Por quem as panelas batem

Por quem as panelas batem Antonio Prata




PDF - Por quem as panelas batem


A inteligência e o bom humor de Prata ajudam a nos manter de cabeça erguida em meio ao caos político do dia a dia.

Prêmio Jabuti 2023 na categoria Crônica.


Por quem as panelas batem reúne crônicas políticas publicadas por Antonio Prata na Folha de S.Paulo de junho de 2013 a fins de 2021.

"São instantâneos ou esquetes do desmantelo social e político da última década" que compõem uma espécie de "diário da queda", como define o autor. Em suas palavras, os textos trazem "um olhar pessoal, subjetivo, com todos os recortes, vantagens e limitações do ponto em que me encontro no tecido social".

Além da perspicácia inigualável para revelar as misérias de nossa experiência contemporânea, o autor mantém uma espécie de militância renitente em defesa da poesia do cotidiano e do maravilhoso potencial da sociedade brasileira. Em seus textos, oscila entre o pavor pessimista e o otimismo de acreditar que o descalabro representado pelo bolsonarismo é "o grunhido do velho mundo, agonizante, sendo arrastado para o passado". Relê-los em conjunto, e com o benefício do distanciamento temporal, é tão prazeroso quanto iluminador.





Por quem as panelas batem

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Por quem as panelas batem (7)

ver mais
Melhor Crônica 2024


Vencedor do Prêmio Jabuti 2024 de melhor livro de crônicas. Uma retomada da política brasileira nos últimos anos: do impeachment de Dilma à ascensão do bolsonarismo. Sabe-se que a ideologia bolsonarista sobreviverá por muito tempo na história do Brasil, mas ainda há esperança de construção de novos tempos na política nacional. Uma obra necessária para quem deseja entender de forma crítica os eventos políticos mais recentes e compreender como chegamos até os dias atuais, apesar de quat...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR