Ao paraíso

Ao paraíso Hanya Yanagihara

Resenhas - Ao paraíso

Victoria942 04/04/2024

Uma história que não precisa de desfecho
Para começar, eu me interessei pela Hanya após o sucesso de ?Uma vida pequena?, que ainda não li. Após ler a sinopse de ?Ao paraíso? decidi começar por este e tive uma grata surpresa. Falar dessa leitura é prazeiroso e ao mesmo tempo desafiador, porque ela nos convida a entender que as ligações que somos tentados a fazer entre as histórias simplesmente não existem. Senti a angústia dos personagens de cada um dos livros e me senti aliviada ao não saber o desfecho, diferente de muitas resenhas que li que acharam isso terrível. O meu livro preferido foi o segundo, mas todos me causaram um sentimento muito parecido, um amor profundo, uma expectativa, uma dúvida, um sonho. Leria outros mil livros da Hanya.

Dyyego 27/03/2024

Ao paraíso
Simplimesnte incrível. O modo como a autora consegue escrever três histórias diferentes, mas que te mantém concentrado e com vontade de ler cada vez mais é incrível. O gosto de quero mais no final de cada um dos livros é surpreendente e sempre acaba deixando a dúvida de se os personagens chegaram ao paraíso.

bmateus08 13/02/2024

Me envolvi bastante na primeira história. Por isso, somado ao fato de não ter lido a sinopse e não saber que haveria histórias diferentes, não consegui me conectar e gostar tanto da segunda história. Queria ter visto mais da primeira. Já a terceira, apesar de alguns momentos entediantes no início, voltou a prender a minha atenção no livro. Sobre a escrita: é muito bonita e fluida, e foi a responsável por eu não ter desistido da leitura na segunda história.

fabricio :) 12/01/2024

Até que ponto somos capazes de ir em busca de um paraíso?
?De que vale a vida se não pudéssemos ter a chance, por menor que fosse, de sentir que ela de fato nos pertence, que cabe a nós construí-la ou destruí-la, que somente nós mesmos podemos moldá-la como barro ou quebrá-la como louça??

?paraíso? é um termo muito amplo para todos nós e somos sete bilhões de mentes no mundo e querer que todo mundo acredite na mesma coisa é loucura, mas mesmo assim buscamos e acreditamos naquilo que nos convém que pode ser desde algo simples, como algo religioso ou até mesmo complexo.
a Hanya consegue de uma forma magnífica criar três histórias incríveis com três diferentes personagens que só tem um único objetivo: descobrir e desfrutar de seu próprio paraíso.
ao longo dessas três diferentes tramas você é submerso em um mundo tão único e atrelado a isso, cada personagem se mostra tão singular pela excelente escrita e dom pelo qual a Hanya consegue desenvolver e elaborar personagens tão complexos mas que a cada parágrafo conseguimos nos compadecer e muita das vezes até se identificar (na medida do possível) com o que é proposto ao decorrer de cada história.

definitivamente não é um livro para todo mundo, por ter finais em aberto, poucos diálogos e ser extremamente descritivo mas as reflexões propostas, os sentimentos postos e a escrita compensa por tudo isso.

(pra mim a primeira e a terceira história foram as melhores, a segunda não gostei tanto assim (por conta do enredo), por isso da nota :)

Nilsonln 15/11/2023

Haja emocional!
Antes de mais nada quero dizer que achei este livro excelente! Posto isto, digo que "Ao paraíso" tem uma história densa, complexa, triste, polêmica e absolutamente envolvente. Porém, a leitura deste livro exige muito do emocional do leitor. É muito sofrimento por páginas lidas! Mas achei coerente, dado a situação aflitiva enfrentada pela maior parte dos personagens. Também é necessário um esforço extra de foco durante a leitura, pois a história é quase toda construída com narrativas, com poucos diálogos, além de ser não linear. Então é preciso ter muita atenção para não se perder na história. E o final!? Mais não direi para não estragar a experiência de quem ainda não leu.

Gostei da leitura? AMEI
Valeu o tempo dispendido? SIM
Quero ler mais da autora? SIM
Recomendo a leitura? SIM

Li também da autora Hanya Yanagihara e recomendo: "Uma vida pequena".

Marcelo217 23/10/2023

Em busca(s) do(s) Paraíso(s)
Assim que me dei conta que tinham traduzido mais um livro da Hanya Yanagihara eu automaticamente parei tudo e comecei imediatamente a leitura. Sem ao menos ler a sinopse e com as expectativas lá na estratosfera, confesso que o livro me deixou a desejar não só pelo anseio de ter algo semelhante ao que li em "Uma Vida Pequena" (que não aconteceu), mas também por uma tentativa megalomaníaca da autora em escrever várias histórias interligadas entre si.

