A Escuridão de Kyoshi

Resenhas - A ESCURIDÃO DE KYOSHI

Sarah.Peralta 21/02/2023

A ESCURIDÃO DE KYOSHI
QUE LIVRO BOM!!!
A história é muito boa. Gostei de como veio coisas do livro 1 acresentando coisas na história atual e deixando assuntos mais claros e mais detalhados neste livro.

Amei a evolução de todos os personagens, mesmo de forma "ruim". Dá pra ver uma enorme diferença entre a Kyoshi do livro 1 e deste, cada uma tinha um pensamento e um nível de maturidade e poder.

Acho que não consigo botar em palavras o como amei esse livro. Muito bom, leiam e não vão se arrepender nem um pouco.

Gruguette 14/02/2023

Espiritualidade do Avatar
Nessa sequência conhecemos uma Kyoshi bem mais ?madura? e destemida. A avatar da terra se tornou uma máquina de luta contra opressão e corrupção. Ela vem caçando incessantemente os criminosos das mais variadas formas possíveis.

Nesse volume vemos o desenrolar de sua habilidade espiritual enquanto avatar e o acesso aos conhecimentos das vidas passadas. Rangi volta para aquecer nossos corações e dar mais certezas - ou não - sobre sua relação.

A nação do fogo floreia diante dos nossos olhos e descobrimos essa terra cheia de trejeitos e rituais específicos que tem muito orgulho em suas tradições.

Recomendo muito esse volume!

Gabriel.Apolonio 03/02/2023

Altos e baixos
Infelizmente, esse segundo volume da história de Kyoshi não foi tão bom quanto o primeiro, mas está longe de ser ruim.
O que mais me incomodou foi a escassez de cenas de ação, quase não existe ação. Ele é totalmente focado em política e conflitos de poder, o que era muito bom e interessante no começo, só que depois de um tempo ficou cansativo, e a falta de cenas de ação não ajudava. Mas em uma parte também foi interessante ?, pois explicou muitas coisas sobre a cultura da Nação do Fogo, onde a maior parte do livro se passa, e lá as informações que Kyoshi vai aprendendo sobre os clãs, sobre o Avatar da Nação do Fogo (Szeto) e também sobre outras coisas foram muito boas e expandiram mais esse mundo.
E falando em vidas passadas do Avatar, aqui nesse livro descobrimos muito mais sobre a vida de Kuruk. A relação de Kyoshi com seu antepassado é meio como a de irmãos, algo que achei legal.
Quanto ao vilão dessa história, gostei bastante. Mas o embate que ocorre no final contra ele foi grandioso demais e teve algumas frases de efeito cafonas, o que acabou destoando do ritmo mantido anteriormente. Parecia que F.C. Yee queria colocar uma luta grandiosa nesse último livro para compensar a escassez das cenas de ação e também para fechar com chave de ouro, mas infelizmente acabou ficando meio desnecessário. O vilão era forte, mas não a ponto daquele confronto contra ele. Se o embate tivesse sido mais contido, como estava acontecendo no início entre ele e Kyoshi, teria sido mais interessante e funcionado melhor.
Mas apesar desses pontos que não gostei, o livro está longe de ser ruim. No geral, ele é bom.

Ariel.Calil 26/01/2023

Carrega mais tensão que o primeiro, apesar de ambos terem uma carga psicológica grande. Muito envolvente, reflexivo e revelador.

Artur.Navarro 18/01/2023

Quero mais
A história continua empolgante. Muito diferente de Aang e Koura, Kioshy tem muito mais emoção e suas decisões são muito mais duras para o mundo e para ela mesma.

AventureiroLiterário 12/01/2023

Uma demonstração do potencial de Avatar como crossmídia!
O segundo livro da duologia de Kyoshi continua praticamente de onde o primeiro terminou e entrega outro resultado magistral!
Se no final do livro 1 temos aquela reviravolta sombria, agora no livro 2 só vamos descendo cada vez mais e o título cai como uma luva. Sem dúvida, esse é o momento mais sombrio na vida de Kyoshi.

A boa dose de humor do primeiro livro e que remete ao tom das séries animadas, abre espaço aqui para uma carga muito mais dramática. O desenvolvimento da Avatar como personagem foi incrível e totalmente condizente com o que conhecemos dela através da Lenda de Aang.

Os temas centrais ainda estão presentes aqui: temos uma "Equipe Avatar" e muitos jogos políticos envolvidos na trama, que se entrelaçam a grande ameaça final.

A conclusão é satisfatória e prova que Avatar pode ir muito além das duas séries animadas e ter essas representações mais maduras de forma condizente com o legado que deixou para seus inúmeros fãs.

E que venha ainda muito mais conteúdo desse universo ao longo dos anos!

Irlla 02/01/2023

Uma aventura na Nação do Fogo e uma boa conclusão
O livro "A escuridão de Kyoshi"( titulo original: the shadow of Kyoshi) lançado pela editora Planeta do Brasil em 2022, escrito por F.C.Yee com o cocriador Michael Dantes Dimartino de Avatar a lenda de Aang. Teve a tradução pela Paloma Blanca Alves Barbieri. O livro é dividido em 29 capítulos e se passa antes da lenda de Aang e a de Korra e depois dos acontecimentos do livro "A ascensão de Kyoshi".
Kyoshi é oficialmente declarado como Avatar e começa a agir no Reino da Terra, mas recebe uma carta do senhor do fogo para ir falar com ele e aproveitar o festival que até o momento não atrai Kyoshi, ela ignora convites para revolver problemas de diplomacia. No entanto, tem uma informação a mais que faz ela aceitar o convite, a diretora e a tenente Rangi voltou para sua nação. Em sua visita a nação do fogo, ela reencontra a sua amada e a diretora, mas novos problemas e revelações vão surgir.
O livro trouxe uma dinâmica mais linear em comparação ao primeiro que pode estranhar um pouco, mas a leitura ainda é fluida e gostosa de ler( Li em 3 dias). Foi interessante acompanhar a nova turma, entender como funciona a nação do fogo e ver o relacionamento da Hei ah e Rangi. Nele também é respondido o que aconteceu com Yun e quem era realmente Kuruk. A batalha final foi épica e houve uma retomada que dar uma nostalgia do primeiro livro.
A obra continua trazendo muita aventura. O que faltou foi um fechamento melhor para o pouco de romance que contém.
Recomendo para o público mais jovens e jovens adultos que já tenham uma noção de como funciona o universo de Avatar e que tenham lido o livro "A ascensão de Kyoshi".