Flores Antigas

Flores Antigas Mell Renault

Resenhas - Flores Antigas

Marianne Freire 21/06/2023

O tecido poético dos contos de Mel Renault é envolvente onde cada conto é o nome de uma flor, com alto relevo de qualidade literária. Uma narrativa de miudezas misteriosas e assombrosas envolvendo histórias de mulheres.

Mel trabalha a ficção com uma natureza de mistérios e surpresas com habilidades inteligentes para prender o leitor com contos de terror. Se você já leu ?Venha ver o pôr do sol? de Lygia Fagundes Telles, verá como Mel utiliza recursos de narrativa semelhante.
A obra começa com uma perspectiva tanatológica, a morte da mãe de Zinia e suas dores, e com a crença popular de fazer um ?deselance da alma contra o corpo?.

Zinia desenvolve uma fixação psicótica de recuperar a mãe morta, e projeta nas irmãs a representação da mãe, sempre em estados de desequilíbrio, instabilidade e violência. A morte de Zinia causa o declínio da casa, das plantas, de tudo. Zinia se transfigura na imagem da mãe e assusta a todos no velório, e assustadoramente a presença de Zinia e Isaura estão na casa, passeando mortas no pomar.

A personagem Gardênia que se transforma na cobra que a matou, e que faz vítimas na cidade inteira assustando os moradores como um acontecimento de tamanha estranheza;

Dália considerada a bruxa que cuida sobrenaturalmente dos que estão prestes a morrer. Verônica que espera seu marinheiro voltar, como a obra de Valter Hugo Mãe, sua vida se resumia a esperar, como Isaura esperava alguém que não viria em Filho de Mil Homens, até encontrar Crisóstomo.

Uma magnólia desmemoriada que vive a conversar com os mortos e a lhes pedir àgua; A tarefa àrdua de Perpétua de enterrar pai, mãe, amigos da vila, e ser uma figura de crença popular que faz cerimônia de despedidas; Uma Clívia com cólera delirante e enferma dos juízos, com estigma de loucura e de ?encantar bonecas?.

A morte de Moréia dos gatos e o filho gerado como mistério macabro tornando a trama insólita e de terror. A solidão de Verbênia que inventa tardes inteiras vividas ao lado de alguém que não está mais ali. A fé de Íris, sua morte e o perfume das camélias; Alpina que trançava nas linhas e cipós, pesadelos e ruínas. Presa em uma teia, nunca mais atormentou sonhos, nem soprou destinos.
Petúnia presa aos interesses da mãe e possuída por forças maiores onde destruiram sua vida ao manipulá-la para bruxarias, o livro de Mel Renault é forte, vivo (mais mortes que vida), assombroso, perigoso e sobrenatural. Místico e atraente por ser extranatural. A sua escrita é fluida e detalhista, apurada e precisa ao se tratar de uma obra de contos fantásticos e tanatologia, fazendo o leitor imaginar os cenários de terror e morte participando ativamente da história.
#literaturabrasileira #publi

Liz 05/11/2022

Flores Antigas é um livro de contos. São seis histórias de mulheres com nomes de flores.

Falam da vida feminina, com beleza e um toque de realismo fantástico. É possível encontrar a solidão, a loucura, o medo, o cuidado com os outros, o casamento, a finitude da vida.

Encantei-me com Gardênia que morre picada por uma cobra e em cobra se transforma.

“Esfregou os olhos com as costas das mãos tentando limpar as vistas, não podia acreditar no que estava vendo. Uma serpente enorme saia da terra onde o corpo de Gardênia estava. Ele nunca tinha visto coisa tão bizarra”.

Por Dália, que descobre seu dom: ajudar os outros a morrerem.

“Num fim de tarde do mês de agosto entrou no quarto levando um pedaço de galho da ro-seira, carvão e sal. Sonhou que esses seriam seus instrumentos de trabalho.”

Por Perpétua, que tem o nome como sina.

“Passou a acender velas no quintal, atrás da casa, uma velha conhecida lhe ensinou que era preciso cuidar dos mortos para que eles não assombrassem a casa.”

É daqueles livros curtos que dá para devorar de uma vez e deixa um gostinho de quero mais. Super recomendo.