Por quem as panelas batem

Por quem as panelas batem Antonio Prata

Resenhas - Por quem as panelas batem

M. S. Rossetti 29/01/2024

Melhor Crônica 2024
Vencedor do Prêmio Jabuti 2024 de melhor livro de crônicas. Uma retomada da política brasileira nos últimos anos: do impeachment de Dilma à ascensão do bolsonarismo. Sabe-se que a ideologia bolsonarista sobreviverá por muito tempo na história do Brasil, mas ainda há esperança de construção de novos tempos na política nacional. Uma obra necessária para quem deseja entender de forma crítica os eventos políticos mais recentes e compreender como chegamos até os dias atuais, apesar de quatro anos de negacionismo institucional.

Guilherme.Eisfeld 01/02/2024

Tempos obscuros em crônicas
Quando crônicas são compiladas em livros, elas podem perder grande parte do potencial do espanto. Se alinhadas através de uma temática, elas podem se tornar repetitivas. Mas o período obscuro que vivemos desde que o Movimento Passe Livre tomou as ruas (e os tabefes da polícia) até a eleição de um mentecapto merece ser registrado, estudado e nunca repetido. Algumas crônicas brilhantes e divertidas, outras (talvez a maioria) fruto de um período opressivo, de luto e revolta.

dido4 21/05/2023

Crônicas Políticas
Mais um ótimo livro de crônicas por Antônio Prata! Já havia lido ?Nu, de Botas? e ?Trinta e Poucos?, que foram livros que eu adorei, e que me fizeram pegar esse para ler. Dado o abismo entre a temática desse livro para os mencionados, fiquei receoso do que acharia, porém o livro cumpriu as expectativas. Confesso que no começo minha leitura foi um pouco lenta, provavelmente pelo fato de que são crônicas de anos anteriores (2013-2015), anos esses em que eu ainda era muito jovem para entender minimamente de política (não que hoje em dia eu realmente entenda kkkk). Apesar disso, quanto mais para o presente as crônicas se aproximam, mais eu me divertia lendo (e a partir de 2018 as coisas ficam ainda melhores). Não sou muito de ler livros de crônicas, mas recomendaria esse livro para qualquer um que se interesse pelo tema e queira dar umas risadas.
mari 21/05/2023minha estante
???

@tuoliveira. 20/01/2024

História da política atual brasileira em forma de crônicas
Esse compilado de crônicas é uma forma muito interessante de entender um pouco da história do Brasil de 2013 a 2021. Leitura tranquila e muito divertida (me peguei dando risadas várias vezes). Além disso, o autor é extremamente perspicaz e me fez pesquisar vários livros, temas e até acontecimentos!

Biblioteca Álvaro Guerra 24/01/2024

"Nos meus dias mais otimistas (tive uma meia dúzia deles na última década)tento acreditar que o descalabro social , político e cultural representado pelo bolsonarismo é o grunhido do velho mundo ,agonizante , sendo arrastado para o passado .Nos dias mais sombrios ,porém , vejo em Bolsonaro o clímax infeliz da nossa história , o tal final 'ao mesmo tempo surpreendente e inevitável ' que, todo escritor sabe , deve ser o fecho de qualquer narrativa bem estruturada. ''

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786559211173

mans 18/04/2023

Estou cansado de ler sobre isso
?Não aguento mais falar só B, pensar no B, parei até de pronunciar o nome B?, diz Antonio Prata, em um de seus textos em ?Por Quem as Panelas Batem?. Eu também ? principalmente depois das eleições de 2022, quando arrancamos esse verme do poder.

Não sei bem o que esperava do livro. Imaginei que seriam crônicas mais gerais sobre política, mas acabam sendo um emaranhado de pensamentos sobre o último governo.

Algumas crônicas são acima da média, principalmente quando Prata consegue ?prever? coisas que aconteceriam dali muitos anos, mas a maioria não passa do banal, do corriqueiro. E pra mim, já deu de B. Até mesmo em livros de meus autores favoritos.

Felipe 27/04/2023

Não tankei
Escreve mal demais, não deu pra terminar não... Alem disso, o fato de serem cronicas ja publicadas torna o titulo ainda menos atrativo...

Camila 21/04/2024

Por quem as panelas batem
Em sua mais recente obra, "Por quem as panelas batem", Antonio Prata (Prêmio Jabuti 2024), mergulha na política brasileira contemporânea, abordando desde o impeachment de Dilma Rousseff até a ascensão e influência do bolsonarismo. O livro, uma coletânea de crônicas publicadas na Folha entre 2013-2021, captura com vivacidade e perspicácia estes tumultuados anos do país, destacando-se como um instrumento de reflexão crítica sobre a duradoura marca do bolsonarismo no Brasil.

Utilizando-se de um formato que alterna entre a ironia e a seriedade, Prata consegue, ao mesmo tempo, entreter e provocar reflexão. Suas crônicas, por vezes humorísticas, por vezes carregadas de luto e indignação, especialmente cobrindo os anos da pandemia, refletem a dualidade do período.

O livro não se limita a ser um mero registro dos acontecimentos políticos. Ele também oferece uma visão de esperança e renovação, incentivando uma memória ativa e uma resistência às repetições dos erros passados.