O livro se divide majoritariamente em três histórias de séculos diferentes e com personagens que buscam de alguma forma o paraíso. Apesar de distintas, a autora consegue interligar essas histórias com as personagens tanto pela linhagem quanto pela repetição de nomes e sobrenomes. O que parece uma boa ideia se tornou, conforme eu fazia a leitura, em uma confusão na minha cabeça. Fiz, inclusive, mil teorias mirabolantes pra justificar a autora fazer isso e no final deve ter sido apenas uma alusão à hereditariedade das personagens.

É possível ver uma relação bem sutil entre as três histórias, porém ao meu ver, as duas primeiras se tornam completamente dispensáveis após ler a terceira parte. A distopia pandêmica é a que trouxe mais apelo à leitura em si e foi a que mais me prendeu. A complexidade das histórias são bem peculiares assim como o seus desenvolvimentos. E, apesar de bem escritas, apenas as duas primeiras têm um desenvolvimento contraintuitivo ou surpreendente.

Quanto aos pontos reflexivos, a autora traz novamente transtornos e abusos psicológicos com as personagens protagonistas. Ela também insere a homossexualidade de forma naturalizada em todos os núcleos narrativos. Mas o dilema entre abandonar a família em busca de um objetivo é a força motriz de todo o livro, onde a autora aborda escolhas em diversos momentos e as implicações que elas causam quando muitas vezes para atingir a suposta felicidade é preciso sair de sua zona de conforto.

A morte também é um ponto em comum entre as narrativas. Essa condição inevitável serve de pano de fundo para as personagens seguirem em frente. E em todas as situações, ela dá profundidade às histórias tornando assim a leitura uma experiência diferente em cada momento.

Em uma perspectiva mais voltada para a autora, é perceptível que o livro além de fantasiar sobre certos pontos históricos (colonização estadounidense, cultura social havaiana e os períodos pandêmicos) especulam sobre o comportamento no passado e no futuro nas situações propostas no livro. Ao fim do livro, a questão havaiana, mesmo sendo pertinente nos pontos de preservação e valorização, perdem o apelo conforme outras problemáticas tomam o protagonismo no geral.

"Ao paraíso" é um livro ousado, interessante se olhado em seu coletivo, mas ao meu ver ficaria melhor se os esforços da autora focassem apenas nas pandemias do século XXI. Em alguns pontos (principalmente na segunda parte) a monotonia quase ameaçou o desenvolvimento do livro. A escrita maravilhosa e a forma de conduzir a história dentro das relações interpessoais das personagens evidenciam a versatilidade de Hanya Yanagihara na ficção. Mesmo sem finais surpreendentes e personagens marcantes, os significados subentendidos e as críticas sociais da autora fazem do livro uma leitura válida e comovente.

Ro Tonks 03/09/2023

A Sinopse fez falta?
O maior problema desse livro foi a expectativa. Conhecia a autora por meio do primeiro livro lançado no Brasil - eu amei. Quando vi o novo lançamento, corri para comprar e, sem ler qualquer sinopse, embarquei na leitura. Naveguei pelas páginas ansiosa pela história e feliz por estar de volta na escrita tão poética e com técnicas tão perfeitas iguais as dessa autora. Mas, por não ter lido a sinopse, quando cheguei a Parte II, me senti perdida. Demorei horrores para conseguir entender onde estava ? quem eram esses personagens? ? já no fim da segunda história que entendi a proposta. Uma perda para a história e para a leitora.
Hanya continua escrevendo maravilhosamente bem, eu continuarei a ler seus livros, apesar de não ter mergulhado tão profundamente nas histórias dois e três, o livro e suas reflexões são importantes fragmentos dos sentimentos tão humanos, tão nós!

Rildery 27/07/2023

A eterna busca ao paraíso
Esse romance da autora do meu livro favorito "Uma Vida Pequena", pode facilmente ser dividido em três história diferentes. Na verdade ele já é dividido em três partes mas é vendido como um romance.
Na primeira história somos introduzidos a um estados unidos utópico onde as relações homoafetivas são comuns entre membros da alta sociedade da época. O protagonista está em um processo de casamento arranjado enquanto se apaixona por um outro homem. A segunda história acompanha um casal gay com uma grande diferença de idade entre eles. Esse casal acompanha a despedida de alguns amigos vítimas da AIDS. A terceira história (a maior), acompanha uma assistente de laboratório e seu avô em meio de um mundo cheio de pandemias.
Dentre as três histórias, a que eu mais amei foi a segunda, mas eu detestei a segunda parte dessa segunda história. A terceira foi a mais desenvolvida. A primeira foi a que teve o final mais aberto, deixando margem de interpretação para o leitor.
Na verdade todas as três histórias tem um final aberto, mas a terceira deixa meio que subtendida.

