já disse que recomendo MUITO a leitura? rs

Alê 14/10/2023

?Amor não machuca, não constrange, não controla, não limita?
O início do livro me pareceu como se estivesse conversando com uma amiga. O livro ressoa, e vi várias pessoas que eu conheço nas descrições tão certeiras. A linguagem e o jeito que a autora falam são super didáticos.
Ela usa bastante ?performar? e ?performance?, que eu achei estranho de início, mas fui entendendo ao longo das páginas o porquê desses termos.
Aprendi bastante coisa!! Tanto vocabulário, quanto nomear algumas coisas, e coisas que são crime que eu nem sabia! Achei muito didático, uma leitura não fácil pelo tema e assuntos mas que flui muito bem.