Sobre a minha leitura, considero boa em sua grande parte, mas fique bastante decepcionado pois fui com muita expectativa baseada na minha experiência com uma vida pequena. Acho que não deveria ter me prendido a esse conceito apresentado anteriormente pela autora. No entanto, considero uma leitura muito boa.
A escrita da autora me deixa sem palavras. Ela é a maior, não tem jeito.
Recomendo que o leitor não vá com sede ao pote esperando algo parecido com Uma vida pequena. Talvez assim a experiência seja de um livro cinco estrelas favoritado.

honey 24/07/2023

Não chega aos pés de "uma vida pequena". tem momentos que os enredos ficaram meio chatos, os finais abertos tbm me incomodaram MUITO. claro que existem partes incríveis e até marquei bastante coisa, mas num geral assim eu sinto que tudo poderia ter sido melhor desenvolvido

Tereza 18/07/2023

Depois de Uma Vida Pequena, essa autora me ganhou?
Após ler o aclamado ?Uma Vida Pequena? e ter um hiperfoco alucinado por tudo relacionado a esse livro e inclusive a prosa da autora, eu decidi ler ?Ao Paraiso?.

E enquanto ?Uma vida Pequena? é sobre found families e como seus amigos se tornam a sua família, ?Ao Paraiso? fala sobre a família que deixamos pra trás ao seguirmos nosso futuro de forma individual, fala sobre a dor e incerteza que dar deixar a casa da nossa infância.

O livro na verdade são 3 livros, são 3 histórias que tem características que conectam cada uma, a Hanya usa os mesmo nomes para personagens completamente diferentes e sempre a história está em volta do endereço 13, Washington Square North.

A última historia do livro é a minha favorita,
a Hanya explica todo esse futuro com uma pegada sci-fi detalhadamente, fala sobre como a neta de um ciêntista renomado tenta viver sem ele em meio ao caos que o mundo se tornou após tantas doenças aparecerem.

A prosa da Hanya nunca erra e portanto a leitura foi muito boa, mas o fato de serem 3 livros e todos terminarem num cliffhanger e começar outro me trouxe um cansaço, eu queria saber mais do outro livro e por isso eu levei 5 meses pra terminar todas a histórias, porque eu precisei de uma pausa pra começar cada história.

Ele é muito mais leve que uma ?Uma Vida Pequena? e não tem cenas de violência tão gráficas como nos outros títulos da autora, então se você é curioso pela forma de escrita da Hanya mas não tem coragem de ler as outras publicações dela por terem conteúdos sensíveis bem gráficos, ?Ao Paraiso? é o ideal.

E caso você veio por ?Uma vida Pequena?, só se joga aí!

Maicon 16/06/2023

Sim, ela voltou: aquela que é a mais temida!
Pra mim, resenhar no skoob é 8 ou 80: ou a leitura foi muito ruim ou foi muito boa. E "Ao Paraíso" não é apenas muito bom; virou o meu favorito da Hanya até o momento. Sim, ultrapassou "Uma Vida Pequena".

Que essa mulher escreve excelentemente bem (perdão pelo pleonasmo) é inegável. Na minha opinião, há um teor existencialista na forma que ela narra que te induz a reflexões profundas sobre ti mesmo e eu amo esse "aspecto psicológico" (se assim posso chamar) com o qual alguns autores escrevem. Fora toda a maestria em conduzir três histórias completamente distintas utilizando diferentes tipos de narradores e modulações de capítulos. Isso pra mim foi maestria pura, ainda mais considerando a minha aversão pessoal a narrações em primeira pessoa.

É um livro que apresenta uma grande carga dramática, mas faz isso de uma maneira muito sutil se comparado a "Uma Vida Pequena", por exemplo. Todas as metáforas que a Hanya utiliza e todos os temas que ela aborda me fazem praticamente sentir o que os personagens sentem, só que sem o exagero do livro anterior (esse exagero não é um demérito de "Uma Vida Pequena", mas não entrar em prantos o tempo todo durante essa segunda experiência de leitura foi bem tranquilizador).

Outra coisa magnífica desse livro é a forma que a Hanya subverte alguns valores (como a abordagem à homossexualidade no século XIX, onde ela cria um universo de aceitação por parte da sociedade; mas no futuro, quando se espera uma visão mais progressista (ainda) da questão, essa aceitação entra em ruína por conta das circunstâncias do momento ? a pandemia). Enfim, é uma obra-prima. Eu quase dei 4,5 de nota, mas o último capítulo, especificamente, me fez virar a chave e cravar as 5 estrelas.

Ainda que demore, eu já aguardo ansiosamente pelo próximo livro. Hanya Yanagihara se transformou em uma das minhas autoras favoritas da vida. Repetindo aquilo que disse ao meu amigo, tenho certeza de quê, enquanto essa mulher viver pra sentir o cheiro de mijo das ruas de NY, ver ratos e cruzar com gays, ela vai ter inspiração pra escrever mais livros, assim como eu vou ter inspiração pra lê-los.

lelecanales 27/04/2023

Sinopse: Um jovem herdeiro de uma família renomada resiste ao noivado com o pretendente escolhido por seu avô, após cair nas graças de um charmoso professor de música com parcos recursos. Em uma Manhattan de 1993, assolada pela epidemia de aids, um jovem havaiano vive com seu companheiro muito mais velho e endinheirado, escondendo sua infância conturbada e a história de seu pai. E, em 2093, num mundo devastado por pandemias e sob um governo autoritário, a neta traumatizada de um cientista poderoso tenta viver sem ele ? e solucionar o mistério dos sumiços do marido.
Essas três seções se combinam em uma sinfonia fascinante e engenhosa à medida que temas recorrentes se aprofundam e se relacionam: uma casa em Washington Square Park em Greenwich Village; doenças e tratamentos com custos enormes; riqueza e miséria; a oposição entre fracos e fortes; raça; a definição de família e de nação; os perigos da justiça dos poderosos e dos revolucionários; o desejo de encontrar um paraíso terreno e a percepção gradual de que algo do tipo é impossível. O que une tanto os personagens como esses diferentes Estados Unidos é o ajuste de contas com aquilo que nos torna humanos: o medo, o amor, a vergonha, a falta e a solidão.
Ao paraíso é um exemplo formidável de técnica literária, mas acima de tudo é um romance genial na forma como aborda as emoções. Sua grande força resulta da percepção de Yanagihara sobre o desejo angustiante de proteger aqueles que amamos ? companheiros, amantes, filhos, amigos e até nossos concidadãos ? e sobre a dor que sentimos quando isso não é possível.

Que livro, que leitura. Simplesmente encantada.

??????

lanawatanabe 29/03/2023

Ai Hanya, não.
Pra mim a Hanya e uma das maiores autoras contemporâneas do século, e com isso se espera algo pelo menos bom. Não diria que estou decepcionada, mas sim frustrada. Uma Vida Pequena e um dos meus livros preferidos da vida inteira, e esperava que To Paradise se comparece, e me deparar com isso.
O livro e dividido em três partes, três "contos", com três diferentes passagens (séculos). Daria pra vendê-lo muito bem se fosse separado, e a ordem de leitura de qualquer uma das passagens não faz a menor diferença. São tres visões dos Estados unidos em séculos diferentes, com situações completamente diferentes, a ligação entre elas e uma casa, um cenário em Nova York.
As histórias são extremamente bobas, e conhecendo a capacidade da Hanya eu esperei algum plot, algum ponto que chegasse algo verdadeiramente interessante. Como em Uma Vida Pequena que já e um livro grande como esse, ela tem a mania de "extender" algo que daria facilmente em cortar pela metade, e pra que? Mesmo se esse fosse cortado pela metade não seria nada interessante.
A primeira história e tipo um Romeu e Julieta aonde um e extremamente pobre e um extremamente rico, nada demais, ou nada diferente dos romances do século. A primeira parte do primeiro conto e até OK, mas a segunda e a terceira e meio obrigatório ler como uma leitura dinâmica porque é desnecessariamente extenso. E totalmente previsível e os personagens não tem nenhum carisma, não da pra se importar com eles. Sinceramente parece que esse livro nem passou por um editor.
A segunda e a terceira história também foi uma perda de tempo porque é muito banal, e doloroso ler um livro e não se importar com nada que vai acontecer PORQUE NÃO ACONTECE ABSOLUTAMENTE NADA. E difícil falar sobre um livro ruim de uma autora realmente brilhante, eu prefiro pensar que esse livro sequer foi escrito por ela.

ThaAs.Haddad 07/03/2023

Confuso, descritivo e levemente poético
Confesso que comecei esse livro com uma grande expectativa de me prender como uma vida pequena mas não foi o que aconteceu. Demorei bastante para pegar o ritmo mas quando peguei terminei bem rápido (uma pena ter sido em mais da metade do livro).
Gostei bastante do livro I, o livro II achei a segunda parte completamente lunática e tive MUITA dificuldade em querer continuar e o melhor é o III que praticamente engoli! Universo sensacional, construção de personagem também, um pouco descritivo demais pro meu gosto e em alguns momentos achei entediante por conta disso. E no começo tive dificuldade em não relacionar um personagem do outro (com o mesmo nome).